arquitetura in loco

24 Set 09h Recife-PE

  1. APRESENTAÇÃO
"ARQUITETURA IN LOCO" é um curso sobre arquitetura, ministrado na própria obra arquitetônica, pelo autor do projeto.
Aulas com os grandes Mestres da arquitetura em obras icônicas.
É um projeto inovador, ousado e inédito em Pernambuco, que se apoia numa metodologia inspiradora e que traz resultados incríveis.
Acreditamos que o modelo do curso complementa o método tradicional de ensino aplicado pelas faculdades de arquitetura, abordando, na prática, o tema da dimensão experiencial da arquitetura.

PÚBLICO-ALVO
O curso é livre, sem restrição de formação acadêmica. Serão bem-vindos todos que queiram viver essa nova experiência e colaborar com o aprendizado coletivo.

O CURSO
"ARQUITETURA IN LOCO" é um projeto de caráter permanente. Porém, o curso é dividido em módulos independentes. Essa inscrição é referente apenas ao módulo 01, que será ministrado em Recife. Cada módulo terá um tempo total de duração de até seis meses, sendo uma ou duas aulas por mês de duas horas. Cada aula será ministrada por um arquiteto convidado, numa obra de relevância de sua autoria, acompanhado do organizador e de até 40 alunos.
O deslocamento ao local da aula é de responsabilidade de cada participante. Sugerimos que o trajeto já seja encarado como parte fundamental para uma perfeita compreensão do objeto de estudo.

CRONOGRAMA
As aulas acontecerão sempre aos sábados, as 9:00 horas da manhã. Poderão sofrer alterações, em virtude principalmente de uma eventual indisponibilidade do "arquiteto palestrante" ou do local. Caso isso aconteça será informado com antecedência.

Segue abaixo as datas das visitas, obras de arquitetura escolhidas e arquitetos convidados:

24 de Setembro - Casa/Ateliê de Wandenkolk Tinoco - Wandenkolk Tinoco
08 de Outubro - Novo Prédio da Globo - Carlos Fernando Pontual
29 de Outubro - Casa no Engenho Queira Deus - Paulo Raposo Andrade
12 de Novembro - Terminal Marítimo de Passageiros do Recife - Moisés Andrade
26 de Novembro - Edifício Mirage - Fernando Diniz
03 de Dezembro - Anexo do Museu do Estado de Pernambuco - Ricardo Pessoa de Melo


OBJETIVO
Acreditamos na arquitetura como agente transformador da vida das pessoas. Queremos participar dessas mudanças com responsabilidade. Para nós, a melhor forma de aprender arquitetura é vivenciando grandes obras, de grandes mestres, na companhia deles. Dessa forma, teremos uma visão mais crítica em relação aos espaços da cidade e poderemos contribuir com uma arquitetura mais apropriada.

ORGANIZAÇÃO
A organização do curso será de responsabilidade de Leonardo Allouchie, arquiteto formado pela Universidade Federal de Pernambuco e atualmente sócio no escritório Allouchie Arquitetos. Com mais de dez anos de atuação profissional no Brasil, assinou projetos construídos em Pernambuco, Bahia e Mato Grosso. Tem experiência internacional de um ano e meio em Angola, onde participou de vários projetos e obras importantes na famosa "Reconstrução Nacional".

Leonardo já visitou mais de 10 países em quatro continentes, sempre vivenciando obras de arquitetura de grande relevância.

Comentários