Cinematografia Digital - Teoria e Prática com Carlos Ebert, ABC

06 Nov 2014 10h Aldeia

RESUMO

A atuação do diretor de fotografia na preparação, captação e finalização de obras audiovisuais.

Metodologia no documentário, na ficção, e nos diversos formatos (curta, longa, série, tv etc.)

PROGRAMA

Preparação: Leitura do roteiro. Conversas com a direção. Busca de referências. Conversas com a arte, figurino, maquiagem e SFX. Visita às locações. Storyboard. Análise técnica. Escolha do formato de captação. Desenho da cadeia produtiva até a cópia de exibição. Escolha de equipamentos de câmera, luz, movimentação e maquinária. Montagem da equipe. Logística da equipe de foto.

Captação: Decupando uma cena. Ângulos de câmera e eixos. Escolha da objetiva (fixas – GA, normal, tele e zoom). Profundidade de campo (círculo de confusão, hiperfocal, bokeh etc). Movimentação da câmera nos 3 eixos. Iluminando a cena. Relação de contraste (key+ fill / fill). Monocromático e Cor. Espectro das fontes de luz. Temperatura de cor e IRC. Natureza de luz (dura, cortada, difusa, rebatida etc), e tipos de refletor (fresnel, aberto, soft, kino, LED etc). Eixos de luz e referências das fontes (luz justificada). Relação de contraste de luminância, contraste de cor, saturação de cor e demais elementos que definem o aspecto e caracterizam um gênero nas imagens. Continuidade de luz e de movimento.Sequencia dos procedimentos daequipe de fotografia no set. Conferindo o que foi gravado. A fotografia e os demais departamentos. Hierarquias. Etica profissional

Finalização: Assistindo e anotando o material editado com a direção e o colorista. Conversas com a direção a respeito do aspecto final da imagem. Conversas com o colorista. Troca de referências visuais e fotográficas. Escolha dos programas e das plataformas de finalização. Trabalhando a imagem na finalização. Sequencias dos procedimentos (luminância/contraste, primárias e secundárias nas baixas, médias e altas, máscaras, efeitos etc). Revisando e fechando as sequencias. Montando os blocos. Analisando a coêrencia e a consistência visual da obra como um todo. Apresentação para a direção/produção. Feitura da cópia zero. Digital e/ou transfer para película. Ajustes na imagem em função dos formatos de intermediação e copiagem. Aprovação da cópia zero.

Metodologia: Seguindo as três etapas Preparação, Captação e Finalização, alternaremos explicações teóricas - feitas com apoio de meios audiovisuais, com exercícios práticos nas situações básicas de captação: exterior dia, interior dia, exterior noite e interior noite. As cenas serão feitas com modelos em estúdio e locação. A captação será feita com a BMCC 2.5K, com óptica Nikkor, Samyang, Canon e Leitz A finalização será feita no programa DaVinci Resolve rodando em Mac.

*Será disponibilizada para os inscritos uma apostila digital com o conteúdo do curso.

PROFESSOR

Carlos Ebert, ABC iniciou sua carreira em 1966 como fotografo still no Rio de Janeiro. A partir de 1968 passou a atuar como operador de câmera, diretor de fotografia e diretor. Profissional atuante até os dias de hoje, realizou centenas de filmes publicitários, longas e curtas metragens de ficção e documentários para cinema e televisão, vídeo clips, séries e especiais para TV, e institucionais. Como professor especializou-se em workshops com o conteúdo voltado as novas tecnologias e a cinematografia digital. Segue a citação de alguns trabalhos realizados como Diretor de Fotografia em longas metragens: O Bandido da Luz Vermelha, O Rei da Vela, Fé, A Ilha do Terrível Rapaterra, Do Luto a Luta, Um Homem de Moral e Circular – em curtas metragens: O Lobisomem, Lavrador, São Paulo 3 Pontos, À Margem da Imagem, Satori Uso, Haruo Ohara, Cine Camelô – em séries e especiais de TV: Siesta e fiesta, As Aventuras do Capitão Bandeira, Um Norte para o Sul, Brasília dos 500 Anos, Gal Costa: Do Tropicalismo aos Dias de Hoje, O Fim das Utopias, e muitos outros.

CV completo: http://carlosebertcinematographer.blogspot.com.br/...

CARGA HORÁRIA

40 horas

DATAS E HORÁRIOS

06, 07, 08, 09 e 10 de novembro

manhã: 09h00 - 12h00

tarde: 13h00 - 18h00

CERTIFICADO

Os alunos que tiverem 75% de presença receberão certificado.

VALORES

R$1250,00 até 19 de outubro

R$1350,00 de 20 de outubro a 05 de novembro

em até 12x no cartão de crédito

DESCONTOS

8% para participantes do APL e associados SIAV

IMPORTATE

Para que o curso aconteça é necessário que haja um número mínimo de inscritos, caso contrário o dinheiro será devolvido integralmente.

Comentários