Agile Tour Niterói 2015

31 Out 2015 09h - 31 Out 2015 19h Unilasalle

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Rio Agile

A Rio Agile é uma comunidade carioca focada em métodos ágeis e lean para desenvolvimento de software criada em Janeiro de 2011. A principal motivação para sua criação é a frase “Procure a comunidade mais próxima de você”, citada por Rachel Davies em seu livro Agile Coaching.

08:00Inscrição/Credenciamento
09:00

DevOps é uma prática, cultura ou um cargo?

Carlos Felippe Cardoso – Knowledge21
Um problema é recorrente em diversas empresas: A TI ser a maior barreira para o setor de negócios poder colocar algo em produção. Para endereçar este problema, vamos discutir nesta palestra os formatos de solução que as empresas tem dado no que tange ao termo DevOps,
mostrando a importância da cultura DevOps.

10:00

Thinking Hack

Manoel Pimentel – Adaptworks
Ao longo dos anos, nossas experiências, emoções, valores e percepção sobre a vida de maneira geral, nos fazem desenvolver uma espécie de automação de pensamentos. Essa automação dos pensamentos, que apesar de ser importante para nossa vida, por muitas vezes nos fazem ter comportamentos com consequências negativas. Descontrole emocional, falta de colaboração, defensiva ou medo de tomar alguma ação são algumas consequências desses pensamentos automáticos. Nessa sessão, iremos apresentar algumas técnicas emergentes para “hackear” esse sistema cognitivo que gera esses pensamentos automáticos com consequências negativas.

11:00

Por que delegar é tão difícil:
os 5 mitos do empowerment

Marcos Garrido – Knowledge21
Que empowerment é importante todos nós sabemos. Mas no dia a dia, por que é tão difícil dar autonomia aos times? O que falta?

12:00Almoço
14:00

Tudo junto e misturado:
combinando ágil para o seu contexto

Juliano Ribeiro – Objective Solutions

15:00

eXtreme Programming:
Práticas para o dia a dia no desenvolvimento ágil de software

Daniel WildtuMov.me
Vamos falar de um conjunto de práticas que, se bem combinadas, complementam-se em uma sinergia que envolve tanto os membros de dentro do time como o contato destes com o cliente. Conheça práticas de eXtreme Programming e, tendo como base princípios ágeis,
desenvolva seus principais valores: comunicação, feedback, simplicidade, coragem e respeito.

16:00

Agile Data Science

Dhiana DevaThoughtworks
Estamos presenciando inovações tecnológicas que possibilitam utilizar ciência dos dados sem a necessidade de antecipar grandes investimentos. Este contexto facilita a adoção de práticas e valores ágeis que encorajam a antecipação de insights e aprendizado contínuo. Nesta palestra, iremos abordar temas como times multi-funcionais, práticas ágeis de engenharia de software e desenvolvimento iterativo, incremental e colaborativo no contexto de produtos e soluções de ciência dos dados.

16:30Intervalo/Coffee-break
17:00

Qual é a sua desculpa?

Henrique Bastos
Desculpas não faltam nas empresas e ambientes onde softwares são desenvolvidos:
“A empresa não deixa eu fazer testes”, “o vendedor vendeu mais do que conseguimos entregar”, “tudo é feito na correria”, “a empresa não dá treinamento para os devs”, “não temos processo”, “o usuário é burro”, “o cliente não sabe priorizar”, etc. Nessa conversa, vamos investigar o que está por trás dessas expressões e principalmente o que podemos fazer proativamente para virar a mesa e remover o desperdício e o sofrimento do desenvolvimento de software.



18:30Encerramento

Workshops

10:00

Dojo de Requisitos

Marcelo Neves – Anelox

O que é?

Dojo (pronunica-se dôjo) é o espaço físico onde se treinam artes marciais japonesas. Nesse local o praticante desenvolve suas habilidades e técnicas. Similarmente, um Dojo de Requisitos é o encontro de profissionais para praticar e desenvolver habilidades e técnicas na captura de requisitos. Utilizando conceitos e práticas de um dojo, um problema de negócio é declarado e os participantes elicitam requisitos. O objetivo de um dojo não é declarar um vencedor, mas sim praticar e aperfeiçoar as habilidades do praticante. E, aí? Vamos praticar?

Como funciona?

O Dojo de requisitos utiliza algumas regras simples.

Utilizamos histórias de usuários guiadas por testes de aceitação.

Baby Steps. Passos simples e sem complicação.

Pair Analysis. Elicitação de requisitos em dupla. Cada dupla tem um piloto e um co-piloto. Os dois trabalham na mesma história de usuário, sendo que o piloto é que escreve.

Enquanto escrevem a história de usuário, piloto e co-piloto explicam o que estão fazendo.

12:00Almoço
15:00

Open Space

Annelise Gripp – Integrare Consultoria LTDA

Samanta Souza – RTS Treinamentos





Site: http://agiletour.com.br/2015/niteroi/
LOCAL

Unilasalle

Unilasalle - Rua Gastão Gonçalves - Santa Rosa, Niterói - RJ, Brasil
Niterói, Rio de Janeiro

Comentários