Câncer e fosfoetanolamina: Conceitos biológicos, químicos e bioéticos

28 Mai 2016 14h - 28 Mai 2016 16h CCLi, Consultoria Linguística

A principal característica das provas do ENEM é a interdisciplinaridade. Pensando nisso, criamos o curso ENEM INTERDISCIPLINAR, aulas com professores de diversas áreas sobre temas atuais escolhidos a partir das competências e habilidades do edital da prova nacional.

O nosso primeiro encontro foi no mês de maio: Movimentos e Políticas LGBT (foto acima). A próxima aula do curso será: Câncer e fosfoetanolamina, conceitos biológicos, químicos e bioéticos.

Por que esse tema é importante para o Enem?

Separamos abaixo as competências, habilidades e o conteúdo programático do ENEM que justificam a escolha desse tema:

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Como você pode ver esse tema é relevante na atualidade e corresponde a competências e habilidades do ENEM.

CRONOGRAMA

• 14h00 - 14h10 | Entrega do material e apresentação.

• 14h10 - 14h40 | Bases celulares do câncer e tratamentos convencionais
Prof. Me. Renan Garcia de Oliveira, professor de biologia
“Neste encontro será discutido as alterações no ciclo celular que levam ao processo de carcinogênese e, posteriormente, a casos de metástase. Também serão abordados os tratamentos mais utilizados no combate ao câncer”.

• 14h40 - 15h | Fosfoetanolamina: mecanismo de ação e perspectivas
Prof. Me. Lucas Vinícius Trindade, professor de química
“Seria a Fosfoetanolamina uma promessa de cura? Seria também um tratamento seguro? Discutiremos neste encontro a estrutura química e o mecanismo de ação da droga em células tumorais. Abordaremos os impasses acerca de sua distribuição e utilização em humanos”.

• 15h - 15h30 | Bioética, legislação e suas implicações sociais
Prof. Alvaro Trigo Fernandes, professor de sociologia
“A bioética é o estudo das implicações morais de decisões que envolvem essencialmente a vida, a morte e a qualidade de vida das espécies (humanas ou não). Neste pequeno apanhado sobre o tema, o aluno se defrontará com exemplos reais e atuais envolvendo o tema, ao mesmo tempo que aprofundará o conceito de direito à vida presente nos Direitos Humanos, conhecerá legislações atuais (no Brasil e no mundo) que envolvem o tema e também suas implicações práticas no cotidiano humano.”

• 15h30 – 16h | A redação do Enem
Profa. Letícia Salviatti, professora de redação
“Discutiremos a estrutura da redação do ENEM e trabalharemos uma proposta de redação relacionada ao tema central do nosso encontro”.
Comentários