Círculo de Leituras - Cabo

03 Out 2015 08h Auditorio da Escola Antonio Benedito da Rocha

O Círculo de Leituras, é um projeto que traz como proposta aproximar autores e leitores colocando-os frente a frente para conversas francas e informais sobre livros e a paixão de ler, acaba de definir a programação da terceira edição do projeto. Assim escritores como Raimundo Carrero, Geraldo Maia, Cícero Belmar, Raimundo Moraes, Sidney Rocha, Bruno Liberal, Renata Pimentel, Nivaldo Tenório, Clarice Freire e Andréa Mota se dividem para participar de quatro encontros, com duas palestras cada um, nas cidades de Goiana, Arcoverde, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho.

O evento terá um dia de duração, acontecendo nos turnos da manhã e da tarde. Um mediador coordenará os debates entre o público e os escritores. De acordo com o curador do projeto, o jornalista e escritor Marcelo Pereira, a ideia é que cada um dos autores convidados fale sobre sua obra, sobre o universo que a cerca e sobre a provocação do tema proposto. Para tornar o debate mais dinâmico, a palavra escrita ganha corpo ao vivo durantes breves leituras de textos dos autores. Em seguida, a palavra é dada ao público para que possam dar opiniões e fazer perguntas. “O objetivo o Círculo é trazer o autor para perto do leitor, dar voz ao público. Essa troca instiga a criatividade, estimulando quem escreve e quem lê”, explica Marcelo.

Além de proporcionar o fechamento de um ciclo, já que para a grande maioria dos autores o processo só se conclui quando há um feedback do impacto da obra sobre os interlocutores – os leitores –, outro grande benefício do projeto é fazer circular a produção literária pernambucana, já que a publicação de um livro é apenas uma etapa intermediária da cadeia de leitura, iniciada com o ato de escrever e finalizada com a resposta do público.

Na programação desta edição, que tem como público alvo escritores, educadores e amantes da literatura, estão agendados quatro encontros nos municípios de Goiana (29 de agosto), Arcoverde (19 de setembro), Caruaru (26 de setembro) e Cabo de Santo Agostinho (3 de outubro), em cada cidade o projeto presta uma homenagem a Celina de Holanda, renomada poetisa pernambucana e patronesse da Academia Cabense de Letras. A programação ainda contempla a montagem de um varal de poesias e lançamentos de livros de autores pernambucanos.

O Cabo de Santo Agostinho receberá a seguinte programação:
A voz que canta a existência - Nivaldo Tenório e Raimundo Carrero
A voz dos oprimidos - Cícero Belmar e Raimundo de Moraes

Os interessados em participar dos encontros receberão certificados ao fim do Círculo de Leituras.
LOCAL

Auditorio da Escola Antonio Benedito da Rocha

Rua Dr. Geraldo Nogueira, 145, Cidade Garapu, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco

Comentários