Conecta Edu (SGE UFABC)

13 Nov 2014 15h - 13 Nov 2014 19h Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo do Campo - Bloco Alfa - Sala 202

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Inquietos - Liga de Empreendedorismo na UFABC

Os Inquietos são alunos da Universidade federal do ABC, apaixonados por empreendedorismo e que acreditam no espírito empreendedor como motor de mudança. Tem como objetivo motivar, capacitar e conectar empreendedores e interessados no tema, fortalecendo o ecossistema empreendedor do ABC paulista e do Brasil. Eleita pela Fundação Estudar em 2013 como a melhor liga do Brasil.

O Conecta é um espaço, onde empreendedores apresentam seus cases e na sequência o público tem a oportunidade de interagir com os empreendedores. Cada Conecta possui, um tema ligado ao um tema empreendedor. 

Este ano trazemos 5 temáticas, nos espaços Conecta: Crowdfunding, Startups de Educação, Startups e Tecnologia, Negócios Sociais e Economia Solidária, são os temas que durante o mês de novembro serão apresentados ao publico universitário da UFABC.

O Conecta Edu traz startups na área de educação para para debater dificuldades e oportunidades do mercado de educacional.

Presenças confirmadas:

  • Geekie:

Fundada por Claudio Sassaki formado pela USP em Arquitetura e Urbanismo e MBA em Stanford e por Eduardo Bontempo formado pela FGV em Administração de Empresas e MBA na faculdade de Massachusetts, a Geekie utiliza o conceito de aprendizagem adaptativa, a empresa desenvolveu tecnologia capaz de moldar a aprendizagem de acordo com o cliente e suas características. Com isso, o aluno é constantemente desafiado e incentivado levando em consideração suas habilidades, para que sua evolução seja continua. As soluções integradas são fornecidas para as instituições de ensino de acordo com as necessidades dos gestores, professores e alunos.

Com um impacto superior a 2 milhões de alunos e 14 mil instituições de ensino a Geekie hoje é referencial em educação através de plataformas on-line e é um exemplo de startup bem sucedida.

  • Qranio

Fundada por Samir Iásbeck a Qranio tem uma proposta inovadora de aprendizado para internautas. A Qranio surgiu a partir de uma dificuldade enfrentada pelo CEO Samir, ele não se sentia motivado a estudar por vias tradicionais como livros, exercícios. Desde a sua infância Samir sempre gostou de solucionar problemas, e com a Qranio ele propôs superar as barreiras do ensino tradicional sendo divertido.

A Qranio é uma plataforma digital que utiliza a gameficação para atingir seus objetivos, nela você se cadastra, responde diferentes perguntas sobre um conteúdo educacional qualificado, acumula pontos (QI$) que podem ser trocados por prêmios de verdade.

A Qranio já obteve mias de 18 milhões de questões respondidas e mais de 1 milhão de usuários cadastrados. Entregou mais de 6 mil prêmios e vem crescendo exponencialmente em todo o Brasil.

  • Professores de Plantão:

As empresárias Erica Hoeveler formada na USP em Engenharia Elétrica e com formação no exterior em Mercados financeiros e Cinthia Gaban formada pela FGV em Administração e pós-graduada em Corporação Financeira pela FIA tiveram a ideia de intermediar aulas particulares via internet entretanto mudaram o foco da empresa para o oferecimento de classes on-line.

Hoje em dia a Professores de plantão tem como objetivo solucionar a duvida de um aluno especifico, para isto você se cadastra no site e escolhe a matéria que necessita de ajuda, caso haja um professor online disponível você será redirecionado para o mesmo, ou você pode agendar um horário de sua preferência para o atendimento. A plataforma utiliza webcam, áudio, compartilhamento de arquivos e interação gráfica para uma maior explanação das questões.

Quando Sinto Que Já Sei

Após o debate apresentamos uma sessão de cinema com o documentário sobre Educação Quando Sinto Que Já Sei.

Sinopse

A proposta do documentário Quando Sinto Que já Sei é levantar uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. As escolas, como são hoje, oferecem os recursos necessários para que uma criança se desenvolva ou a transformam em um robô, com habilidades técnicas, mas sem senso crítico?

LOCAL

Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo do Campo - Bloco Alfa - Sala 202

Rua Arcturus, 03, Jardim Antares, São Bernardo do Campo - São Paulo, República Federativa do Brasil
São Bernardo do Campo, São Paulo

Comentários