O Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (GSAM) promove o curso de extensão “Arduino - Luz, Ciência e Vida”, com o objetivo de promover a capacitação de discentes para o desenvolvimento de projetos relacionados ao tema e a exposição dos projetos desenvolvidos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT) de 2015 do campus Salvador.Venham explorar o tema da SNCT 21015, “Luz, Ciência e Vida”, utilizando a plataforma open source Arduino para resolver problemas do mundo real.

O arduino é uma importante ferramenta utilizada para simplificar o projeto eletrônico, prototipagem, aquisição de dados para o computador e a realização de experimentos em diversas áreas. Dentre os principais diferencias das plataformas existentes no mercado, o arduino destaca-se por ter sido projetado com a finalidade de ser de fácil entendimento, de fácil programação e de fácil aplicação e pode ser configurado em ambientes Linux, Mac OS e Windows. Além disso, é uma plataforma open source, tanto no hardware como no software, com uma grande comunidade que trabalha com essa filosofia, desenvolvendo e divulgando gratuitamente seus projetos, além de disponibilizar um vasto material de apoio e fornecer suporte através das comunidades online.

O curso de extensão é parte integrante do projeto aprovado no EDITAL PROEX/IFBA Nº 01/2015 que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos que explorem o tema da SNCT 2015 utilizando a plataforma open source Arduino para resolver problemas do mundo real.

Como atividade final do curso, todos os participantes irão realizar:
I. Projetos que explorem o tema "Luz, ciência e vida", utilizando o arduino;
II. Exposição dos projetos desenvolvidos como atividade da SNCT do campus Salvador.


O curso possui uma carga horária de 30 horas, distribuídas conforme programação abaixo:

  • Aulas presencias : 09,13, 14 e 15 de 13 às 17h
  • 10 e 17/10
  • Atendimento ao projeto: 19 /10 de 13 às 17h
  • Atendimentos virtuais - 2h
  • Mostra tecnológica de Projetos: Arduino - Luz, ciência e vida: 21/10 de 13 às 18h
Local: Laboratório do Profuncionário

Para a confirmação da inscrição, solicitamos a doação de um pacote de fralda geriátrica descartável (tamanhos G e XG), por participante. As doações serão entregues para a Associação de Idosos Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (Fone 3288-1452), localizada em Lauro de Freitas. O Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica apoia campanha coordenada pelo o Grupo de Pesquisa em Ecologia Industrial (ECOIn).

LOCAL

Salvador

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Rua Emídio dos Santos - Barbalho, Salvador - BA, Brasil
Salvador, Bahia

Comentários