Workshop Internet das Coisas

19 Out 2016 18h - 19 Out 2016 21h Brasília Fab Lab

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Brasília Fab Lab

Venha aprender as novas maneiras de criar (quase) tudo! O Brasília Fab Lab é um laboratório de criação e de prototipagem rápida de objetos e ideias, onde você é o inventor.

A Internet passou por mudanças drásticas desde sua disseminação global nos anos 90, sendo que a mais recente veio com a revolução mobile. O que muita gente não sabe é que a próxima revolução já está chegando, e ela promete uma explosão ainda maior de dados trafegando na rede. Essa revolução tem sido chamada de "Internet das Coisas".

A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, ou melhor, IoT) oferece um olhar tanto telescópico e microscópico no mundo, antes invisível, entre pessoas, máquinas e objetos físicos. Ao colocar mecanismos que garantem conectividade a Internet, agora é possível não apenas rastrear objetos e coletar novos tipos de dados mas também permite combinar esses dados para gerar um nível maior de informação e conhecimento.

Com essa conexão, é possível fazer sentido do movimento entre quase tudo, incluindo pessoas, animais, veículos, correntes de ar, vírus e muito mais. Podemos reconhecer relacionamentos e prever os padrões que são complexos demais para a mente humana e os sentidos de entender, tais como a condição de uma ponte ou uma estrada ou a física da atmosfera em uma escala modular. Ela também pode suportar sistemas que operam independente de supervisão humana e, incrivelmente, ficar mais esperto por conta própria ao longo do tempo.

A Internet das Coisas vai tocar em quase todas as partes das nossa vidas nos próximos anos e promete uma mudança mais rápida e profunda do que qualquer outra tecnologia já fez. Não é uma questão se vai acontecer ou não, mas sim de como exatamente irá acontecer e o quanto isso vai mudar o mundo.

ESP8266.jpg
Módulo Wi-FI ESP8266

Nesse workshop, vamos ver como usar um módulo Wi-Fi, o ESP8266, para criar um dispositivo wireless conectado à internet. Sendo um dos módulos mais baratos oferecendo processamento e conectividade, é uma ótima opção para surfar essa nova onda!

O que trazer:
Um notebook

Requisitos:
Recomendável conhecimentos básicos em Arduino, mas não obrigatório







LOCAL

Brasília Fab Lab

Brasília Fab Lab - Asa Norte, Brasília - DF, Brasil
Brasília, Distrito Federal

Comentários