Arena Robothink - Combate de robôs

24 Jul 2015 15h Centro de Convenções de Pernambuco

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

JSday Recife

O JSday é um evento imersivo focado em Javascript e tudo o que essa linguagem tem a oferecer.

Combate de robôs


Regras


Introdução


Nome da Modalidade:
Combate
Número de Robôs por Partida:
2
Duração da Partida:
3 minutos
Peso
1.4Kg
Dimensões máximas dos Robôs:
40cm x 40cm x 20cm
Especificações do Arena:
1,8m x 1,8m x 0,5m com proteções de policarbonato
Especificações de Controle:
Autônomos ou Rádio­Controlados

As regras do combate são similares as da Robocore que por sua vez são baseadas nas regras padrão da Robot Fighting League “Standard Ruleset”.

Aspectos Gerais

  • Todos os participantes constroem e operam robôs por sua conta e risco. Combates de robôs são, por natureza, perigosos. Não existe uma quantidade suficiente de regras que englobe todos os riscos possíveis nesse tipo de competição. Por favor, muito cuidado para não causar acidentes consigo mesmo e com as pessoas ao redor enquanto estiver construindo, testando ou competindo com seus robôs.
  • Estas regras são passíveis de ajustes e alterações a cada evento da Robotic Weekend, de acordo com as necessidades de segurança da ocasião.
  • Se você tem um robô ou arma com características não citadas nessas regras ou algo que fique mal entendido ou ambíguo, por favor, entre em contato com a Organização do evento. Inovações são sempre bem­vindas, porém surpreender a Organização com idéias mirabolantes poderá desqualificá­ lo antes mesmo de competir.
  • É obrigatório seguir todas as regras aqui declaradas. É esperado que os competidores aceitem e sigam as regras e procedimentos espontaneamente, sem a necessidade de constante fiscalização por parte da Organização.
  • Cada evento possui sua Inspeção de Segurança. Isso garante que o robô esteja habilitado a competir. Como construtor / projetista, você deve informar a Organização sobre todos os princípios de operação e potenciais perigos aos Juízes.
  • Regras de seguranças fundamentais: o não cumprimento de quaisquer das regras abaixo pode resultar em desclassificação e expulsão imediata do evento, ou ainda pior, danos físicos e morte.
    • Rádios não poderão ser ligados de maneira alguma sem a obtenção do clipe de freqüência apropriado ou autorização explícita da Organização do evento. Esta regra não se aplica à rádios de frequência 2.4 GHz ou tecnologias similares que possuem sistema codificado.
    • A ativação ou desativação dos robôs é um movimento crítico. Os robôs só poderão ser ativados dentro da arena, em áreas específicas para testes ou sob explícita autorização da Organização do evento.
    • Todos os robôs devem ser COMPLETAMENTE desativados, isso inclui força de movimentação e armas, em menos de 60 segundos por meio de chave manual.
    • Todos os robôs que estiverem fora da arena ou fora de um local apropriado para testes, devem ficar suspensos ou travados fora do chão, de modo que seu sistema de locomoção fique livre e não cause nenhum movimento caso acionado acidentalmente. Robôs desgovernados são EXTREMAMENTE perigosos.
    • Dispositivos de travamento: Armas que podem causar danos ou ferimentos quando em movimento devem possuir um dispositivo de travamento claramente visível prendendo a arma por todo o tempo que o robô não estiver dentro da arena. Estes dispositivos de travamento devem apresentar­se nas cores amarelo, vermelho ou qualquer outra cor viva que destaque o dispositivo. Os dispositivos de travamento devem ser seguramente capazes de impedir qualquer movimentação ou prevenir quaisquer atividades potencialmente perigosas da arma.
    • Travas de segurança das armas devem ser mantidas durante o procedimento de ativação dos robôs. Isso inclui todas as armas, independente de sua força e classe de peso
    • É esperado que todos os competidores sigam práticas básicas de segurança durante o trabalho nos boxes. Por favor, redobre a atenção com vizinhos e pessoas de passagem nos boxes.
  • Este evento não exige que seu robô tenha uma arma ativa diferente da própria força motriz de seu sistema de locomoção. Ou seja, a exigência mínima é que seu robô se locomova, não sendo necessário possuir uma arma.

Classes de Peso

  • Classes de peso disponíveis**: Beetleweight 3 lbs (1,36 Kg)*
    No Brasil como utilizamos o SI, por questões de arredondamento, nas classes de 3 lbs serão aceitos robôs de até 1,4 Kg.
  • O robô deverá possuir no mínimo 40% do peso máximo da categoria.
  • Robôs multi­bot são permitidos, desde que cada robô respeite o item acima e a soma de seus pesos não ultrapasse o limite de peso da categoria. 

Mobilidade

Todos os robôs devem possuir mobilidade facilmente notável e controlável para estarem habilitados a competir. Métodos de mobilidade incluem:

  • Rolling (rodas, esteiras ou todo robô).
  • Walking (movimento linear por atuação de pernas, sem movimento rotacional).
  • Shuffling (pernas se movendo rotacionalmente, de maneira alternada).
  • Colchões de ar (hovercrafts).
  • Saltos, pulos são permitidos.
  • Voar (asas, balões de hélio, etc.) não é permitido.
  • Em caso de dúvidas sobre seu sistema de locomoção, entre em contato com a Organização do evento antecipadamente.

Especificações de Controle


  • Robôs tele­operados devem ser rádio controlados.
  • Controles com fio não são permitidos.
  • Rádios fabricados antes de 1991 não são permitidos.
  • Restrições de radio controle para este evento, de acordo com classe depeso ou restrições de armas: 
    • É obrigatório que todos os robôs com armas ativas ou acima de 5,5 Kg tenham a capacidade de parar completamente (locomoção e armas), em caso de perda de sinal (deve ser inerente ao sistema elétrico ou parte da programação de fail­safe do rádio).
    • Caso você esteja usando um sistema caseiro, ou qualquer outro sistema não descrito aqui, é necessário liberação prévia da Organização do evento.
    • Rádio­controles de brinquedo são permitidos apenas nas categorias de até 5,5kg sem armas ativas.
    • Rádio­controles AM são permitidos apenas nas categorias de até 5,5kg sem armas ativas.
    • Para todos os robôs que:
      a) Forem da classe de 13,6kg ou acima.
      b) possuírem ao menos uma arma ativa. DEVEM utilizar sistema de rádio de um dos seguintes tipos: frequencia FM, codificação IPD, sistema digital codificado em 900MHz, sistema de 2,4GHz, ou sistema pré­ aprovados.
    • Todos os rádio­controles devem possuir um jeito de alterar a freqüência ou canal para evitar interferências. É requerido que possua no mínimo dois cristais de freqüência ou dois canais habilitados. A não possibilidade de troca de freqüência pode causar uma derrota. Rádios que possuem sistema codificado (onde nenhum outro transmissor operando na mesma freqüência consegue se comunicar com seu receptor e seu transmissor se comunica exclusivamente com seu receptor) estão isentos desta regra.
  • Este evento não exige uma chave de força separada para o rádio, porém é recomendável.
  • Este evento não reserva freqüências/canais para testes e segurança.

Robôs Autônomos/Semi­Autônomos

Qualquer robô que se move, persegue um alvo ou ativa suas armas sem o controle humano é considerado autônomo. Se o seu robô é autônomo, é necessário que entre em contato com a organização antes da inscrição.

  • Robôs autônomos devem possuir luz visível para cada uma de suas funções indicando quando esta está ou não ativada, por exemplo, se o seu robô possui duas armas autônomas é necessário ter duas luzes indicativas de “sistema autônomo” (separadamente de qualquer indicação de força ou sinal de rádio existente).
  • Robôs da categoria de 5,5kg ou mais leves estão isentos das regras abaixo, porém operação segura, armamento e desarmamento devem ser demonstrados na inspeção de segurança.
  • Qualquer função autônoma deve ter a capacidade de ser armada e desarmada remotamente (isso não inclui sensores internos, giroscópios ou controladores dos motores.)
    • Quando desarmado, todas as funções autônomas devem estar desabilitadas.
    • Assim que ligado o robô, este não deve apresentar nenhuma função autônoma, e em caso de perda de sinal as mesmas deverão ser desativadas automaticamente.
    • Em caso de danos aos componentes que desarmam remotamente o robô, as funções autônomas deverão ser desativadas automaticamente 1 minuto depois de ativadas. 

Baterias e Força


  • As únicas baterias permitidas são aquelas que não vazam ou espirram qualquer um de seus componentes quando danificadas ou invertidas. Isso significa que baterias convencionais automotivas e de moto são proibidas. Exemplos de baterias permitidas: gel, NiCd, NiMh, ácido seladas com fibras no interior (tecnologia AGM – Absorvent Glass Material), LIon, LiPo, LiFePO4 etc. Se você planeja usar um novo tipo de bateria, ou não tem certeza das especificações, por favor entre em contato com a Organização do evento previamente.
  • Tensões superiores a 48V requerem aprovação prévia da Organização do evento. (é entendido que a carga inicial de uma baterial é maior do que o seu valor nominal).
  • Toda energia elétrica das armas e sistemas de locomoção (sistemas que potencialmente podem causar algum dano ao corpo humano) devem possuir umconector manual em local que o operador seja capaz de acessá­lo em no máximo 15 segundos sem causar danos. Deve conter um método mecânico para desconectar a bateria principal, como as chaves (Hella, Whyacci, RC40, etc) ou link removível. Relés podem ser usados para controlar a força, mas ainda assim deve haver uma desconexão mecânica como mencionado anteriormente.
  • Todas as medidas para proteção dos terminais devem ser tomadas para evitar curtos que danificam as baterias.
  • Se o seu robô usa chassi aterrado é necessário haver uma chave que seja capaz de desconectar esse terra. Robôs com motores à combustão podem ser isentos dessa regra caso não haja maneira prática para isolar estes componentes. Neste caso, é requerido que entre em contato com a Organização do evento previamente.
  • Todos os robôs devem possuir luz em local visível, indicando que sua força principal está ativada. 
 
Motores a Combustão e Combustíveis Permitidos

  • Combustível e linhas de combustível:
    • São permitidos todos os combustíveis encontrados comercialmente para automóveis e modelos. Álcool, nitrometano, combustível de foguete e
      outros tipos especiais requerem pré­ aprovação.
    • Linhas de combustível e tanques devem ser feitos em material de alta
      qualidade e todas as extremidades devem ser seguramente vedadas.
    • Todos os tanques de combustível e linhas devem estar bem protegidos e
      blindados de regiões que se movimentam e geram calor dentro do robô.
  • O volume máximo permitido para armazenamento de combustível deve ser o suficiente apenas para operar o motor não mais que 1 minuto além do periodo de round mais o período de pré­round e preparação. O volume total, incluindo motores à combustão e armas pirotécnicas (se permitido), não pode exceder
    600ml a menos que haja pré­aprovação da Organização do evento.
  • Todas as saídas do motor conectadas às armas ou sistemas de controle devem ser acopladas a uma embreagem cuja qual acionará os mesmos quando
    desativados (não se aplica a motores geradores ou bombas hidráulicas).
  • Qualquer motor conectado à arma deve ser capaz de ser ligado ainda com as
    travas de segurança.
  • Todos os motores devem retornar a posição de ponto morto ou serem
    desligados em caso de perda de sinal de rádio.
  • Todos os motores devem possuir um método de desligamento remoto.
  • Qualquer robô com combustível e óleo deve estar devidamente projetado para não vazar mesmo invertido (insignificantes quantidades de óleo são toleradas, porém caso afete o oponente e próximos combatentes ou exija limpeza em
    razão do vazamento, este será desqualificado do round).
  • O uso de qualquer sistema de motor além do convencional ­ pistão (exemplo:
    turbinas, etc.) requerem pré­aprovação da Organização do evento

Armas Giratórias ou Robôs que Giram no Próprio Eixo são Permitidos

  • Armas giratórias que podem atingir as paredes de proteção da arena durante operação normal devem ser pré­aprovadas pela organização do evento (contato
    com o pára­choque da arena é permitido e não requer pré­aprovação).
  • Armas giratórias devem parar completamente em no máximo 60 segundos com,
    se necessário, o auxílio de sistema de freio. 

Molas e Armazenadores de Energia

  • Molas usadas em robôs de 5,5kg ou mais leves são excluídas das regras dessa seção. Contudo operação segura e boa técnica de projeto são sempre recomendadas.
  • Qualquer mola de grande porte usada na locomoção ou arma deve apresentar um dispositivo capaz de armá­la e desarmá­la remotamente com a própria força do robô.
    • Em nenhuma hipótese essas molas devem ser armadas quando o robô estiver fora da arena.
    • Pequenas molas como as usadas sem acionadores ou com pequenas funções internas são excluídas dessa regra.
  • Qualquer armazenador de energia ou dispositivo similar não deve girar ou armazenar energia em nenhum caso a não ser dentro da arena. ○ Deve haver uma forma de gerar e dissipar a energia através de dispositivo remoto com a própria força do robô.
  • Todas as molas, armazenadores de energia, e similares armazenadores de energia cinética devem possuir um sistema de segurança que o retorne para posição segura em caso de perda de sinal ou força.

Armas e Materiais Proibidos


As armas e materiais a seguir são expressamente proibidos:
  • Armas projetadas para causar danos invisíveis ao oponente. Isso inclui, mas não se limita a:
    • Armas elétricas.
    • Geradores de interferência, etc.
    • Gerar ruído utilizando motor à combustão (por favor, utilize blindagem adequada nesses equipamentos).
    • Campo elétromagnético permanente ou elétro­ímãs que afetam a eletrônica dos outros robôs.
    • Armas ou proteções que interrompam completamente um (ou mais) robô (s). Isso inclui redes, fitas, linhas, e dispositivos de entrelaçamento.
  • Armas que requerem limpeza significativa, ou de alguma forma cause danos à
    arena que prejudiquem os próximos rounds. Isso inclui, mas não se limita a:
    • Armas líquidas não especificamente aprovadas na seção de armas especiais (inclusive o robô não pode possuir líquido que espirre mesmo quando superficialmente danificado).
    • Espumas e gases liquefeitos.
    • Pó, areia, esferas e outros resíduos sólidos não especificamente
      aprovados na seção de armas especiais.
  • Projéteis soltos.
  • Calor e fogo são proibidos como armas. Isso inclui, mas não se limita a:
    • Armas de calor ou fogo não aprovadas especificamente na seção de armas especiais.
    • Líquidos ou gases inflamáveis.
    • Explosivos ou sólidos inflamáveis como:
      • Pólvora / Cartuchos
      • Explosivos militares, etc.
  • Luz e fumaça como arma para impedir a visão dos robôs pelos operadores, juízes, oficiais ou espectadores (é permitido prejudicar a visão do oponente fisicamente utilizando o seu próprio robô). Isso inclui, mas não se limita a:
    • Armas de fumaça ou poeira não especificamente aprovadas na seção de armas especiais.
    • Luzes como lasers acima da “classe I” e luzes estroboscópicas que podem cegar o oponente.
  • Materiais perigosos são proibidos em qualquer lugar no robô que tenha contato com humanos, ou que possa ter contato em caso de danos. Entre em contato com a Organização caso tenha dúvidas.

Descrição de Armas Especiais Permitidas neste Evento

  • Projéteis amarrados não são permitidos neste evento.
  • Fogo e calor não são permitidos neste evento.
  • Efeitos de fumaça são permitidos neste evento em pouca quantidade. 
    • Pequenos efeitos de fumaça são permitidos, por favor, entre em contato com a Organização caso esteja planejando usá­lo.

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