O presente trabalho realizado, objetivou o enfoque e proporcionou ao aluno a noção de empreender uma empresa fictícia nos cursos da área da saúde, onde estes acadêmicos através de pesquisas de campo e bibliográficas apresentam a noção não somente do conhecimento técnico de cada área, mas também de ser empreendedor e dono do seu próprio negócio após formado. Abaixo as segmentações:

1.INTRODUÇÃO

A introdução deve localizar o leitor no contexto do trabalho. Fazer um breve comentário do que se constitui o trabalho – EMPREENDER UM NEGÓCIO – o que é, e sua importância no contexto empresarial. Apresente a empresa na qual será realizada a atividade e fale da importância do segmento, atividade, nacional e local. Descreva como o trabalho está formatado.

1PLANO DE NEGÓCIO

DEFINIÇÃO:

• dar consistência ao objetivo do projeto;

• identificar o potencial de vendas na região do negócio;

• definir o tipo de cliente para o qual seu produto ou serviço se destina, pesquisando necessidades e desejos de compra e os diferenciais que o produto ou serviço deve apresentar;

• dimensionar os recursos financeiros, materiais e humanos (mão-de-obra), necessários para se adequar ao mercado;

• conhecer e avaliar os fornecedores;

• conhecer os concorrentes, o que fazem, o que vendem e onde estão localizados.

1.1 Dados da Empresa

a) Razão social:

b) Denominação comercial:

c) Setor da economia e ramo da atividade:

d) Principais produtos ou serviços:

e) Endereço:

f) Forma jurídica:

g) Enquadramento quanto ao faturamento:

h) Número de colaboradores:

2. Administração

2.1.1 Planejamento Estratégico

Definições

Níveis - Missão – visão – objetivos/metas e valores

Análise SWOT

2.1.2 COMO REGISTRAR NOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS:

PESQUISAR QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E CITÁ-LOS IDENTIFICANDO O PRAZO PARA ESTAREM LIBERADOS PARA O FUNCIONAMENTO DO SEU NEGÓCIO).

2.2 Recursos Humanos

2.2.1 Definições e conceitos

2.2.2 Recrutamento, seleção e admissão

2.2.3 Treinamento

2.2.4 Liderança

2.2.5 Avaliação de desempenho

2.2.6 Fatores motivacionais

2.3 Marketing e Vendas

2.3.3 Segmentação de mercado

2.3.4 Seleção de mercados alvo - Posicionamento

2.3.5 Composto de Marketing (4 P´s)

2.4 Administração Financeira

2.4.2 Fluxo de caixa

2.4.3 Capital de Giro

2.4.4 Administração das contas a receber e pagar

2.4.5 Orçamento empresarial (em caso de construção).

a) Montar Planilha no Excel referente:

- materiais de construção e acabamentos;

- sistema de informática;

- móveis/decoração;

Orçamento empresarial (reforma e aluguel)

  1. Montar Planilha no Excel referente:

- materiais de construção e acabamentos;

- sistema de informática;

- móveis/decoração;

- Aluguel mensal.

2.5 Administração da Produção e Materiais

2.5.1 Conceito

2.5.2 Localização Industrial

2.5.3 Arranjo Físico das Instalações – Layout

  1. Fotos do Local de como era e como irá ficar;
  2. Justificar a escolha do Ponto escolhido.

3 CONCLUSÃO

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