O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Venha aprofundar seus conhecimentos e perspectivas nessa importante área de atuação estética digital contemporânea com Guilherme Kujawski



Conteúdo
Fala-se muito hoje sobre a importância da chamada artemídia no contexto do arte contemporânea, tanto no Brasil, como no exterior. Levando em conta a falta de informação latente e a complexidade do tema, o curso pretende analisar curiosidades, contradições e potenciais dessa forma de expressão, levando em conta a demanda (teórica e prática) da parte do público, do universo acadêmico e das instituições.


Plano de Aulas

Aula 1
O que artemídia?
Valendo-se de um método interpretativo, o primeiro módulo trata da genealogia do gênero comumente chamado de artemídia, começando pelas primeiras iniciativas artísticas com suportes eletrônicos (vídeoarte) e terminando nas atuais expressões em mídias digitais (arte digital, game art, etc.).

Aula 2
O passado da artemídia
Panorama das primeiras manifestações artísticas e exposições de artemídia.

Aula 3
O presente da artemídia
Apresentação sobre o papel da artemídia no sistema atual das artes, tanto no cenário nacional como no internacional. Por meio de análise crítica, o módulo discute a interação problemática entre artemídia e arte contemporânea.

Aula 4
O futuro da artemídia
Com o amadurecimento da artemídia como forma de arte, já se pode falar em gêneros e sub-gêneros, como arte eletrônica, arte digital (arte generativa, arte computacional), arte na internet, arte robótica, etc.

Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), preferencialmente relacionados ao campo artes visuais (estudantes, pesquisadores e profissionais)


Materiais necessários
Materiais para anotação

Guilherme Kujawski
Jornalista de tecnologia, autor de ficção científica e produtor cultural. Desde 1993, colabora em diversos veículos com artigos e ensaios sobre novas mídias e tecnologias. Entre 2000 e 2002, foi editor de tecnologia da revista CartaCapital. Nos últimos dez anos concebeu e organizou eventos na área de arte tecnológica para o Instituto Itaú Cultural, onde também editou CIBERCULTURA, revista sobre arte, ciência e tecnologia. Em 1994 publicou o romance “Piritas Siderais” (Editora Francisco Alves). Tem mestrado em História da Mídia Arte pela Universidade de Donau, Áustria.

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado, 1971, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários