Desenvolvimento de Aplicativos para Google Android - EAD

04 Ago 2013 23:59 Ambiente Virtual Moodle

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

CESAR.EDU

O CESAR, premiado centro de inovação, traz para a comunidade a sua unidade educacional, o CESAR.EDU. A partir da necessidade percebida no mercado à procura de profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), o CESAR.EDU capacita profissionais para trazer soluções a empresas e a indústrias de diversos segmentos. Um ensino diferenciado, focado em três pilares: 1. Redesenho de processos educacionais, para melhor compreensão de tecnologias. 2. Desenvolvimento de métodos de ensino em sintonia com o mercado de TIC, que leva à sala de aula problemas concretos. 3. Experiência acadêmica e profissional de seu corpo docente, formado por especialistas e engenheiros do próprio CESAR. Você viverá em um ambiente educacional, online ou presencial, totalmente voltado para a melhor performance nos ensinos de referências em: Mestrado Profissional e Cursos de Extensão.

Colaboradores  com vínculos comprovados nas instituiçoes: CESAR, Porto Digital, CIn-UFPE e TJPE - Alunos com  vínculo comprovado nas instituições Faculdade Marista PE e CIN-UFPE, terão desconto no valor do curso devem entrar em contato pelo email: contato@cesar.edu.br 

 

Desenvolvimento de Aplicativos para Google Android - EAD


Apresentação

Em resposta à crescente necessidade da formação de profissionais com conhecimentos em Desenvolvimento de Aplicações para dispositivos móveis, em especial para a plataforma Google Android, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R através de sua unidade de educação C.E.S.A.R.EDU produziu o curso de extensão em Google Android na modalidade EaD.

Objetivo

O objetivo do curso é ensinar como desenvolver aplicações nativas para smartphones e tablets Android utilizando o Google Android SDK. Explorando os principais recursos e APIs disponíveis na plataforma, com uma abordagem prática e focada em problemas reais.

Justificativa

A plataforma para dispositivos móveis do Google é a que mais vem crescendo nos últimos anos, e está na grande maioria dos smartphones vendidos em todo o mundo. O Android vem impressionando pela quantidade de recursos e aplicativos, proporcionando uma envolvente e estimulante interação dos usuários com os gadgets que executam essa plataforma.

Público Alvo

Profissionais e estudantes universitários que queiram entrar no mercado de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que utilizam a plataforma Google Android.

Pré-requisitos

Conhecimentos em Java intermediário e OOP.

Plano Pedagógico

●     Introdução ao Android 

 

     Histórico

     OHA (Open Handset Alliance)

     Arquitetura Android e a Dalvik

     Características da Plataforma

 

●     Instalação e Configuração do Ambiente 

 

     Ferramentas necessárias

     Configuração do Emulador

 

●     Conceitos Básicos 

     Estrutura de um projeto Android

     Definindo a interface gráfica e evento de clique

●     Activity e Intent 

     Ciclo de vida de uma Activity

     Navegação entre telas e passagem de parâmetros

     Finalizando uma Activity

     O conceito de Intents

     Intents nativas do Android

     IntentFilter: ações e categorias

 

●     Interface Gráfica 

 

     Gerenciadores de Layouts

     Componentes de interface gráfica com o usuário

     Estilos e temas

 

●     Lists e Adapters 

     ListView e ArrayAdapter

     ListActivity e Adapter customizado

 

●     Fragments 

 

     Conceito de Fragmentos

     Telas com Abas

     UI diferentes para SmartPhones e Tablets

 

●     Persistência 

 

     Criando um banco de dados

     Inserindo, Alterando, Excluindo e Selecionando registros

     Shared preferences

 

●     HTTP e Web Services 

 

     Acessando informações na internet via HTTP

     Tarefas assíncronas no Android

     Consumindo Web Services REST

 

●     Mapas e GPS 

 

               Registrando a aplicação para utilizar a Google Maps API

       Utilizando o MapView para adicionar pontos no mapa

       Exibindo a localização baseado no GPS

 

●     BroadcastReceiver 

 

      Ciclo de vida

      Broadcasts importantes do sistema operacional

 

●     Notification 

     Utilizando a barra de notificação do aparel

     Service 

     Ciclo de vida

     Executando serviços em segundo plano

 

●     AlarmManager 

     Agendando a execução de uma taref

     Handler 

     Agendando a execução de mensagens

 

Requisitos para Conclusão

Obter nota igual ou superior a 7 no projeto de conclusão de curso.

Infraestrutura

Conexão de internet de pelo menos 1 Mbps.
Computador com um dos sistemas operacionais abaixo:
Windows XP (32 bits), Vista (32 ou 64-bit) ou Windows 7 (32 ou 64-bit);
Mac OS X 10.5.8 ou posterior (somente x86);
Linux Ubuntu.

Plano de Ensino

As aulas serão gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual (Moodle) assim como o material utilizado (slides e código fonte dos projetos). No ambiente virtual também os alunos terão acesso aos exercícios de fixação e poderão interagir de forma assíncrona com o professor e tutor.

 

Instrutor

André Rêgo é Bacharel em Sistemas de Informação com ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá e Técnico em Desenvolvimento de Softwares pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia. Detém certificações SCJP e SCWCD. Trabalha com desenvolvimento de softwares desde 2003 e atualmente é Engenheiro de Sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife onde trabalha com Android desde 2010.

 


Carga Horária Total: 63 horas

 

Início: 05/08

 

Valor Único: R$  230,00

 

 



Comentários