II Semana de Linguagens

26 Abr 14h IFRN Campus Apodi

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, já nos lembrava Euclides da Cunha na sua leitura dos vastos “sertões” nos quais se vive, se sente e se luta. São por essas “veredas”, que nos levam a espaços vários, que a II Semana de Linguagens irá percorrer, compreendendo desde a contação dos mais variados causos da nossa região, passando pelas letras incomparáveis de cordelistas, contistas e romancistas até chegar ao western ou às fronteiras da hispanidad.

Nessa travessia, torna-se importante questionar o que caracteriza e, ainda mais, na atualidade a identidade que se constrói nesse espaço de luta e de força, tecendo nesse caminho os diálogos necessários para compor um quadro que possa refletir o sertão, saindo das visões que, comumente, a ele são delegadas. Para tanto, a interdisciplinaridade possibilitou unir saberes e partilhar ideias, o que resultará na elaboração das mais diversas atividades, como salas temáticas, exposições, apresentações artísticas pelos alunos, com a orientação dos professores envolvidos na organização deste evento.

Nesses dias, teremos a oportunidade, ainda, de participar de palestras, oficinas, concursos, entre outras atividades, que enriquecerão aqueles que visitarem e fizerem parte desta semana bastante rica, a qual nos permite vivenciar de mais pertinho o canto de um “sertão querido”, ouvido quando se presencia essa “vida sertaneja”.

Eu canto o sertão querido,
A fonte dos meus poema,
Onde se iscuta o tinido
Do grito da sariema
E onde o sertanejo véio
Observa os Evangéio
E nas noite de luá,
Sirrindo, alegre e ditoso,
Conta istora de Trancoso
Para o seu neto iscutá.

Patativa do Assaré (poema “Vida Sertaneja”).

Comissão Organizadora

Profa. Sabrina Guedes Mirante Dantas

Profa. Me. Jocelia da Silva Gurgel Freire

Profa. Me. Luiza Helena Praxedes Fernandes

Profa. Esp. Lucifrance Figueiredo da Cunha

Profa. Me. Ana Cristina Pinto Bezerra

Profa. Esp. Jane Mery Nunes da Costa Lima

Prof. Esp. Sergio Henrique de Souza

Prof. Me. Carlos Fran Ferreira Dantas

Profa. Me. Leila Karla Morais Rodrigues Freitas

Profa. Wagna Maria de Oliveira Holanda
Comentários