Ciclo de Debates Inovações em Mobilidade Urbana

03 Nov 2015 19h Instituto LIng

Com a velocidade vertiginosa das inovações, cresce o hiato entre o fato e sua regulamentação. No transporte de pessoas nas cidades, como já acontece na hospitalidade, no entretenimento e na saúde, as mudanças difundidas com a popularização dos smartphones não são menos intensas. Do bikesharing ao Demand Responsive Transportation, as novas soluções para a mobilidade urbana demandam uma legislação adaptada às novas realidades tecnológicas e comportamentais.Com a recente oferta de novos serviços para diminuir a dependência do automóvel, emerge o debate sobre a questão regulatória: • Quais são os novos serviços? • Como estes serviços estão sendo tratados em diferentes cidades do mundo? • Que ameaças podem estar contidas neles? • Como abrir espaço para as inovações sem gerar conflitos sociais insanáveis? • Como inovações de impacto exponencial podem beneficiar a maioria da população e os consumidores em especial? Que métricas utilizar para essa avaliação? • Que externalidades sociais devem ser perseguidas? Diminuição do tráfego? De emis-sões? Mais acessibilidade? • Como abrirmos espaços de mudança que tragam vigor e bem estar à sociedade evitando, ao mesmo tempo, a captura particularista por um setor ou grupo de interesse?• Quais os próximos passos?• Como Porto Alegre pode se adiantar ao invés de reagir a mudanças que certamente virão?"Por tudo isso, e por desejarmos tomar a inciativa de um debate que inevitavelmente chegará a nossa cidade, o movimento Porto Alegre CITE em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis tem o prazer de convidá-lo dar seu depoimento no Ciclo de Debates intitulado “Inovações em Mobilidade Urbana” (programação abaixo), que reunirá representantes do poder público e da sociedade civil.Nosso desejo é ouvir uma amostra importante dos atores públicos e privados e trazer uma contribuição consolidada em um Relatório com recomendações para o posicionamento de cada esfera, competência ou interesse, todos agora um pouco mais bem informados e sob um espírito construtivo.

Sobre o Porto Alegre CITE

O objetivo do Porto Alegre CITE é discutir ideias e possíveis intervenções na Cidade que possam acelerar mudanças pró empreendedorismo transformador, negócios de impacto e, sobretudo, que elevem o acesso a oportunidades para as gerações que estão chegando. Em síntese, vamos abrir um diálogo que tem, sim, a pretensão de tirar nossa capital da arriscada zona de conforto em que está para colocá-la na galeria das melhores cidades do planeta em qualidade de vida, acesso a serviços e oportunidades de negócios. Não é um desafio simples, mas tem envergadura para merecer nosso engajamento. Somos um coletivos representado pelas nossas universidades, jovens inovadores e investidores de viés tecnológico.

Sobre o WRI Brasil Cidades Sustentáveis

AWRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha para transformar grandes ideias em realidade. Atualmente é considerada a mais importante entidade técnica da área de transportes urbanos do planeta, agregando gestores municipais de expressão mundial junto com líderes técnicos globais de todas as áreas que afetam as cidades. No Brasil a WRI tem sua sede em Porto Alegre de onde desenvolve projetos de impacto real, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, saúde, segurança viária, água, energia e governança para melhorar a vida de milhões de pessoas nas cidades brasileiras. No mundo, o WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis é formado por mais de 200 profissionais em escritórios no Brasil, México, Índia, China, Turquia e Estados Unidos.
Comentários