Carlos Ebert em Porto Alegre

11 Out 2016 08h - 16 Out 2016 22h Nós Coworking

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Armazém de Conteúdo

Formado pela produtora Pam Hauber e pela designer Helena Agra, o Armazém de Conteúdo surge para suprir a falta de cursos, palestras e workshops nas áreas de audiovisual, cultura, design, moda e estética, na cidade de Porto Alegre/RS. A proposta é oferecer cursos que estejam alinhados com a demanda do público, possibilitando o acesso ao conteúdo de profissionais tanto de fora, como de dentro do estado. Cursos já realizados pelo Armazém do Conteúdo: - Direção de Arte para Cinema, com a professora Monica Palazzo da Academia Internacional de Cinema - Novembro de 2013, no Santader Cultural. - Cinematografia Digital – Teoria e Prática, com o diretor de fotografia Carlos Ebert - Novembro de 2014, na Aldeia. O Armazém de Conteúdo se compromete a oferecer uma programação dinâmica e diversificada buscando sempre novidades, qualidade e inovação para os colegas que, como o Armazém, adoram estar em constante aprendizado. Quem são as gurias? Pam Hauber | Produção e Comunicação Graduada em Produção Audiovisual pela PUCRS e especializada em Direção de Fotografia Avançada pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo Helena Agra | Design e Comunicação Graduada em Design Gráfico pela UniRitter e cursando especialização em Criação e Produção de Conteúdos Digitais também na UniRitter Fernanda Severo | Produção Graduada em Produção Audiovisual pela PUCRS Thais Gomes | Social Media Graduanda em Publicidade e Propaganda pela PUCRS

ARMAZÉM DE CONTEÚDO e CARLOS EBERT renovam sua parceria e o mestre estará de volta a Porto Alegre dias 11, 12, 14, 15 e 16 de outubro trazendo seus cursos: “Olhar, ver, gravar” e o inédito “Cinematografia Noturna”. Os cursos serão ministrados no NÓS COWORKING.

Olhar, Ver, Gravar - por Carlos Ebert, ABC

11 e 12 de outubro

8h30 às 13h

14h às 17h30



O que acontece por trás dos seus olhos - em sua mente, nos momentos que antecedem posicionar a câmera, enquadrar, focar, expor e gravar?



Examinando os múltiplos aspectos envolvidos nessa questão, iremos percorrer a fisiologia da visão, a percepção e a cognição visual, e antes disso, a óptica física e geométrica, investigando as interações da luz visível com a matéria, antes mesmo dela atingir a retina e ser convertida em pulsos elétricos.



Da retina ao sensor da câmera, inúmeras decisões são tomadas – muitas delas sem que sejam percebidas todas as motivações associadas. Tornar o processo consciente, longe de inibir a criatividade, alimenta-a com conhecimentos que a ampliam por abarcarem outros campos do conhecimento que até então permaneciam fora do processo de criação cinematográfico.



Olhar, Ver, Gravar, oferece uma abordagem multidisciplinar única, que pretende modificar a forma com que você se expressa visualmente através das imagens em movimento. Dois dias de imersão na imagem que permanecerão como referência para todos que lidam com o audiovisual na atualidade em todos os seus suportes e mídias.





Cinematografia Noturna
por Carlos Ebert, ABC


14, 15 e 16 de outubro

Das 16h às 22h



Conteúdos abordados:



- Contraste e percepção visual. Contraste e aspecto da imagem. Contraste e gêneros cinematográficos. O que define a aparência de um pixel (sensel)? As 3 variáveis: brilho - hue – saturação. Cor e narrativa cinematográfica. Cores “frias” e “quentes”. Formação das paletas de cor. Princípios adotados: análogas, complementares, tríades etc... Programas para formação de paletas de cor (Adobe Kuler).



- Características da luz na cinematografia. Análise do espectro e espectrograma. Temperatura de cor e IRC (índice de reprodução de cor). Espaços de cor nos diversos formatos de captação e gravação de imagens cinematográficas. Cor legal e cor ilegal. RAW e Sub amostragem de cor nos codecs (4:2:2, 4:2:0, 4:1:1 etc...)



- Iluminando um set para obter o efeito interior noite. Definindo a relação de contraste (luz principal + luz de recheio / luz de recheio ou Key + fill to fill only) A mistura de temperaturas de cor como recurso narrativo. Escolhendo as fontes de luz. Natureza das fontes de luz (dura, espalhada, difusa, rebatida etc...). Uso de croma key em portas e janelas. Noite em croma. Uso de painéis fotográficos em portas e janelas. Práticas no set.

- Iluminando um set para obter o efeito exterior noite. Campo e cidade. O conceito de “luz residual” na cidade. As luzes pré-existentes (practical lights) e sua integração na cena. Utilizando as distorções espectrais da fontes com IRC baixo. Iluminando grandes áreas. A utilização dos reflexos (chão molhado).



PROFESSOR

Carlos Ebert, ABC iniciou sua carreira em 1966 como fotografo still no Rio de Janeiro. A partir de 1968 passou a atuar como operador de câmera, diretor de fotografia e diretor. Profissional atuante até os dias de hoje, realizou centenas de filmes publicitários, longas e curtas metragens de ficção e documentários para cinema e televisão, vídeo clips, séries e especiais para TV, e institucionais. Como professor especializou-se em workshops com o conteúdo voltado as novas tecnologias e a cinematografia digital. Segue a citação de alguns trabalhos realizados como Diretor de Fotografia em longas metragens: O Bandido da Luz Vermelha, O Rei da Vela, Fé, A Ilha do Terrível Rapaterra, Do Luto a Luta, Um Homem de Moral e Circular – em curtas metragens: O Lobisomem, Lavrador, São Paulo 3 Pontos, À Margem da Imagem, Satori Uso, Haruo Ohara, Cine Camelô – em séries e especiais de TV: Siesta e fiesta, As Aventuras do Capitão Bandeira, Um Norte para o Sul, Brasília dos 500 Anos, Gal Costa: Do Tropicalismo aos Dias de Hoje, O Fim das Utopias, e muitos outros.

CV COMPLETO:

http://carlosebertcinematographer.blogspot.com.br/...

CERTIFICADO

Os alunos que tiverem 75% de presença receberão certificado.

VALORES

“OLHAR, VER, GRAVAR” – valores incluem almoço no NÓS COWORKING



LOTE 1 – INSCRIÇÕES ATÉ 08 DE SETEMBRO

R$940,-



LOTE 2 – INSCRIÇÕES DE 09 A 22 DE SETEMBRO

R$1.165,-



LOTE 3 – INSCRIÇÕES DE 23 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO

R$1.400,-



“CINEMATOGRAFIA NOTURNA”



LOTE 1 – INSCRIÇÕES ATÉ 08 DE SETEMBRO

R$1.340,-



LOTE 2 – INSCRIÇÕES DE 09 A 22 DE SETEMBRO

R$1.665,-



LOTE 3 – INSCRIÇÕES DE 23 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO

R$1.910,-



COMBO – “OLHAR, VER, GRAVAR” + “CINEMATOGRAFIA NOTURNA”



LOTE 1 – INSCRIÇÕES ATÉ 08 DE SETEMBRO

R$2.166,-



LOTE 2 – INSCRIÇÕES DE 09 A 22 DE SETEMBRO

R$2.688,-



LOTE 3 – INSCRIÇÕES DE 23 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO

R$3.145,-



DESCONTOS

5% para associados SIAV no primeiro Lote.

IMPORTANTE

Para que o curso aconteça é necessário que haja um número mínimo de inscritos, caso contrário o dinheiro será devolvido integralmente.



LOCAL

Nós Coworking

Shopping Total - Avenida Cristóvão Colombo - Floresta, Porto Alegre - RS, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários