1º Seminário do VER-SUS Imperatriz/MA

23 Jun 2016 08:30 - 24 Jun 2016 17:30 Universidade Federal do Maranhão campus Imperatriz

O Projeto VER-SUS Imperatriz chegou a sua segunda edição com o objetivo de vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Imperatriz e região. Os mais de 100 estudantes e profissionais, contemplados nas duas edições do projeto, tiveram a oportunidade de realizar várias atividades de aprofundamento teórico em relação ao Sistema Único de Saúde, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

Com a preocupação de construir, reconstruir e desconstruir paradigmas, as vivências se estenderam a comunidades específicas como Movimento Sem Terra (MST), catadores de materiais recicláveis, terreiros de umbanda, candomblé e centros espíritas. Permitindo aos participantes experimentar um novo ambiente de aprendizagem relacionado às lutas sociais de organizações, bem como, a formação de profissionais comprometidos, ético e politicamente, com as necessidades de saúde da população, independente de sua religião ou classe social.

A militância pela saúde e a defesa do SUS são outros pontos fundamentais, VER-SUS Imperatriz despertando em todos os seus viventes a consciência do papel fundamental que estudantes, profissionais e demais atores sociais possuem nos processos de transformação do SUS.

Frente a isso, o I Seminário VER-SUS do Maranhão, com a temática “O SUS que acontece, O SUS que transforma”, objetiva contribuir positivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais na área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes.

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de Junho de 2016, na Universidade Federal do Maranhão campus Imperatriz, concomitantemente à VIII Jornada de Enfermagem da UFMA (JOENF), que ocorrerá entre 21 e 24 de Junho. A proposta metodológica é dinâmica e inovadora, influenciando e conscientizando os participantes a lutar pela melhoria e transformação do SUS. As atividades serão diversas, dentre elas: debates, mesas redondas e rodas de conversas, proporcionando uma melhor troca de conhecimento dentre os participantes.

O Seminário é voltado para estudantes, egressos do VER-SUS, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais, gestores e sociedade em geral. Ao todo, serão ofertadas 220 vagas.


PROGRAMAÇÃO

Dia 23 de Junho de 2016 – Manhã (08h30 – 12h)

LOCAL

TEMA

RESPONSÁVEL

Auditório

Abertura do I Seminário do VER – SUS Imperatriz



Auditório

Oficina de Apresentação do Projeto VER-SUS





Rodas de Conversas: Discussão sobre as perspectivas e desafios encontrados nos eixos de formação para o SUS dentro do nosso território.








Rodas de conversas: O papel da Saúde no Combate às opressões






Rodas de Conversas: Comunidades Especificas e o Sistema Único de Saúde: quebra de preconceitos.





Dia 23 de Junho de 2016 – Tarde (13h30 ás 17h30)

LOCAL

TEMA

RESPONSÁVEL

Auditório

Roda de Conversas: “Qual o papel do Gestor, Profissional, usuário e graduando frente à militância pelo SUS”.



Sala 05

Roda de Conversa: “O papel do gestor frente a militância para o SUS”



Sala 17

Roda de Conversa: “O papel do Profissional frente a militância para o SUS”



Auditório

Roda de Conversa: “O papel do usuário/graduando frente à militância para o SUS”





Dia 24 de Junho de 2016 – Manhã (08h30 – 12h)

LOCAL

TEMA

RESPONSÁVEL



Mostra Fotográfica: “O SUS que Acontece, o SUS que Transforma!”





Mesa Redonda: Processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS.





Encaminhamentos pelos Grupos de Discussão para Plenária Geral para aprovação e construção da carta (documento) que será encaminhado ao Município e Estado.





Dia 24 de Junho de 2016 – Tarde (13h30 ás 17h30)

LOCAL

TEMA

RESPONSÁVEL



Mostra Fotográfica: “O SUS que Acontece, o SUS que Transforma!”.







Mesa Redonda: “Desafios e Perspectivas da Política de Saúde no cenário atual do governo Brasileiro”.







Cerimonia de Encerramento

Premiação dos Trabalhos

Premiação da Mostra Fotográfica



Coffe Break



Comentários