Conexões: Práticas e Projetos

18 Jan 2017 09h - 20 Jan 2017 00h Instituto SIngularidades

Este evento não tem tickets disponíveis no momento.
Ticket Valor

{{ticket.name}}

(desconto de )

{{ticket.description}}

(desconto de )

{{ticket.date}}

Esgotado

{{ticket.quantity}}
Conexões: práticas e projetos para romper o celibato entre as disciplinas escolares

Docente:
José Henrique Sant´Anna Porto

A educação básica é marcada ainda hoje pela fragmentação dos saberes, pelo reducionismo do racionalismo abstrato, pelo exercício restrito da memorização e pelo distanciamento entre educadores e educandos. Professores exploram isoladamente conteúdos das mais variadas disciplinas em sala de aula, os alunos são expostos a saberes puramente teóricos desconexos da realidade e as questões afetivas, que marcam os relacionamentos humanos, são colocadas em segundo plano diante do ensino de um modelo científico utilitarista.

Não há dúvidas que este sistema de ensino trouxe avanços desde sua criação, contudo, os desafios do século XXI exigem que o universo da educação se reformule de forma a abarcar a complexidade do mundo no qual estamos inseridos e consiga, assim, encontrar possibilidades efetivas de desenvolvimento humano integral.

Com o intuito de contribuir para a superação deste cenário, desponta o curso de extensão Conexões. Este curso oferece aos educadores uma série de ferramentas pedagógicas que permitem ao professor abordar conteúdos tradicionais de uma forma mais criativa e até mesmo desenvolver novas disciplinas de forma a diversificar o currículo escolar.

No primeiro dia do curso, os professores são convidados a exercitar múltiplas possibilidades de abordagem intelectual de um fenômeno a partir do exercício de diferentes Habilidades do Pensar: observação, reflexão, radicalização, contextualização, análise, comparação, crítica, rigor, criação e empatia.

No segundo dia, será apresentado aos participantes um Método Transdisciplinar de construção de sequência didática, que permite ao professor transformar a sala de aula em um laboratório e as disciplinas escolares em ferramentas intelectuais a partir das quais tudo pode ser estudado.

Por fim, no terceiro e último dia, os educadores terão contato com o universo dos Role Play Games voltados para o ensino. Nesta etapa, serão compartilhadas técnicas de montagem, treinamento, gerenciamento e avaliação de jogos que conferem aos estudantes protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.

José Henrique Sant´Anna Porto: Especialização em Fundamentos da Educação para o Pensar (PUC); Bacharelado e Licenciatura em História (USP); Master em PNL sistêmica (Iluminatta); Treinador em Desenvolvimento Humano (Iluminatta); Enneagram Professional Training Program (certificação internacional – Helen Palmer); Consultor Pedagógico para Diversificação de Currículo (Laboratório Humanista); Professor Formador em Práticas Pedagógicas Inovadoras – Cursos de Extensão para Educadores; Professor de Curadoria do Conhecimento, Conexões - práticas interdisciplinares, Desenvolvimento Humano, Educomunicação e Grupo de Debates em escolas da rede particular de ensino.

Período: 18, 19 e 20 de janeiro das 9h às 12h e 13h às 16h (18h)

LOCAL

Instituto SIngularidades

Rua Deputado Lacerda Franco, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários