JOGOS ATIVOS

19 Set 2014 08h - 21 Set 2014 21h GINÁSIO DE ESPORTES DA PUCPR

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

rafael kanitz braga

Professor do curso de Educação Física da PUCPR. Coordenador do Laboratório de Jogos Ativos PUCPR. Coordenador do evento Jogos Ativos PUCPR - 2014


SOLUCIONADO O PROBLEMA COM A INSCRIÇÃO: SEMANA ACADÊMICA EDUCAÇÃO FÍSICA PUCPR.

*IMPORTANTE: LEVAR O COMPROVANTE DE PAGAMENTO DO BOLETO NO DIA DO EVENTO!!

O EVENTO:

O evento denominado JOGOS ATIVOS: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES PARA A PROMOÇÃO, TRATAMENTO E REABILITAÇÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE, têm como objetivo unir profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Computação com o objetivo de criar e discutir jogos que utilizem o corpo.

Durante 3 dias de evento teremos: um conjunto de palestras e tutoriais voltados ao público das duas áreas e uma Game Jam (Maratona de Desenvolvimento de Jogos) de duração de 40 horas para a criação de exergames. Esta game jam tem como objetivo a criação de jogos que usem o corpo. Também dá apoio a um encontro presencial para a Game Jam Internacional Alt Ctrl Game Jam.

LOCAL:

A primeira edição dos "JOGOS ATIVOS" ocorrerá nas dependências do Ginásio de Esportes da PUCPR em Curitiba. O ginásio de esportes da PUCPR é um espaço amplo acostumado a receber grandes eventos, como o campeonato mundial de Karatê, Hackathon Curitiba, Planeta PUCPR, dentre outros. É o ambiente apropiado para receber com comodidade, conforto e segurança para um número expressivo de pessoas.

A PUCPR, Universidade privada líder no estado do Paraná tem tradição em receber eventos de imersão em diversas áreas e em relação à Game Jams é a maior sede da Global Game Jam no Brasil e uma das maiores do mundo.

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba - PR.


PÚBLICO ALVO:

Profissionais e acadêmicos das áreas da saúde, tecnologia, educação e design. 

São bem-vindos, por exemplo, estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Jogos Digitais, Design Digital, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Pedagogia e Música. Mas o evento é aberto para qualquer perfil.


INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser realizadas por este site. Após a efetivar a inscrição, guarde o seu comprovante caso seja necessária comprová-la no momento do credenciamento. Para a comprovação da inscrição do acadêmico PUCPR, será solicitada a apresentação da "carteirinha" acadêmica no momento do credenciamento. Em caso de extravio da “carteirinha”, será aceito comprovante de pagamento da última mensalidade vigente, ou declaração de matrícula do último semestre vigente.

As inscrições estarão disponíveis em três diferentes lotes, com vagas limitadas para cada lote, conforme descrição abaixo:

  • APENAS GAME JAM R$ 22,00
  • ACADÊMICO PUCPR (PALESTRAS) R$ 44,00
  • PÚBLICO EXTERNO (PALESTRAS) R$ 66,00
  • EVENTO COMPLETO (JAM + PALESTRAS) R$ 77,00
  • Semana Acadêmica Educação Física PUCPR (JAM+PALESTRAS) R$ 38,50
  • Acadêmicos da Escola Politécnica e Escola de Arquitetura e Design PUCPR (JAM+PALESTRAS) R$ 27,50

O dead line para efetivar sua inscrição é o dia 19/09 até às 0:00 horas!

INFRAESTRUTURA:

O evento contará como uma infraestrutura interativa com painel de led, praça de alimentação (funcionando nos 3 dias do evento), espaço de convívio com mesa de sinuca, bilhar e outros jogos. Preparamos também um local apropriado para você e sua equipe poderem descansar durante a madrugada. Para isso, fique a vontade para trazer seu travesseiro, saco de dormir ou colchão. Os vestiários do ginásio também estarão disponíveis para banho.

INFORMAÇÕES:

Havendo dúvidas, estamos a disposição para atendê-lo, por meio dos seguintes contatos:

www.facebook.com.br/jogosativospucpr

email: jogosativos2014@gmail.com


PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (19/09)

08:00 – 9:00 Credenciamento e entrega de Material

10:00 – 10:30 Abertura

10:30 – 11:30 Tutorial 1: Games pela Saúde: Possibilidades e Implicações para a promoção, tratamento e reabilitação.

Palestrante: Dr.César Augusto Otero Vaghetti (ESEF/UFPel)

Moderador: Ms. Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)

11:30 – 12:30 Tutorial 2: Possibilidades de utilização de recursos tecnológicos no contexto das politicas públicas nacionais de promoção de saúde.

Palestrante: Dra. Simone Tetu Moyses (PUCPR)

Moderador: Ms. Rafael Kanitz Braga (PUCPR/GECOM)

12:30 – 13:30Tutorial 3: A relação entre tecnologia e saúde: o case Microsoft.

Palestrante: Rodrigo Dias (Diretor da Microsoft - Lead Academic)

Moderador: Rafael Costa (Universidade Positivo/Microsoft)

13:30 – 14:30 INTERVALO

14:30 – 15:30 Mesas Redondas

Mesa Redonda 1 A utilização dos jogos ativos como estratégia de combate e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no ambiente escolar.

Palestrante 1: Dra. Thais Silva Beltrame (UDESC)

Palestrante 2: Dr.César Augusto Otero Vaghetti (ESEF/UFPel)

Moderador: Ms. Claudio Marcelo Tkac (PUCPR/GECOM)

Mesa Redonda 2 Evidências científicas do uso dos jogos ativos no contexto da saúde e atividade física.

Palestrante 1: Dr. Rodrigo Siqueira Reis (PUCPR/GPAQ)

Palestrante 2: Dr. Adriano Akira Ferreira Hino (PUCPR/GPAQ)

Moderador: Ms. Luiz Carlos Py Florês (PUCPR/GPAQ)

Mesa Redonda 3 Criando jogos que usem o corpo

Palestrante 1: Ms. Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)

Palestrante 2: Esp. Rafaela Costa (Universidade Positivo)

Moderador: Ms. Artur Mittelbach (PUCPR)

15:30 – 16:30 Mesas Redondas

Mesa Redonda 4 Inovação, tecnologia e Empreendedorismo: possibilidades para os profissionais da saúde.

Palestrante 1: Ms. Ricardo Rosa (PUCPR/UNIFAE/GEPELL)

Palestrante 2:Felipe Couto (Coordenador do centro internacional de inovação do Senai)

Moderador: Ms. Carla Cristina Tagliari (Representante SMELJ)

Mesa Redonda 5 Explorando as possibilidades dos consoles com ferramenta movie na área da saúde, esportes e fitness.

Palestrante 1: Ms. Tiago Sousa Matias (UDESC)

Palestrante 2: Kamyla Thais Dias de Freitas (Pesquisadora GECOM)

Moderador: Ms. Christiano Francisco dos Santos (PUCPR)

Mesa Redonda 6 Jogos Ativos como conteúdo da educação física escolar: possibilidades e implicações.

Palestrante 1: Ms. Mateus David Finco (UFRGS)

Palestrantre 2: Es. Cleber Junior (Clube dos Recreadores)

Moderador: Ms. Keith Sato Urbinati (PUCPR)

Mesa Redonda 7 Princípios de criação e testagens de jogos digitais para o desempenho humano.

Palestrante 1: Dr. Fernando Luiz Cardoso (UDESC)

Palestrante 2: Dr. Marcelo da Silva Hounsell (UDESC)

Moderador: Walan Robert (Pesquisador GECOM)

16:30 – 18:00 PLAY TEST Degustação de diversos tipos de jogos ativos e sua utilização no contexto da saúde: promoção, tratamento e reabilitação.

16:30 – 18:00 Composição e Inscrição das equipes para a GAME JAM.

19:00 Divulgação do tema e início da GAME JAM.


Sábado (20/09)

0:00 – 24:00 GAME JAM


Domingo (21/09)

15:00 Início da entrega dos jogos.

17:00 Prazo limite para entrega dos jogos.

17:30 – 18:30 Apresentação e avaliação dos jogos

19:00 – 20:00 Divulgação do resultado da GAME JAM, Premiação e encerramento do Evento.

*As inscrições para as mesas redondas serão realizadas na secretaria do evento, no momento do credenciamento. As horas de participação como ouvinte serão fornecidas, conforme a presença do participante durante a mesa.

GAME JAM:

Game Jam é um encontro de desenvolvedores de jogos e interessados que tendo como referência um tema específico, buscam elaborar um jogo em um prazo de tempo determinado. No evento JOGOS ATIVOS: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES PARA A PROMOÇÃO, TRATAMENTO E REABILITAÇÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE, terá como tema central "JOGOS QUE UTILIZAM O CORPO".

Orientações para GAME JAM:

Participantes: a GAME JAM será composta pelo número máximo de 120 pessoas, distribuídas em 30 equipes de no mínimo 3 e no máximo 5 pessoas.

Base de desenvolvimento dos jogos: A base para o desenvolvimento do jogo será livre e de responsabilidade dos integrantes da equipe. Recomenda-se o uso da Unity, apoiadora do evento e que está fornecendo licenças trial para cada uma das equipes participantes. 

Equipamentos: Os componentes da equipe deverão utilizar o seu computador pessoal. Não será fornecido computador pela organização do evento. Atente também para adaptadores e réguas de tomada. Teremos algumas à disposição, mas a sua precaução poderá evitar a perda de tempo.

Internet: teremos sinal de wifi liberado com uma boa qualidade.

Regras para GAME JAM:

A equipe deverá desenvolver seu jogo durante o evento e o jogo deverá estar de acordo com o tema fornecido no início da jam.

PREMIAÇÃO: será premiada apenas uma equipe, com os seguintes prêmios:

Premiação SENAI:

- A equipe vencedora dos JOGOS ATIVOS estará pré-qualificada para a etapa final do processo seletivo da Incubadora SENAI. A equipe precisará enviar as informações solicitadas pelo edital de seleção, porém já estará habilitada para a fase final. A incubação terá início em fevereiro de 2015.

- 1 mês de participação gratuita no Clube do Empreendedor SENAI, durante o segundo semestre de 2014. O Clube do Empreendedor é uma iniciativa de educação empreendedora informal e networking para formação e desenvolvimento de negócios de alto impacto.

Premiação UNITY:

- Uma licença completa da última versão da ferramenta de desenvolvimento Unity.

Premiação da Editora GRUPO A:

-Um voucher para a aquisição de 8 literaturas da área da saúde editadas pelo GRUPO A.

Premiação Microsoft/Nokia:

-Voucher no valor de R$ 100,00 nas livrarias Saraiva

- Mouses de última geração 

- Fone de ouvido MONSTER PURITY PRO com conexão bluetooth

RESPONSABILIDADE SOBRE OS JOGOS

Os jogos são de total propriedade e responsabilidade das equipes desenvolvdoras. É desejável, mas não é obrigatório o envio e hospedagem dos jogos ao site do evento, mas solicita-se, pelo menos, a geração de um video explicativo sobre o funcionamento do jogo. 

EVENTO PARCEIRO (ALT CTRL GAME JAM)

A game jam também será um dos locais de encontro presencial para o evento internacional Alt Ctrl Game Jam, que é uma jam para criação de jogos que usem controles alternativos. Assim, as equipes que quiserem e cujos jogos envolverem controles alternativos também terão a oportunidade de enviar seus jogos a esta jam. É um evento online, mas também possui encontros presenciais em outras cidades ao redor do mundo. Os prêmios da Alt Ctrl envolvem, por exemplo, a possibilidade de exposição de seus jogos durante a GDC (Game Developers Conference), maior evento de jogos do mundo!

COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES:  Após analisar algumas solicitações de participantes da GAME JAM para a composição da equipes,  a coordenação do evento define novas diretrizes.

- Cada equipe poderá ser composta por no mínimo 3 e no máximo 5 participantes.

- As equipes que tiverem em sua composição profissionais de diferentes áreas do conhecimento (Exemplo: TECNOLOGIA E SAÚDE), terá um acréscimo de 20 pontos no escore final da sua avaliação. 

SUPORTE TÉCNICO:

  • Durante a GAME JAM as equipes poderão contar com o auxilio técnico da TUMPATS (tumpats.com.br), empresa que atua na área de produção sonora. A equipe da TUMPATS estará com um estúdio móvel à disposição para transformar o seu projeto de Game em SOM, com uma trilha sonora compatível com o seu projeto.
  • Na semana que antecede o evento, bem como a GAME JAM, os chamados "evangelistas" e outros profissionais da Microsoft estarão fornecendo capacitação e auxilio técnico para os participantes da JAM, em quesitos como:

- Conceitos e documentação do gamem, desde o brainstorm até a confecção

- Utilização da plataforma Unity com enfoque na utilização 2D e 3D

- Utilização de sensores de movimento

-Publicação do Game na loja

- Conteúdo online de capacitação durante a JAM

*A palestra pré evento ocorrerá no dia 10/09 na PUCPR.

Local: Auditório Gregory Mendel (Andar térreo da Escola de Saúde e Biociências/Bloco Verde)

Horários:

Manhã: 09:30 - 11:00

Noite: 19:00 - 20:30

AVALIAÇÃO: a equipe de jurados, será composta por 5 avaliadores de diferentes áreas, onde serão analisados os seguintes critérios:

- Recursos técnicos utilizados - 40 pontos

- Aspecto Visual - 40 pontos

- Sonorização - 40 pontos

- Potencial comercial e inovação - 40 pontos

- Elementos relacionados à saúde utilizados - 40 pontos

Cada critério será avaliado em uma escala lickert de 0 a 10. Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior escore. Havendo empate, o primeiro critério de empate a ser utilizado será o voto dos patrocinadores da premiação, a saber: Representante Unity, Representante SENAI, Representante GRUPO A, Representante Microsoft.

ATRAÇÕES DO EVENTO:

 Sorteio de vários itens, tais como: Celular Nokia, Camisetas Nokia, Camisetas Microsoft, Livros Grupo A, Mochilas de alto padrão Microsoft, entre outros.

Show de banda ao vivo no domingo 22/09

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