Título da oficina: Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas

Ministrante: Nali Rosa S. Ferreira

Objetivos:

  • Caracterizar a estruturação da situação-problema como recurso didático da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP/PBL).
  • Desenvolver exercícios que contemplem a vivência e a criação de situações--problema, identificação do problema, sugestões de rotas de aprendizagem e do produto final.

Ementa: Situação-problema como recurso didático da metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas na prática do ensino superior: pilares, formatos e a ação didática do professor/tutor. Pontos para planejar, ensinar e aprender a partir de situações-problema.

Resultados Esperados:

Esboço de uma atividade que tenha como eixo uma situação-problema contextualizada a partir de um tema comum à prática pedagógica dos participantes da oficina, com identificação do problema, sugestão de questões/objetos de aprendizagem e rotas necessárias (estratégias didáticas) ao desenvolvimento da atividade foco da resolução do problema.
Comentários