O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

SindiVarejista de Campinas e Região

Sindicato Patronal representante legítimo das empresas comércio varejista de Campinas e Região

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a participação dos diferentes agentes para o seu cumprimento, com ênfase para o varejo.


resíduos-sólidos.jpgO SindiVarejista promove no dia 19 de julho, das 8h30 às 11h30, uma rodada de debate sobre Resíduos Sólidos voltado para o varejo. O evento terá a participação de especialistas e agentes municipais que já iniciaram trabalhos que visam atender a Política Nacional sobre tema.

No dia serão discutidas ações que estão sendo feitas em relação à gestão de resíduos em Campinas e região pelos diferentes agentes da sociedade. A intenção é promover um diálogo e comunicar essas ações, além de esclarecer os diferentes papeis na cadeia do processo, visando principalmente o setor varejista.

O Brasil já ocupa o 5º lugar entre os maiores produtores de resíduos do mundo e apenas 3% de todo o lixo é reciclado. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada em dezembro de 2010, materiais sem condições de reuso devem retornar ao fabricante por meio da chamada logística reversa e o comércio terá um papel importante nesse processo.

O debate tem a intenção de apresentar como anda o desenvolvimento das ações no município por meio de dados, expectativas e indicadores das ações que estão sendo realizadas. Também quer esclarecer o papel do varejo na aplicabilidade e principalmente no êxito dessa política.

A roda de debate trará personagens públicos que já aplicam o sistema. Entre os convidados está o diretor da coordenadoria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas, Alexandre Gonçalves, que falará um pouco sobre o sistema de Campinas abordando o custo de todo o processo. O vereador Luiz Carlos Rossini, também já confirmou presença e vai falar sobre o panorama legal da política.

Campinas produz mil toneladas de lixo por dia, apenas em residências. A logística reversa contribui de forma muito significativa para a redução do consumo de matéria-prima e, consequentemente, danos ao meio ambiente. Na prática, por exemplo, que uma empresa fabricante de pneus deverá receber de volta seus produtos já usados. O consumidor, após usar os pneus, deverá encaminhá-los a postos de coleta específicos onde serão retirados pelo fabricante. Já o fabricante reutilizará estes pneus usados, após passar por determinados procedimentos, na linha de produção de pneus novos ou outros produtos. Este instrumento está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja implementação deveria ter ocorrido em todo o país em 2015, o que não aconteceu.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, é fundamental a participação dos varejistas no debate sobre o tema. “Todos precisam entender e compreender as mudanças que estão previstas e que também já estão acontecendo em nossa sociedade. Todos têm seu papel nesse ciclo”, disse. “É preciso conversar e informar sobre o que cada um tem feito dentro desse processo. Tem muita prática que vale conhecer e multiplicar,” concluiu Sanae.

Serviço:

Dia 19/07, das 8h30 às 11h30

Local: Rua General Osório, 883 – 4º andar. Centro, Campinas-SP

Incrições: (gratuito)

Informações pelo telefone: (19) 3775-5560
LOCAL

Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista

Rua General Osório, 883, Centro, Campinas - São Paulo, Brasil
Campinas, São Paulo

Comentários