Objetivo

O mercado mobile só cresce e a plataforma Android é o destaque. Sua grande vantagem é ser um sistema aberto e cada vez mais adotado por diversos fabricantes. Para dominá-lo, é essencial um bom curso.

Este curso de Android aborda o desenvolvimento com Android SDK desde conceitos básicos até recursos avançados. Durante o curso, desenvolvemos uma aplicação completa que usa recursos de formulários, Google Maps, comunicação com servidor, persistência local, GPS, câmera, SMS, entre outros. Desenvolvemos tanto para celular quanto para tablets, abordando também a última versão do Android.
O curso de extensão Desenvolvimento de Aplicativos Android pretende ampliar os conhecimentos em programação na área de desenvolvimento para aplicativos móveis. Programar para a plataforma Android tem se tornado um requisito importante na carreira de profissionais da programação, impulsionando, inclusive, a criação autônoma de aplicativos. Nesse curso, o participante irá da visão à produção, desde a ideia de um aplicativo até sua publicação na Google Play utilizando as mais atuais tecnologias disponíveis.

Público-alvo

Este curso é indicado para Desenvolvedores Java, Arquitetos de Software, Estudantes.

Metodologia

O curso será ministrado presencialmente nos laboratórios da faculdade FAESF em Pedreiras-MA e terá uma sala de aula virtual de apoio no ambiente de aprendizagem virtual na modalidade à distância(Plataforma Google Classroom) com previsão de 20 encontros presenciais entre alunos e equipe pedagógica.

A metodologia de ensino adotada para o curso é a interacionista em que a aquisição do conhecimento é promovida mais efetivamente através das interações quer sejam entre participantes, entre participantes e o material do curso, ou entre participantes e o meio. Sugerimos ao aluno que disponha em média de 2h por dia para cumprimento das atividades propostas no curso e para seu aprendizado.

O curso tem como eixo central a realização de atividades baseadas nos recursos didáticos disponibilizados pela coordenação do curso que podem ser videoaulas gravadas, apostilas, guias, tutoriais, apresentações em PowerPoint, animações, código fonte, etc. E ainda pela participação em tarefas e questionários. Cada unidade terá uma seleção de um ou mais tipos destes recursos didáticos em que serão abordados os conceitos e assuntos pertinentes ao curso.

As videoaulas poderão ser assistidas a qualquer momento durante o período em que o curso estiver sendo realizado. Isso permitirá que o aluno possa organizar seus estudos nos horários mais convenientes.

Após a inscrição o participante receberá em seu e-mail cadastrado os dados de acesso à plataforma de ensino assim como o endereço eletrônico para acesso ao conteúdo do curso.

Ao fim do curso, após cumprir as exigências pedagógicas, o aluno terá direito a um certificado de participação do referente curso.

Carga Horária

90h

Programa

  1. Modelo, Visão e Controle
    • Primeiros Passos
    • Interfaces Gráficas
    • Lidando com Eventos
  2. Exemplo Detalhado
    • O Zoo Gráfico
    • Construindo um Sudoku
    • Gráficos 2D
  3. Comunicação
    • Multimídia
    • Comunicação entre Atividades
    • Comunicação via Sockets
  4. Manipulando Dados
    • Persistência
    • Banco de Dados
    • Provedores de Conteúdo
  5. O Aparelho Móvel de Comunicação
    • Localização e Sensores
    • Mapas
    • Extreme Programming
  6. Lidando com as Limitações do Aparelho
    • Interfaces gráficas fragmentadas.
    • Bateria, Chamadas e Eventos de Difusão.
    • Navegação entre janelas.
  7. Princípios da Programação Orientada a Objetos
    • Princípio da Substituição e abertura fechamento.
    • Princípio da Segregação de interfaces e da responsabilidade única.
    • Princípio de projeto de pacotes.



LOCAL

Faculdade de Ensino São Francisco - FAESF

Pedreiras, MA, Brasil
Pedreiras, Maranhão

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