Cooperação Técnica Engª Unisal / Neo X Tecnologia Social

18 Abr 17h Campus São José Unisal - Campinas


Imagem inline 1
Linha Temática: A perspectiva imobiliária e raiz dos problemas sociais. Como a ciência, tecnologia e inovação podem contribuir.

Objetivo: Organização de um grupo de trabalho técnico no curso de Engª Civil com vistas a operacionalizar tecnologias que contribuam o desenvolvimento de competências pessoais, técnicas em métodos construtivos alternativos com vistas a gerar impacto para o desenvolvimento social, econômico e ambiental em nível individual e coletivo.

Público alvo: estudantes, pesquisadores e comunidade

Macro cenário:
O avanço da ciência e da tecnologia deve ser considerado, indubitavelmente, entre os mais extraordinários empreendimentos da humanidade atualmente. O mundo material que observamos ao nosso redor é uma manifestação visível disto — um resultado direto do intenso progresso científico em larga escala e da aplicação cada vez mais rápida do conhecimento e das descobertas resultantes, obtidas por meio do desenvolvimento da tecnologia. O progresso da ciência e da tecnologia propiciou o surgimento das sociedades industriais modernas caracterizadas pela riqueza, e a expectativa crescente de que esta estará disponível a todos. Além disso, possibilitou o aumento da produção de alimentos e a melhora dos sistemas preventivos de saúde, o que levou a altas taxas de crescimento populacional, principalmente nos países em desenvolvimento. Estes dois aspectos, a saber, os altos padrões de consumo junto com as aspirações da humanidade em continuar neste modelo de desenvolvimento capitalista, e as altas taxas de crescimento populacional constituem as duas matrizes da pressão sobre o ambiente que tem criado os 17 eixos de problemas globais segundo a ONU.
Os avanços científicos e tecnológicos tem nos levado aos confins do micro e macro cosmo, saindo da impressão de órgãos humanos, passando pelos voos hipersônicos e sistemas de inteligência artificial. Mas, mesmo assim a situação nos países mais pobres do mundo está piorando mais do que se imaginava. Mais de 2.8 bilhões de pessoas, perto de metade da população mundial, vivem com menos do equivalente a 2 dólares por dia. Mais de 1.29 bilhões de pessoas, ou seja, cerca de 20% da população mundial, vivem com menos do equivalente a 1 dólar por dia.
Micro cenário: Campinas tem déficit habitacional superior a 10.000 moradias
Links de estudo:
1. Déficit habitacional no Brasil 2010:
2. Gestão Resíduos Construção Civil
3. Tijolo Ecológico

http://www.scielo.br/pdf/cagro/v30n3/v30n3a17.pdf

4. Case prático

http://www.ibdu.org.br/imagens/traba000.pdf
LOCAL

Campus São José Unisal - Campinas

Avenida Almeida Garret, 267 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas/SP
Campinas, São Paulo

Comentários