Arena Robothink - Seguidores de linha OBR Champions League

24 Jul 2015 17h Centro de Convenções de Pernambuco

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

JSday Recife

O JSday é um evento imersivo focado em Javascript e tudo o que essa linguagem tem a oferecer.

Seguidores de linha


Regras

Introdução


Nome da Modalidade:
Seguidor de Linha
Número de Robôs por Partida:
1
Duração da Partida:
3 minutos
Dimensões máximas dos Robôs:
250x250x200mm
Especificações do Circuito:
Verificar item 3 : “O Percurso”
Especificações de Controle:
Autônomo

ATENÇÃO:
Cada robô poderá participar apenas de uma única categoria durante o evento, por exemplo: um robô inscrito na categoria de combate não poderá participar na categoria de seguidor de linha e vice­versa.

Especificações dos Robôs

1. Os robôs devem ser totalmente autônomos e com todos os componentes embarcados. Não pode ser controlado externamente por fio ou por rádio, com exeção para ser iniciado. 

2. Nenhuma adição, remoção ou alteração de hardware ou software poderão ser feitas durante a competição. Porém pequenos reparos serão permitidos. 

3. ORobônãopodeexceder250mmdecomprimento,250mmdelargurae200mm de altura, não podendo alterar suas dimensões durante a partida. 

4. O Robô não poderá possuir nenhum tipo de mecanismo de sucção para aumentar a força normal em relação ao solo. 


O Percurso

A superfície da pista será branca, feita com uma ou mais placas de MDF revestidas com manta de borracha branca, portanto eventuais emendas de placas serão necessárias para compor toda a área do percurso, para tal possíveis desníveis poderão ocorrer, a organização tentará minimizá­los da melhor maneira possível adicionando fita branca em todas as emendas. De qualquer forma os robôs devem ser capazes de superar tais desníveis (± 1mm).
O percurso será indicado por uma linha preta de 19±1mm de largura. O comprimento total da linha será no máximo 60m.
A linha consistirá em combinações de retas e arcos. A linha poderá cruzar sobre ela mesmo.
Quando houver um cruzamento, o ângulo de intersecção das linhas será de 90±5°, e o robô deverá seguir em frente. No cruzamento terá 250mm antes e 250mm depois de linha reta.
A área a qual se extende entre o ponto de partida e o ponto de chegada, considerando 200mm à direita da linha e 200mm à esquerda da linha é denomindada "àrea de partida­chegada"
A linha de partida e a linha de chegada serão localizadas em uma reta do percurso. A linha de chegada será localizada à um metro para traz da linha de partida. Haverá marcações no lado direito da linha (em relação ao sentido do percurso), indicando o ponto de partida e o ponto de chegada (vide figuras 2 e 3).
A linha 250mm antes e 250m m depois da "àrea de partida ­ chegada" será reta. O raio dos arcos será de pelo menos 100mm.
Haverá uma marcação no lado esquerdo da linha (em relação ao sentido do percurso) no ponto em que houver alteração da curvatura (vide figura 4) .
O circuito será totalmente plano. Porém poderá ser incluído inclinações de até no máximo 5°.
As cores da linha e da pista estão sujeitas à possíveis variações, dependendo do fornecedor dos materiais utilizados na confecção dos mesmos, porém existe um grande contraste entre o preto da faixa e o branco da pista.

A Partida

Definição

1. Seguidordelinhaéumacompetiçãonaqualrobôsautônomosdevemseguirum 
trajeto determinado por uma linha. Vence o robô que finalizar o trajeto em menor tempo. 

2. O robô deverá percorer o circuito tomando como referência a linha preta. O corpo do robô deverá sempre ficar sobre a linha. Caso o robô saia completamente de cima da linha preta, será considerado que o robô saiu do percurso é invalidada a volta. 

3. Paracadarobôseráconcedido3tentativas,de3minutoscada,porround. 

4. O robô deverá iniciar na marcação de partida e percorrer o circuito na direção correta dentro do prazo estipulado de 3 minutos. 

5. O robô deverá automaticamente parar dentro da "area de partida ­ chegada" e permanecer parado pelo menos 10 segundos após completar uma volta. 

6. Seráconsideradoomenortempoentretodasastentativas. 

7. O tempo da volta será medido entre o instante de tempo em que o sensor na linha de partida do circuito detectar o robô e o instante de tempo em que o sensor da linha de chegada do circuito detectar o mesmo robô. Entretanto o tempo não será considerado enquanto o robô não passar completamente pela linha de chegada. 

8. Uma volta será considerada válida quando o robô terminar o percurso e permanecer pelo menos 10 segundos parado na "área de partida ­ chegada" e será cancelada quando o robô sair do percurso. 

9. Após terminar uma volta, o operador não poderá fornecer informações ao robô sobre o trajeto e não poderá incluir, revisar ou alterar informações deste tipo durante a competição. 

10.Após iniciada a partida, não será permitido encostar no robô sem a autorização do juiz.

11.A luz ambiente será normal à luz comumente utilizada em ambientes fechados. Não serão aceitos pedidos para alteração da luz ambiente.
12.O juiz poderá solicitar informações sobre o robô se julgar necessário.
13.O Juiz tem o poder de desclassificar um robô e/ou tomar qualquer decisão que ache pertinente durante a competição.

Round

O Round é composto por todas as equipe classificadas para a fase. E terá as seguintes regras:

1. Cadaequipeterá3tentativasporround. 

2. Noiniciodoroundojuizfaráumsorteioparaindicaravezdecadaequipe.Após 
essa etapa sabemos quem será a primeira equipe a participar, a segunda até 
que todas as equipes participem. 

3. Os últimos colocados de cada round serão eliminados. O juiz dirá quantas 
equipes passaram para o próximo round. 

4. A equipe não é obrigada a participar na sua vez do round, poderá passa a vez 
para o próximo eliminando assim uma tentativa. Por exemplo:

● Se na primeira rodada uma equipe obteve o melhor tempo e a equipe acha que as outras equipes não conseguirão fazer um tempo abaixo do seu ela pode optar por passa a vez. 

● Se a equipe sentir que com a sua pontuação atual ela não ficará de fora da próxima fase. 

● Se a equipe não quiser correr nas primeiras corridas e desejar passar a vez também poderá usufruir dessa regra. 

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