Arena Robothink - Combate de Sumô

24 Jul 2015 13h Centro de Convenções de Pernambuco

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

JSday Recife

O JSday é um evento imersivo focado em Javascript e tudo o que essa linguagem tem a oferecer.

Combate de Sumô


Regras


1. Introdução

Nome da Modalidade:
Sumô
Número de Robôs por Partida:
Dois
Duração da Partida:
3 minutos
Classes Disponíveis:
25g­3 kg (1oz­6.6 lbs)1
Dimensões máximas dos Robôs:
Verificar item 2: “Especificações dos Robôs”
Especificações do Dojô:
Verificar item 4.2: “Especificações”
Especificações de Controle:
Autônomos ou Rádio­Controlados2

ATENÇÃO: Cada robô poderá participar apenas de uma única categoria durante o evento, por exemplo: um robô inscrito na categoria de combate não poderá participar na categoria do sumô e vice­versa.

2. Especificações dos Robôs

2.1 Especificações
2.1.1 O robô deverá caber em um cubo ou quadrado com as dimensões referentes à sua classe.
2.1.2 A massa total do robô no início da partida deverá ser menor ou igual ao peso designado para sua respectiva classe:


Classe
Altura
Largura
Comprimento
Peso
Lego Sumô
Ilimitada
15.2 cm
15.2 cm
1000 g

2.1.3 Para robôs autônomos qualquer método de controle poderá ser empregado, desde que esteja completamente contido no robô e que não interaja com um sistema de controle externo (humano ou máquina).
2.1.4 Os robôs autônomos deverão entrar em operação automaticamente em não menos do que cinco (5) segundos após autorização do juiz e comando dado por um membro da equipe.
2.1.5 É obrigatória a fixação do nome do robô em uma superfície visível, permitindo que os espectadores e organizadores do evento possam identificar facilmente os robôs envolvidos na partida.
2.1.6 Os robôs poderão expandir seu tamanho após o início da partida, porém não será permitido se separar fisicamente devendo continuar como um único robô. A violação desta regra implicará na perda da partida. O desprendimento de peças, cujo o somatório de suas massas, seja inferior a 10g, não implicará na perda da partida. Caso um robô seja prejudicado por uma peça que tenha se desprendido de seu adversário, a ele será dado um ponto de Yuko.
2.1 Restições
2.2.1 Dispositivos para interferência, tais como, porém não limitados a, sistemas de LEDs infravermelhos (IR) com intenção de saturar os sensores dos oponentes, não são permitidos.
2.2.2 Peças que possam quebrar ou danificar o ringue não são permitidas, tais peças serão avaliadas pelos juízes na inspeção de segurança, podendo ou não ser liberada para o uso. Não utilize peças que tenham, ou não, a intenção de danificar o robô adversário, seu operador e/ou ringue. Impactos e colisões normais não serão considerados como danos intencionais.
2.2.3 Dispositivos que possam armazenar líquido, pó, gás ou outras substâncias com intenção de lançá­las no oponente não são permitidos.
2.2.4 Nenhum dispositivo inflamável será permitido.
2.2.5 Dispositivos que lancem quaisquer objetos no oponente não são permitidos.
2.2.6 Substâncias para melhorar a tração não são permitidas. Pneus e outros componentes do robô que entrem em contato com a arena não devem ser capazes de pegar e segurar um cartão de 80 x 130 mm, com gramatura 180gr (cartolina) por mais de 2 (dois) segundos.
2.2.7 Dispositivos para aumentar a força normal, tais como bombas de vácuo ou imãs, não são permitidos.
2.2.8 Todas as quinas, incluindo, porém não limitado, a pá frontal, não podem ser afiadas o suficiente para arranhar ou danificar o ringue, outros robôs ou membros das equipes. Geralmente quinas com raio maior que 0,005” (0,125 mm), como as obtidas com um pedaço de metal não afiado com 0,010” (0.250 mm) de espessura, são permitidas. Os juízes ou oficiais da competição podem pedir para que quinas avaliadas como muito afiadas sejam cobertas por fita adesiva ou limadas.

3. O Dojô (Ringue de Sumô)

3.1 Interior O interior do Dojô é a superfície onde são realizadas as partidas, circulada por uma linha de borda, que também é parte integrante do Dojô. Qualquer lugar fora dessa área delimitada é chamado de parte exterior.
3.2 Especificações
3.2.1 O Dojô terá formato circular, e deve ser de tamanho e material apropriados para as respectivas
classes de peso:

Detalhes do Dojo
Classe
Espessura
Diâmetro
Material
Lego
2,50 cm
77,0 cm
Madeira

3.2.1 As Shikiri (linhas de início) consistem em duas linhas marrons (ou equivalentes para absorção de luz infravermelha ­ IR) centradas no ringue com espessura e espaçamento para a respectiva classe. A distância de separação entre as linhas é medida pelos limites externos das mesmas.
3.2.2 A linha de borda é uma faixa circular com a largura apropriada para a respectiva classe na extremidade externa da superfície de disputa. A área do Dojô se estende até a borda externa dessa faixa circular.

Pintura do Dojo
Classe
Largura da Shikiri
Comprimento da Shikiri
Separação da Shikiri
Largura da Borda
Lego
1 cm
10 cm
10 cm
2,5 cm

3.1 Exterior do Dojô
Deverá haver um espaço apropriado para a classe em questão além da borda exterior do ringue. Esse espaço pode ser de qualquer cor, material ou formato, contanto que os conceitos básicos dessas regras não sejam violados. Esta área, em cujo meio fica o Dojô, deverá ser chamada de “área do Dojô”. Quaisquer partes da plataforma do Dojô além das dimensões mínimas serão consideradas como dentro da área do Dojô.

4. A Partida de Sumô

4.1 A partida é disputada por duas equipes, cada uma composta por um ou mais membros. Apenas um membro de cada equipe poderá ficar na área do Dojô (ringue de sumô), enquanto os demais membros deverão assistir a disputa junto com o público. Cada equipe competirá no Dojô com um robô construído de acordo com as especificações do item 2. A partida será iniciada ao comando do juiz principal e continua até um competidor conquistar dois pontos de Yukô. O vencedor da partida é determinado pelo juiz.
4.2 Uma partida consistirá em 3 (três) rounds,cada round terá um tempo de 2 minutos. O tempo limite de uma partida será de 6 minutos
4.3 A equipe que ganhar dois rounds ou receber 2 (dois) pontos de Yukô primeiro, dentro do tempo limite, será declarada vencedora. Uma equipe recebe um ponto de Yukô quando vence um round.Caso o tempo limite seja atingido antes de uma equipe atingir dois pontos de Yukô e uma das equipes tenha recebido um ponto de Yukô, enquanto a outra não tiver ganhado pontos, esta será a vencedora.
4.4 Caso a partida não for vencida por nenhuma equipe dentro do tempo limite, a decisão será realizada pelos juízes, por meio de pontuação seguindo critérios apresentados no item 7.3.
4.1 Um ponto de Yukô será dado ao vencedor quando a decisão dos juízes ou por pontos for empregada.
4.2 É permitido ao competidor um tempo máximo de 5 minutos para troca de baterias dos robôs entre duas partidas.
4.1 É permitido ao competidor alterar a programação de seus robôs entre duas partidas, porém, é proibida qualquer tipo de alteração durante a partida, ou seja, entre cada um dos rounds.

5. Início, Paralisação, Continuação e Término de uma Partida

5.1 Início
Mediante as instruções do juiz, as duas equipes se cumprimentam com uma reverência ao lado do ringue, se aproximam do ringue e posicionam o seu robô dentro da sua metade do ringue, atrás da linha Shikiri (caso haja) e/ou de acordo com as instruções do juiz. Os robôs devem ser posicionados tangenciando a borda mais externa da linha de Shikiri. Os dois robôs devem estar paralelos, porém com as frentes posicionadas em sentidos opostos (180°).
Nas partidas entre robôs autônomos, quando o juiz principal anunciar o início do round,um membro de cada time ativará os robôs.
5.2 Paralisação e Continuação
A partida é paralisada ou retomada conforme os anúncios dos juízes.
5.3 Término
A partida termina quando anunciado pelo juiz principal. Então as duas equipes recolherão os seus respectivos robôs da área do Dojô.

6. Duração das Partidas

6.1 Uma partida será disputada por um total de 6 (três) minutos, iniciando e terminando mediante o comando do juiz.
6.2 Os seguintes períodos não são incluídos no tempo da partida: 6.3.1 O tempo entre o anúncio de um Yukô pelo juiz e a continuação da partida. O intervalo padrão entre os roundsserá de 60 segundos.
6.3.2 O tempo decorrido entre o anúncio da paralisação e a continuação da partida.

7. Yukô

7.1 Um ponto de Yukô será concedido quando:
7.1.1 Um robô legalmente forçar o corpo do robô oponente a tocar o espaço fora do Dojô.
7.1.2 Quando o robô adversário tocar o espaço externo ao Dojô por si mesmo.
7.1.1 Qualquer uma das situações acima ocorra ao mesmo tempo em que o fim da partida é anunciado.
7.1.2 Quando o robô adversário perder uma ou mais peças com somatório de massas superior a 10g.
7.2 Um ponto de Yukô não será concedido quando:
7.2.1 Um robô movido por rodas capotar no ringue, um ponto de Yukô não será contado e a round continuará
até que aconteça uma das situações previstas no item 7.1.
7.3 Quando a decisão dos juízes for necessária para decidir o vencedor, os seguintes pontos serão 5
levados em consideração, porém, prevalecendo sempre a decisão final do juiz:
7.3.1 Méritos técnicos na movimentação e operação do robô
7.3.2 Penalidades durante a partida
7.3.3 Peso dos robôs
7.3.4 Atitude dos competidores durante a partida
7.4 Um roundem progresso será terminado sob as seguintes condições:
7.4.1 Os robôs estarem presos ou orbitando um ao outro sem progresso perceptível por 5 (cinco) segundos. Em caso de dúvida quanto ao progresso da partida, o juiz poderá estender o tempo limite de observação por até 30 segundos.
7.4.2 Ambos o robôs se moverem sem fazer progresso ou pararem exatamente ao mesmo tempo, sem se tocar, por 5 (cinco) segundos. Entretanto, caso um robô pare de se movimentar antes, depois de 5 (cinco) segundos será declarado como sem vontade de lutar, neste caso o oponente receberá um ponto de Yukô, mesmo que depois este pare de funcionar.
7.4.3 Caso ambos os robôs toquem o lado de fora do ringue ao mesmo tempo, não podendo ser determinado qual o fez primeiro.
7.5 Violações
Competidores fazendo qualquer uma das ações descritas nos itens 2.2, 7.6 ou 7.7, estarão violando as regras.
7.6 Insultos Um competidor que insulte seu oponente ou os juízes, coloque um dispositivo de voz em seu robô com intenção de insultar, escreva palavras de teor ofensivo no corpo do robô ou faça qualquer ação ofensiva, estará violando essas regras.
7.7 Violações Brandas
Uma violação branda é declarada se um competidor:
7.7.1 Entrar na área do Dojô durante a partida, exceto quando o competidor o faça para retirar o seu robô mediante o anúncio, feito pelo juiz, de um ponto de Yukô ou paralisação da partida. Entrar na área do Dojô significa:
7.7.1.1 Uma parte do corpo do competidor está dentro da área do Dojô
7.7.1.2 Um competidor coloca qualquer dispositivo mecânico dentro da área do Dojô para apoiar o seu corpo.
7.7.1 Faça as seguintes ações:
7.7.2.1 Peça a paralisação da partida sem razões apropriadas
7.7.2.2 Demore mais de 30 segundos para retomar a partida, exceto caso o juiz anuncie uma extensão de tempo
7.7.2.3 Faça ou fale algo que ponha em risco a equidade da partida

8. Penalidades

8.1 Competidores que violarem os itens 2.2 e 7.6 dessas regras perderão a partida. O Juiz dará dois pontos de Yukô ao oponente e pedirá ao(s) violador(es) que saiam da área do Dojô. O(s) violador(es) não terá(ão) nenhum direito.
8.2 Cada violação branda descrita no item 7.7 será acumulativa. Duas destas violações serão convertidas em um ponto de Yukô para o adversário.
8.3 As violações descritas no item 7.7 deverão ser acumuladas apenas durante a partida em vigência.

9. Lesões e Acidentes Durante a Partida

9.1 Requisição de Paralisação da Partida Um competidor pode requerer a paralisação da partida quando ele ou algum membro de sua equipe sofrer uma lesão ou sofrer um acidente e não puder continuar a partida. Lesões e acidentes causados propositalmente para paralisar a partida implicarão na desclassificação da equipe da competição.
9.2 Impossibilidade de Continuar a Partida
Quando uma partida não puder continuar devido à lesão ou acidente com um competidor, o causador dessa lesão ou acidente perderá a partida. Quando não for claro qual equipe é a responsável, aquela que não puder continuar a partida ou que solicite a paralisação será declarada a perdedora.
9.3 Requisição por Parte de uma Equipe para Cuidar de uma Lesão ou Acidente
A decisão sobre a continuação de uma partida paralisada em caso de lesão ou acidente ficará a cargo
dos juízes. Tal processo não poderá demorar mais de 5 (cinco) minutos.
9.4 Yukô Dado ao Competidor que Não Continuará
O vencedor determinado de acordo com o item 9.2 deverá ganhar dois pontos de Yukô. O perdedor que já tiver conquistado um ponto de Yukô será computado como tal. Quando a situação descrita no item 9.2 ocorrer durante uma partida estendida, o ganhador receberá apenas um ponto de Yukô.

10. Declaração de Objeções

10.1 Nenhuma objeção deverá ser declarada contra a decisão dos juízes.
10.2 O Capitão de uma equipe pode apresentar objeções aos organizadores do evento antes do fim da partida, se houver dúvidas quanto à correta aplicação dessas regras. Caso não haja nenhum membro da organização do evento presente, as objeções poderão ser apresentadas aos juízes antes do fim da partida.

Comentários