Aquaponia

19 Nov 2015 19h UNIPAM - Auditório do Bloco E

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas - é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas - que é uma instituição com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, criada pela Lei Estadual n° 4.776, de 27 de maio de 1968, e instituída pelo Decreto Estadual n°11.348, de 30 de setembro de 1968, denominada Mantenedora. Uma instituição flexível, que permite racionalizar, em cada momento, a estrutura organizativa mais adequada, com vista à harmonia entre os diversos órgãos acadêmicos e que trabalha para consolidar a sua cidade como o mais importante pólo universitário do Alto Paranaíba. Uma Instituição de perfil empreendedor, preocupada com a qualidade do ensino e da vida em comunidade, tendo o futuro como um de seus grandes focos de ação.

Aquaponia é a criação de peixes integrada ao cultivo de vegetais. De forma simbiótica, os vegetais usam as sobras e os excretos dos peixes como alimento, limpando novamente a água para os mesmos. Assim, tem-se a produção de vegetais e peixes de forma mais econômica e orgânica, sem descartar ou trocar a água. O sistema fica mais eficiente a cada ano, sem necessidade de limpeza dos tanques de cultivo!

Não há necessidade do uso de terra, o cultivo é feito em água, usando como mídia de sustentação, entre outros, a argila expandida, brita ou fibra vegetal. Este meio de cultivo oferta economia, preservação ambiental e saúde. O cultivo pode ser realizado em pequenos locais como quintais, varandas, corredores, lajes e outros. Caso a produção tenha excedentes, há possibilidades de distribuição local para os moradores da própria região, gerando economia solidária, saúde, educação e muito mais.

Na Aquaponia, se manejada com responsabilidade e em condições favoráveis, há uma eficácia de até 40% no cultivo, isso significa mais produção em menos tempo, o que se resume em economia de recursos e energia, todo sistema é 100% orgânico, uma vez que qualquer químico tóxico causaria a morte dos peixes, a fonte de nutrientes principal.

Este sistema é, de fato, ""orgânico e inovador"", uma vez que a equipe pretende produzir peixes e ao mesmo tempo, alface, tornando a dieta da população muito mais saudável , economicamente viável e ecologicamente correta.
LOCAL

UNIPAM - Auditório do Bloco E

Rua Major Gote - Centro, Patos de Minas - MG, Brasil
Patos de Minas, Minas Gerais

Comentários