Big Data Eleitoral

06 Nov 2013 10h - 06 Nov 2013 13h Mercure Brasilia Lider Hotel

 Big Data eleitoral: 

 

Combinando inteligência, pesquisa e redes sociais para desvendar o comportamento dos eleitores.

 

As tradicionais pesquisas qualitativas e quantitativas continuam a contribuir para a interpretação do comportamento das pessoas, em particular, das suas escolhas. Com o advento das redes sociais e do reconhecimento de que emoções incentivam as decisões dos eleitores, novas ferramentas de pesquisas surgem com o objetivo de desvendar o comportamento humano. As manifestações dos usuários nas redes sociais estão sendo frequentemente monitoradas com o objetivo de identificar e decifrar suas opiniões. As pesquisas tradicionais e o monitoramento das redes sociais combinados, além de técnicas estatísticas adequadas, formam o Big Data eleitoral, que contribui para o aperfeiçoamento da constante atividade de compreensão do comportamento do eleitor.

Temas que serão abordados no Evento:

 

  1. Como pesquisa de mercado e monitoramento de redes sociais podem ser combinados para a inteligência política.
  2. O que é Big Data e suas aplicações práticas em inteligência.
  3. Análise do Case Obama (Big Data).

 

Talkers:

 

Adriano Oliveira é Doutor em Ciência Política. Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Sócio da Contexto Estratégia. Estrategista. Colaborador do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Autor de variados artigos e livros sobre pesquisas e comportamento eleitoral, dentre os quais "Eleições e pesquisas eleitorais - Desvendando a caixa-preta, Editora Juruá, 2012".

 

 

 

Alessandro Lima é CEO da E.life e fundador do E.life Group, especializada em inteligência, relacionamento e Big Data a partir de dados coletados em redes sociais. Mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Jornalismo pela UFPE.

 

Comentários