Bate-papo com Fernando Mendes

24 Jun 19h Fabrique MakerSpace

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Fabrique Maker Space

O Fabrique é um maker space que une fabricação digital à marcenaria tradicional. Um espaço colaborativo, onde compartilhamos ideias e ferramentas que auxiliam na criação de produtos e protótipos. É um modelo de trabalho e experiência que traduz a atual necessidade unindo processos e viabilizando ideias através das novas tecnologias, assim como das tradicionais. Nós oferecemos consultorias, oficinas, cursos e palestras com a intenção de disseminar a cultura maker.

Fernando Mendes de Almeida vai estar no Fabrique no dia 24 de junho em um bate-papo super legal sobre seu modo de trabalho, suas experiencias na criação e fabricação, ou como o próprio Fernando intitula, as duas ciências num só ofício. E, irá falar também da marcenaria como meio de expressão e sua trajetória profissional.

Fernando, cursou Desenho Industrial na Escola de Belas Artes da UFRJ e Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Integradas Bennett, autodefinindo-se como designer-marceneiro, ou artífice, e confessa: “o próprio fazer da marcenaria me inspira”.
De fato, a madeira não é apenas a matéria prima com que ele cria beleza e funcionalidade; ela é também sua musa inspiradora, antecipando-se às vezes ao desenho, que em geral vem antes. O amor a um material que está na origem do país a que deu nome se manifesta pelo respeito com que o trata, adotando a transparência como estética e as imperfeições, os “defeitos”, como atributos. Aqui, não se procura escamotear os nós, os veios, as estrias, a textura irregular. Ao contrário, eles são expostos.
Chama a atenção também nas cadeiras, poltronas e mesas de Fernando o fato de não terem quinas, pontas, nem arestas. Os ângulos retos são suavizados pelos contornos e pelo arredondado das formas. É como se ele quisesse citar Oscar Niemeyer, que dizia: “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível. O que me atrai é a curva livre e sensual”. Também a sua idéia de não ser o “criador absoluto”, e sim de incorporar o acaso e os erros ao processo de elaboração, faz lembrar a “contribuição milionária de todos os erros”, de Oswald de Andrade.

Não por acaso, a peça de que ele mais gosta é a bela “Cadeira Santos Dumont”, com a qual quis “homenagear o inventor do avião e nosso primeiro designer”. Fernando avança sem deixar de olhar para trás."
Zuenir Ventura, escritor, jornalista e ex-professor da ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial

http://fernandomendesdesigner.com.br/fernando-mend...

Local: Av. Polônia, 1073 - São Geraldo (próximo da Av. São Pedro)
Data: 24 de Junho (sexta-feira)
Horário: 19h às 21h.
Valor: 40,00

Ele também estará ministrando um workshop prático nos dias 25 e 26 de junho, onde o participante criará um produto em conjunto com Fernando levando o resultado para casa, mais detalhes no link abaixo:
http://www.eventick.com.br/oficina-com-fernando-mendes
Comentários