Body Mapping - v.1 projeção e interatividade

22 Ago 2015 09h - 23 Ago 2015 13h LILO

Body Mapping é um projeto inédito de Lina Lopes, resultado de uma parceria anterior com Cynthia Domenico na obra Framing body. A oficina consiste na primeira de uma série de oficinas que pretendem apresentar algumas técnicas de uso do corpo como objeto e suporte de projeção. Esta versão trata do corpo que dança, interage e escolhe seu próprio enquadramento. A partir desta escolha, a imagem projetada tem suas propriedades gráficas modificadas no curso do tempo, se adequando em tempo real como um live video-dança. O objetivo dos encontros é fazer um dispositivo físico interativo com câmera e botões, utilizar a linguagem do VJing e efeitos especiais para manipular as imagens do corpo e ao final, mapear esta projeção em um espaço. Para tanto, se propõe a utilização de câmeras que realizam a leitura do posicionamento e contorno de corpos no espaço. Estas informações são analizadas por um software de manipulação de imagem em tempo real, que utilizam a informação proveniente das câmeras para gerar imagens que dialogam com o espaço desse corpo virtualizado. Estas imagens geradas retornam ao espaço físico por meio da projeção.


PROGRAMA

Carga horária: 16hs em 4 módulos:

Módulo 1 - Dançando para a tela com Cynthia Domenico
Data: 22/ 08 Das 9h às 13h.
O tema desta encontro é a videodança, novo gênero de caráter intermidiático, no qual a dança, além de ser um elemento central, afeta e é afetada pela cinematografia, uma vez que o frame torna­se o novo espaço através do qual a coreografia é observada. Neste encontro de 4 horas o participante será apresentado ao vasto campo da videodança em uma perspectiva histórica e discorrerá sobre metodologias e abordagens criativas que auxiliam o artista a criar uma dança especificamente para o quadro fotográfico.

Módulo 2 - Interatividade com Processing e Arduíno com Lina Lopes
Data: 22/ 08 Das 14h às 18h.
Aqui serão apresentados conceitos básicos da plataforma processing e como utilizar a leitura de webcams para interatividade. Também será construído um sistema de botões que utilizam arduíno para se comunicar com o processing e ativar as imagens da câmera.

Módulo 3 - VJing das imagens da câmera com Lina Lopes
Data: 23/ 08 Das 9h às 13h.
Neste encontro os participantes serão introduzidos a um software de manipulação de imagem em tempo real, criando efeitos, camadas, distorções e outros sobre a imagem captada da câmera.

Módulo 4 - Projeção Mapeada com Lina Lopes
Data: 23/ 08 Das 14h às 18h.
Os participantes serão introduzidos às possibilidades de uso da projeção mapeada. Serão propostos exercícios de experimentação com a imagem captada da câmera, efeitos criados em tempo real e projetados em superfícies pouco convencionais.

Pré-requisitos: acima de 14 anos e plataforma Mac OS.
Público-alvo: Artistas, pesquisadores de linguagem audiovisual, educadores, desenvolvedores, atores, performers e todos aqueles interessados em artes do corpo vinculadas às possibilidades tecnológicas acessíveis.

MINIBIO
Cynthia Domenico é artista multimídia. Trabalhou com diretores como Jorge Garcia, Guy Alloucherie, Claudia Müller, Leticia Sekito, entre outros. Em 2010 ganhou o Prêmio Mostra de Artistas no Exterior da Fundação Bienal de São Paulo com a performance “Como nascem as estrelas?”. Desde 2007 pesquisa a transmidialidade na dança e cria coreografias por meio de diferentes mídias.

Lina Lopes graduada em Audiovisual na Universidade de São Paulo, especializada em Iluminação e Design e mestranda em Design e Tecnologia na Anhembi Morumbi, pesquisa a relação entre corpo, espaço, linguagem da fotografia, do vídeo e das arte&tecnologias. Em novas mídias e tecnologias trabalha com montagem de instalação interativa, programação no hardware micro-controlador “arduíno” e em softwares de manipulação de imagem em tempo real. Atualmente dirige o espaço LILO voltado para inovação e tecnologias emergentes, coordenando a parte de engenharia e soluções de mapping e programação.

LOCAL

LILO

Rua Harmonia, 797 - Sumarezinho, SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários