Ministrante: Tatiana Papa Pimenta Quites

Objetivos: Identificar necessidades de aprendizagem específicas dos estudantes com deficiência

Discutir possíveis adaptações curriculares e metodológicas de acordo com a deficiência.

Apresentar as pessoas com deficiências, suas potencialidades e especificidades.

Ementa: Conceitos sobre as deficiências. Inclusão x Integração. Terminologias Adequadas. Tipos e especificidades de algumas deficiências, e as dicas de convivência. Adaptações curriculares e metodológicas de acordo com as deficiências. Desafios e possibilidades da inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior.



Resultados Esperados:

  • Adoção de práticas pedagógicas inclusivas visando o maior alcance e abrangência das habilidades e competências necessárias aos
  • discentes,
  • Soluções para dificuldades de aprendizagem individuais dos alunos com deficiência;
  • Alunos com deficiência capazes de posicionamentos e opiniões com ampla capacidade crítica tanto do conhecimento científico quanto de
  • temas ligados ao senso comum;
  • Diminuição de problemas de falta de comunicação entre alunos com deficiência x professores;
  • Professores menos angustiados com relação aos alunos com deficiência.

Metodologia:

  • dinâmicas
  • vídeos
  • discussões
  • power point


Comentários