1º HackaJam da ACATE

25 Set 2015 20h - 27 Set 2015 17h ACATE


1º HACKAJAM da Acate


Com objetivo de promover e integrar desenvolvedores e empreendedores do mercado, a Vertical Games da ACATE promoverá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2015, um evento de desenvolvimento de Jogos e Aplicativos. Trata-se de duas competições simultâneas: uma Game Jam e um Hackathon.

Game Jam - Game Jam é uma competição onde equipes são desafiadas a desenvolver um jogo em um curto espaço de tempo, seguindo um tema pré determinado.

Hackathon - Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O objetivo do Hackathon é desenvolver um aplicativo mobile, web ou desktop.

As duas competições acontecerão no ambiente do CIA (Centro de Inovação ACATE) e têm como objetivo aproximar desenvolvedores e possíveis empreendedores da ACATE, identificando talentos em desenvolvimento e inovação.

O evento iniciará na sexta feira, 25/09 às 20h com palestras e o lançamento dos temas para os games e aplicativos.

Os desenvolvedores terão até o domingo, 27/09 às 15h para finalizarem suas ideias e seus protótipos. Todo o desenvolvimento deverá ser realizado nos ambientes do CIA.

A partir das 17h do domingo os projetos serão avaliados por uma banca formada por empresários, investidores e gestores de fundos, que definirão quais são os projetos vencedores.

TUTORIA E AUXILIO
Haverá professores e profissionais que auxiliarão as equipes tirando dúvidas e ajudando na resolução de problemas ao longo do evento nas seguintes áreas:

Programação;
Design 2D, 3D e animação;

REGRAS GERAIS HACKAJAM


Participantes:

  • Os participantes do evento devem ser maiores de 18 anos
  • Participantes menores de 18 anos só serão permitidos acompanhados dos pais.
  • Serão aceitas inscrições individuais para o evento. Serão formadas equipes com os participantes individuais.
    • Se o número mínimo de 3 participantes individuais para uma determinada equipe não for atingido, equipes já formadas poderão recrutar participantes inscritos. Nesse caso não podemos garantir a participação no evento de inscrições individuais.
Sobre alimentação:

  • Os participantes são totalmente responsáveis por sua alimentação durante o evento.
  • Os participantes podem/devem trazer alimentação e material para armazenamento da mesma, como por exemplo: caixas de isopor, garrafa térmica, cafeteira, copos, água, entre outros. Normalmente os participantes desse tipo de evento trazem alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo.
  • No ambiente da CIA ACATE, onde será realizado o evento, existe um lounge que conta com microondas e algumas vending machines.
  • Ao lado do evento contamos com as seguintes opções de refeições e lanches:
    • Restaurante Madero;
    • Padaria Padeiro de Sevilha;
    • Restaurante 4 Estações (sabádo e domingo no horário de almoço);
    • Restaurante Rancho da Jakie;
    • Restaurante Delicias do Campo;
    • Restaurante Nipô Sushi (comida japonesa).
  • Os participantes tambem poderão fazer encomendas em varios tele-entregas que atendem a região.
  • É terminantemente proibida, sobe pena de desclassificação da equipe, o consumo de bebidas alcoolicas dentro do ambiente do CIA ACATE durante a realização do evento.

Sobre a permanência durante a noite:

  • No ambiente do CIA ACATE existe um lounge bem confortável, com varios sofas, puffs etc. Os participantes podem utilizar esses ambientes para descansar, cochilar ou dormir, desde que mantenham o ambiente em ordem e não causem danos às instalações.
  • É terminantemente proibida a instalação de barracas dentro do ambiente da CIA ACATE, sob pena de desclassificação da equipe.
  • Colchões infláveis, sacos de dormir, cobertores, travesseiros serão permitidos, desde que não atrapalhem a circulação e sejam colocados em locais indicados pela organização.

Sobre equipamentos e pertences pessoais:

  • Todo e qualquer equipamento necessário para o desenvolvimento é de responsabilidade da equipe.
  • Todos os softwares necessários para o desenvolvimento são de responsabilidade da equipe.
  • Adaptadores, extenções, conectores, carregadores, são de responsabilidade da equipe. Será disponibilizado pelo menos um ponto de energia para cada equipe, nas suas bancadas de trabalho.
  • A organização não se responsabiliza por nenhum bem pessoal dos participantes.
  • Os participantes terão acesso à internet wi-fi. A conexão à internet pode sofrer instabilidades durante o evento. Recomendamos que os participantes já tenham todos os softwares nescessários para o desenvolvimento instalados em suas máquinas, pois devido ao alto número de pessoas pode ser dificil realizar grandes downloads durante o evento.

Acesso às instalações do CIA ACATE:

  • Excluindo a abertura e o encerramento, o acesso ao ambiente de competição é exclusivo a participantes das equipes, organização e responsáveis legais que estejam acompanhando menores.
  • Os membros das equipes poderão sair do ambiente de competição por breves periodos de tempo, 60 min.
  • Ausências por períodos de tempos maiores serão permitidas, desde que pelo menos um membro da equipe se mantenha no ambiente de competição.

Premiação:

  • O prêmio é destinado à equipe.
  • A divisão da premiação por integrante fica por responsabilidade da equipe.

PROGRAMAÇÃO

25/09/2015

18h às 19:30h - CREDENCIAMENTO DAS EQUIPES

19H ás 20H ENTRADA DO PÚBLICO (palestras) - VALOR R$ 5,00.

20H - ABERTURA

PALESTRA:
- PROGRAMA SINAPSE DA INOVAÇÃO - ESTRATÉGIA CATARINENSE DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR COM ANTONIO ROGÉRIO DE SOUZA.
- EMPREENDEDORISMO COM TARQUINIO TELES.
- UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE GAMES PARA A VISUALIZAÇÃO DE GRANDES VOLUMES DE DADOS COM RUBENS ROMPELOTTI..
- FACULDADE CESUSC - 15 ANOS MUITO ALÉM DO DIPLOMA COM FLÁVIO BALBINOT.
- RIA SC - REDE DE INVESTIDORES ANJO COM MARCELO CAZADO.
- CASE IGNES E TECFRONT - EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE EMPRESAS DE GAMES COM CESAR AUGUSTO BARBADO.

SORTEIO DOS TEMAS.

22H - INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO

26/09/2015

DESENVOLVIMENTO

08h - Café da manhã (Patrocínio ACATE.)

27/09/2015

DESENVOLVIMENTO

08h - Café da manhã (Patrocínio ACATE).

15H - LIMITE PARA SUBMISSÃO/UPLOAD

15H ás 17H ENTRADA DO PÚBLICO (apresentações e playtestes) - VALOR R$ 5,00.

15H ÀS 17H - ESPAÇO PARA DEMONSTRAÇÕES E PLAYTESTS.

17H APRESENTAÇÃO DOS PITCHS E AVALIAÇÃO DA BANCA.

18H ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO.

ACATE Game Jam: Regras

ACATE Game Jam é um evento em que times criam um jogo do princípio ao fim em um final de semana baseado em um tema.

O tema é revelado no início do evento.

A Jam

A ACATE Game Jam é um evento para times de 3 a 5 pessoas, que criarão um jogo em 41 horas de acordo com o tema.

O HackaJam começa dia 25 de setembro às 20 horas com palestras e apresentações. O desenvolvimento inícia às 22h. O prazo para submissão/upload da versão final é no dia 27 de setembro às 15 horas. Caso o jogo seja submetido após o prazo estipulado, a equipe será desclassificada.

Podem ser publicadas versões preliminares dos jogos, porém somente a última versão será considerada para a premiação.

Os participantes de cada equipe devem estar presentes pelo menos 70% do tempo no local do evento, caso contrário serão desclassificados.

Os participante são livres para utilizar quaisquer ferramentas ou bibliotecas para criar seu jogo. Os participantes também são livres para utilizar qualquer código-base que possuírem.

O jogo deve ser inédito: estão proibidas adaptações, “reskins” e cópias de jogos já existentes.

É permitido utilizar Artes/Músicas/Audios que tenham sido criadas previamente.

Os participantes só podem utilizar recursos que tenham direito legal de uso (Domínio Público, coisas que você licenciou/criou, etc), Respeitando os direitos autorais e de imagem.

Todos os jogos devem ter uma tela de créditos dentro do jogo.


Plataformas Permitidas

Os jogos tem que ser compatíveis com pelo menos uma das seguintes plataformas:

  • Web
  • Android
  • iOS
  • Windows Desktop
Aplicativos disponíveis em múltiplas plataformas serão beneficiados em casos de empate.

Código/Arquivos-Fonte

Código fonte é o ingrediente que faz do seu jogo um jogo. Se você está utilizando uma ferramenta de desenvolvimento, seu “código-fonte” é seu arquivo de projeto.

Tudo que é necessário para fazer o código-fonte funcionar deve ser disponibilizado publicamente no BitBucket ou GitHub. Se bibliotecas de terceiros e ferramentas forem necessárias, basta indicar a versão utilizada no desenvolvimento em um arquivo “.txt” no diretório-raiz do código fonte.

Não é necessário compartilhar o código-fonte antes da data de submissão, porém é necessário publicá-lo até 30 minutos depois em um servidor disponibilizado publicamente, caso contrário a equipe será eliminada

Submissão

Os arquivos para submissão devem ser publicados em um servidor de acesso público. Como opções sugerimos Dropbox ou Google Drive.

Junto com os arquivos de submissão devem haver pelo menos 5 screenshots e uma sinopse do jogo.

Propriedade

O jogo pertence à equipe que o desenvolveu.

A ACATE, seus organizadores e afiliados não possuem propriedade do seu jogo.

A ACATE se reserva ao direito de utilizar os jogos e imagens desenvolvidos por tempo indeterminado com o propósito de promover o evento e futuras iterações.

Critérios de Seleção

Os jogos serão avaliados de acordo com uma média dos seguintes critérios:

  • Gráficos: direção de arte, quão bom é o visual do jogo ou quão efetivo é o estilo visual.
  • Audio: direção de audio, quão bom são os sons do jogo ou quão efetivo é o design de som.
  • Proficiência Técnica: quantidade de bugs, performance aceitável, potencial compatibilidade com diferentes sistemas operacionais.
  • Inovação: o inesperado, coisas em uma combinação única ou algo tão diferente que é notável;
  • Aderência ao Tema: o quanto um jogo se adequa ao tema. Será que o jogo faz algo criativo ou inesperado com o tema que fuja do senso-comum?
  • Geral: qualificação geral do jogo. Quão bem cada elemento interage com outro. O conjunto é maior do que a soma das partes?
  • Monetização: Inclusão de mecanismos ou soluções de monetização. Modelo de negocio.
  • Apresentação do projeto para a banca julgadora.

Os critérios podem assumir valores de 1 a 5, onde 5 é a melhor qualificação possível.

Premiação

Duas licenças Unity Pro;

Três meses de mentoria da empresa Plot Studios;

Uma Bolsa de estudos no curso de Jogos Digitais ou em outro curso da área de tecnologia no SENAC TI;

Seis meses de participação na Vertical Games ou seis meses de associação a ACATE.

Três bolsas com 50% de desconto para um curso técnico do SENAI FLORIANÓPOLIS.

Uma bolsa de 50% de desconto na pos gradução em Sistemas Web e dispositivos moveis do SENAI FLORIANÓPOLIS (conforme disponibilidade de turma).

1º lugar - Uma licença Unity e três meses de mentoria da empresa Plot Kids e escolha de duas bolsas de estudos do Senai.

2º lugar - Escolha de um dos itens restantes na premiação e escola de uma bolsa de estudos do Senai

3º lugar - Prêmio restante e mais uma bolsa de estudos do Senai.

Recursos Sugeridos

Compilação de Recursos para Jammers: https://docs.google.com/document/d/1qQf5zjvJHEB40xYhTiFo9GzNYUBt8iAw8vzPu2Oy354/edit#


REGRAS HACKATHON

O Hackathon da Acate é um evento para times de 3 a 5 pessoas, que criarão um aplicativo em 41 horas de acordo com o tema.

O HackaJam começa dia 25 de setembro às 20 horas com palestras e apresentações, onde o tema será apresentado aos participantes do Hackathon. O desenvolvimento inicia às 22h. O prazo para submissão/upload da versão final é no dia 27 de setembro às 15 horas. Caso o aplicativo seja submetido após o prazo estipulado a equipe será desclassificada.

Devem ser publicadas versões preliminares do aplicativo, porém somente a última versão será considerada para a premiação.

Os participantes de cada equipe devem estar presentes pelo menos 70% do tempo no local do evento, caso contrário serão desclassificados.

Os participante são livres para utilizar quaisquer ferramentas ou bibliotecas para criar seu aplicativo. Os participantes também são livres para utilizar qualquer código-base que possuírem.

Os participantes só podem utilizar recursos que tenham direito legal de uso (Domínio Público, coisas que você licenciou/criou, etc), Respeitando os direitos autorais e de imagem.

Todos os aplicativos devem possuir uma tela de creditos onde constarão as menções exigidas, as bibliotecas ou conteúdos de terceiros utilizados no desenvolvimento do app.

Plataformas Permitidas

Os aplicativos tem que ser compatíveis com pelo menos uma das seguintes plataformas:

  • Web
  • Android
  • iOS
  • Windows Desktop
Aplicativos disponíveis em múltiplas plataformas serão beneficiados em casos de empate.

Código/Arquivos-Fonte

Todos os codigos fontes, bibliotecas e arquivos nescessários para compilação do aplicativo devem ser postados no repositório, bem como um manual explicando o processo de compilação e dependências do aplicativo. Além disso deve ser postada uma versão final compilada para plataforma e um pequeno manual de execução para o aplicativo.

Submissão

Os arquivos para submissão devem ser publicados em um servidor de acesso público. Como opções sugerimos Dropbox ou Google Drive.

Junto com os arquivos de submissão devem haver pelo menos 5 screenshots do aplicativo.

Propriedade

O aplicativo pertence à equipe que o desenvolveu.

A ACATE, seus organizadores e afiliados não possuem propriedade do seu aplicativo.

A ACATE se reserva ao direito de utilizar os aplicativos e imagens desenvolvidos por tempo indeterminado com o propósito de promover o evento e futuras iterações.

Critérios de Seleção

Os aplicativos serão avaliados de acordo com uma média dos seguintes critérios:

  • Aderência ao Tema: quanto o aplicativo se adequa ao tema apresentado para seu desenvolvimento.
  • Potencial de Uso: o aplicativo tem potencial de uso? os usuários se adaptaram ao aplicativo.
  • Potencial de Negócio: existe o potencial do aplicativo virar um negócio, qual o tamanho desse negócio.
  • Acabamento: Quão acabado está o aplicativo, ja é totalmente funcional.
  • Apresentação do projeto para a banca julgadora.
Os critérios podem assumir valores de 1 a 5, onde 5 é a melhor qualificação possível.

Premiação


Um EMPRETEC SEBRAE;

Cinco sessões de coaching com a Idecoh;

Três meses de mentoria da Plyom;

Seis meses de participação na Vertical Games ou seis meses de associação a ACATE.

Quatro bolsas com 50% de desconto na pos gradução em Sistemas Web e dispositivos moveis do SENAI FLORIANÓPOLIS.

1º lugar - Escolha de um prêmios e três meses de mentoria com a Plyom, Mais duas bolsas de estudos no SENAI FLORIANÓPOLIS.

2º lugar - Escolha de um dos itens restantes na premiação e mais uma bolso de estudos do SENAI FLORIANÓPOLIS.

3º lugar - Prêmio Restante mais uma bolso de estudos do SENAI FLORIANÓPOLIS.

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