II Jornada de Análise do Comportamento de Curitiba

09 Jun 2016 08h - 11 Jun 2016 12h Universidade Positivo, câmpus Ecoville, auditório 1 do bloco amarelo​


VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS


Participe da segunda Jornada de Análise do Comportamento de Curitiba! Um encontro acadêmico científico com duração de três dias composto por dez palestras, um minicurso, um momento para apresentação de painéis e um cine-debate. Todo o evento ocorrerá no auditório 1 do bloco amarelo, na Universidade Positivo – câmpus Ecoville.

O evento tratará sobre as possibilidades de intervenção e os benefícios sociais que o Psicólogo Analista do Comportamento pode produzir. Serão realizadas palestras com temas variados e pouco explorados no meio acadêmico e social no Brasil, criando uma característica única e um grande diferencial para o evento.

O objetivo é demonstrar aos participantes como a Análise do Comportamento pode ser utilizada para criar um ambiente melhor, com maior qualidade de vida e como suas ferramentas podem ajudar a entender e intervir em problemas sociais.


Alguns dos temas tratados são:

Autismo

Esta palestra tem como objetivo demonstrar aos participantes, por meio da apresentação de um estudo de caso realizado pelas palestrantes, como o analista do comportamento pode utilizar os recursos tecnológicos como apoio nas intervenções com a população autista.

Contribuições da pesquisa básica em análise do comportamento para a sociedade

A palestra versará sobre como a pesquisa básica em psicologia (com participantes humanos e não humanos) tem contribuído para o desenvolvimento da Análise do Comportamento em geral e seus benefícios diretos e indiretos para a sociedade.

Reflexões sobre o Comportamento Religioso

A palavra "religião" resume conjuntos complexos de comportamentos humanos. A análise do comportamento busca compreender cientificamente porque esses comportamentos acontecem, e também pode avaliar eticamente as consequências culturais da existência das práticas religiosas. A palestra terá como objetivo capacitar a audiência a identificar algumas variáveis relevantes relacionadas aos dois aspectos mencionados.

Momentum Comportamental

O objetivo desta apresentação será expor as contribuições da teoria e do modelo do Momentum Comportamental para a compreensão de um fenômeno conhecido como “Resistência do Comportamento à Mudança” ou “Persistência Comportamental”. Pretende-se, a partir de relatos de pesquisas experimentais, explicitar algumas variáveis envolvidas em tal fenômeno, de forma que seja possível pensar em implicações na prática do analista do comportamento ao lidar com o comportamento humano e a sociedade.

Realidade Virtual Aplicada ao Tratamento de Fobias

A aplicação da tecnologia de realidade virtual vem crescendo no âmbito da Psicologia, principalmente, em intervenções terapêuticas de medos e fobias. Serão apresentados estudos que estão sendo realizados na Universidade Estadual de Londrina com o objetivo de avaliar os efeitos terapêuticos do Virtua.Therapy, um simulador que consiste em um equipamento composto por dois notebooks, um joystick, um aparelho de biofeedback, um Oculus VR®, um fone de ouvido e o software do simulador. Esses estudos contribuirão para a proposição de um programa de terapia de exposição por realidade virtual para intervenções clínicas e futuros estudos científicos com esse tipo de tecnologia.

Mesa redonda – Tecnologias de prevenção

O uso de jogos para desenvolver comportamentos de prevenção em membros de comunidades. Será apresentado e discutido sobre as possibilidades de utilização de jogos para desenvolver comportamentos preventivos em crianças para que possam reproduzir nos ambientes dos quais fazem parte e auxiliar na prevenção de problemas como a dengue.

DIAS: 9, 10 e 11 de junho

LOCAL: Universidade Positivo, câmpus Ecoville, auditório 1 do bloco amarelo


DÚVIDAS MANDE E-MAIL PARA: betina.ferreira@universidadepositivo.com.br

VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS - VAGAS ESGOTADAS

jac 2.png
LOCAL

Universidade Positivo, câmpus Ecoville, auditório 1 do bloco amarelo​

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza 5300 - Campina do Siqueira, Curitiba - PR, Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários