50 tons de Arte - Do Moderno ao Contemporâneo em 8 horas

31 Ago 2013 09:30 TIP

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

TIP

O TIP é uma atmosfera de aprendizado nas áreas de criatividade, tecnologia e empreendedorismo. A motivação do TIP é contribuir com a perspectiva do desenvolvimento regional através da economia criativa. O TIP é o braço de treinamento, inovação e pesquisa da Mkt Virtual.

50 tons de Arte

Do Moderno ao Contemporâneo em 8 horas


Incremente seu repertório e bagagem artística

 

Em 31 de agosto, acontecerá no TIP a oficina “50 tons de Arte - Do Moderno ao Contemporâneo em 8 horas”, ministrada pelos Professores Luiz Nunes e Lúcia Castanho.

 

A oficina tem como objetivo revisitar a história da arte, a partir de um contexto histórico, que promova um entendimento sobre as grandes mudanças e rupturas que passam a ocorrer, em especial no século XX, do modernismo até a contemporaneidade, a partir de obras consagradas.

Ideal para apaixonados por arte em geral, a oficina incrementará o repertório de artistas, arquitetos, designers, publicitários, ilustradores, profissionais de comunicação, estudantes e curiosos.

 

A oficina será realizada de forma diluída, alternando aulas expositivas e discussões teóricas com atividades práticas e é aberta a todos os interessados, pois a proposta é justamente renovar o olhar sobre a arte, tanto para aqueles que já a conhecem como para aqueles que desejam entendê-la melhor.

 

Está na compreensão das diferentes características das propostas artísticas o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da história da arte, em todas suas nuances e “tons”. Por essa razão, o conteúdo proposto, dividido em 8 horas de trabalho, vincula-se a 50 “tons” das artes, ou 50 obras. A escolha dessas obras teve como ponto de partida a relação da arte com o contexto social, porque a arte sai dele e o artista, mesmo que as vezes não perceba, coloca em suas obras o que a sociedade está mostrando, caminhos apontados ou rejeitados.



Conteúdo e 50 propostas para análise

1 – Transformações - Renascimento e o conceito de “belo”

2 – Revoluções - Das primeiras reações ao Realismo

3 – Os primeiros rompimentos - Do Impressionismo ao Pós-Impressionismo

4 – A nova estética - Das Vanguardas ao Dadaismo e Surrealismo

5 – O rompimento com o figurativismo - Do Abstracionismo ao Expressionismo Abstrato

6 – O rompimento com o modernismo – Do Happening à Pop Art e Arte Conceitual

7 – Novos públicos e novas tecnologias – Das Instalações à Arte Digital

8 – Um novo mundo para as artes. Tendências do século XXI



Exemplos de artistas abordados na oficina: Leonardo da Vinci, Goya, Eugène Delacroix

Claude Monet, Edvard Munch, Picasso, Marcel Duchamp, Tarsila do Amaral, René Magritte, Salvador Dali, Jackson Pollock, Roy Lichtenstein, Lygia Clark, Yoko Ono, Andy Warhol, Hélio Oiticica, entre outros.



Professores

Luiz Nunes - Formado em arquitetura pela FAU-Santos, em 1980, mestre e doutor em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. Professor de História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Arte na UNISANTA e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISO.

 

Lúcia Castanho – Artista Plástica, Mestre e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura, na Universidade Mackenzie. Sócia fundadora da AECA - Associação de Educação, Cultura e Arte, com o objetivo de criar o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Professora nos cursos de Design e de Arquitetura da UNISO, onde é coordenadora do curso de Moda.

 

 

- - - - - 

Quando?

31 de agosto de 2013 às das 9:30h às 18:00h (SÁBADO) - no TIP

Coffee-break incluso

LOCAL

TIP

Rua Doutor Carvalho de Mendonça 238 - 7º andar, Santos - São Paulo, República Federativa do Brasil
Santos, São Paulo

Comentários