O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

SindiVarejista de Campinas e Região

Sindicato Patronal representante legítimo das empresas comércio varejista de Campinas e Região

Tema do encontro: "Diferentes Gerações, diferentes estratégias".

735e627a-98c2-401f-92fe-972547c58907.jpgO 6º encontro do grupo de Gestão de RH já está com a data marcada. Será no próximo dia 09 de agosto no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista. O tema da reunião será ‘Diferente Gerações, Diferentes Estratégias’. A facilitadora do grupo e especialista em RH, Ariana Gilberto, apresentará dados e reflexões sobre o assunto. ” O comportamento de cada geração depende do momento socioeconômico e histórico em que ela se desenvolve. A convivência entre pessoas de diferentes gerações propicia um ambiente de aprendizado, no qual os jovens se beneficiam da experiência dos mais velhos, e os profissionais mais antigos com o entusiasmo, criatividade e domínio da tecnologia por parte dos mais novos”, afirmou. Porém, há o lado complicado que são os conflitos de geração. “Muitas vezes este convívio não acontece de forma harmoniosa, pois há diferentes visões em questão, afinal as gerações se desenvolveram em momentos diferentes”, afirmou.

Vivemos atualmente em um ambiente organizacional em que estão presentes três gerações. São elas: Baby Boomers, X e Y. Cada geração apresenta comportamentos e características distintas, dificultando o relacionamento no ambiente de trabalho e muitas vezes causando conflitos difíceis de serem resolvidos.

Especialistas delimitam a Geração Baby Boomers como os nascidos entre 1946 a 1964, a Geração X entre 1965 a 1979 e a Geração Y entre 1980 a 1995. Cada geração vivenciou momentos diferentes na história, cresceu em um mundo cada vez mais modificado, ingressou no mercado de trabalho e hoje divide o mesmo ambiente organizacional. Naturalmente, cada geração terá ideias, formas de agir e pensar diferentes. Sendo assim, existe o grande desafio de conhecer essas três gerações e atuar para diminuir o impacto das diferenças, potencializando os aspectos positivos de cada uma.

Como principais características de cada geração, podemos destacar:

Os Baby Boomers valorizam um trabalho árduo, metódico e individual. Não são facilmente influenciados por outras pessoas, são pouco favoráveis às mudanças e possuem barreiras quanto à adaptação a tecnologias.

Os membros da Geração X, por sua vez, são dedicados e comprometidos com os objetivos da empresa, conhecem e se adaptam bem às tecnologias. É uma geração que começou a trabalhar muito cedo e se mantém por longos anos no mesmo ambiente de trabalho, mas estando sempre procurando o equilíbrio trabalho versus família.

Já os membros da Geração Y vivem constantemente conectados, são multifuncionais, querendo executar várias tarefas ao mesmo tempo, gostam do trabalho em equipe, são inovadores, ousados e aprendem muito rápido. Apreciam as mudanças, a flexibilidade, o feedback constante e estão sempre em busca de crescimento profissional a curto prazo.

Devido a essa diversidade de comportamentos diferentes, o conflito torna-se algo natural do ser humano e passa a estar presente em todos os ambientes, principalmente no meio organizacional, onde encontramos diferentes grupos de pessoas, com personalidades e comportamentos distintos, o que acarreta divergências de ideias e opiniões.

O encontro começa às 8h30. Mesmo quem nunca participou do Gestão de RH pode acompanhar a palestra.

Clique aqui para acompanhar como foram os últimos encontros.


Metodologia Aplicada

Inspirado no formato World Café os encontros favorecem a troca de experiências, conecta ideias dos participantes e facilita a construção do aprendizado coletivo. O evento é interativo e descontraído, além de permitir uma ampla discussão dos temas abordados.

Público alvo: empresários do varejo, gerentes de RH, gerentes de lojas, profissionais de Departamento Pessoal e contadores .

Sobre a especialista

Ariana Gilberto é pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui 15 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Recrutamento e Seleção atuando em empresas de serviços e varejo na área de Telecomunicações, Educação e Entretenimento. Docente de Cursos de Extensão em conceituada instituição de ensino

O que é o Gestão de RH?

Este é o terceiro ano do Gestão de RH do SindiVarejista. Na edição de 2015, o grupo tratou de assuntos relacionados ao “Regimento Interno” nas empresas do comércio para evitar futuros imbróglios trabalhistas na Justiça. Apesar de obrigatório, o conjunto de normas internas ainda é pouco desenvolvido nas empresas do setor, principalmente nas pequenas e médias. Com o aprendizado ao longo do ano, muitos empresários implantaram o Regimento Interno em suas empresas, aplicando todo em seus negócios o aprendizado obtido nos encontros.

Mc Dia Feliz
Compre seus tíquetes antecipados


13627110_1076137105812800_3780845769994049878_n.png


Informações pelo telefone: (19) 3775-5560

LOCAL

Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista

Rua General Osório, 883, Centro, Campinas - São Paulo, Brasil
Campinas, São Paulo

Comentários