Oficina de Crowdfunding

23 Ago 2014 10h - 31 Ago 2014 19h oGangorra

Transformar uma ideia criativa em realidade hoje em dia é um dos maiores desafios para artistas, produtores, Organizações Não-Governamentais (ONG’s) e empreendedores em geral. E depender de recursos públicos ou próprios acaba não sendo uma opção viável.

Foi nesse contexto que surgiram as plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding), que consiste basicamente na captação de recursos para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de várias fontes de financiamento, em geral pessoas físicas. Essa estratégia tem se configurado como uma excelente alternativa para quem dispõe de uma boa ideia ou projeto, mas não tem como viabilizá-los.

Nesta Oficina de Crowdfunding serão abordadas todas as etapas de uma campanha bem sucedida de captação de recursos, desde o planejamento até a execução. Os participantes serão orientados quanto ao passo a passo a ser seguido e quais as melhores ferramentas para mobilização do público, incluindo a criação de bons vídeos de apresentação.

O curso será essencialmente prático e as atividades propostas terão como objetivo favorecer a elaboração e viabilização do seu projeto!

Carga Horária:

32 horas

Público-alvo:

Criativos em geral, produtores culturais, artistas, ONG, empreendedores (startups).

Quando:

O curso ocorre nos dias 23, 24, 30 e 31 de Agosto (sáb e dom), das 10:00 às 19:00 horas.

Como:

As atividades articularão teoria e prática, baseadas em estudos de casos do Brasil e do exterior. Ao final de cada aula serão realizadas atividades práticas, estimulando cada participante a desenvolver seu projeto de forma independente e orientada. 

Quem faz:

Flavia Amorim: Pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais (ECA/USP) e bacharel em Relações Públicas pela UNESP. É entusiasta e pesquisadora da economia colaborativa, mobilizadora em tempo integral, acredita na sabedoria e poder das multidões. Já elaborou vários projetos para editais do setor cultural e atualmente é consultora de campanhas de crowdfunding, tendo em seu currículo experiências bem sucedidas que totalizaram uma arrecadação em torno de R$ 120 mil.

 Um pouquinho do que faço aqui: http://blog.catarse.me/como-uma-produtora-colaboro...

Pedro de Barros: Bacharel em Audiovisual pela USP, com vasta experiência em projetos de cinema, publicidade e vídeo nas funções de roteirista, diretor, produtor e montador. Produziu vídeos para campanhas bem-sucedidas de crowdfunding. Atualmente está produzindo dois longas-metragens documentais, que também são resultado desta forma de financiamento.

*Essa atividade só ocorrerá com um mínimo de 8 participantes confirmados até o dia 21 de Agosto.

**Lembrando que o valor do curso pode ser parcelado no cartão de crédito em até 18x pelo Pagseguro ou em até 12x pelo Moip (escolha a sua melhor opção ao selecionar a forma de pagamento).


Estrutura da Oficina de Crowdfunding:

1º Dia

Aula 1 (das 10h às 13h)

Introdução

  •  Conceito de Crowd Economy
  •  Histórico e Panorama do Crowdfunding
  •  Categorias do Financiamento Coletivo
  •  Prós e Contras
  •  Conhecendo as plataformas
  •  Porque projetos fracassam
  •  Casos de Sucesso

Aula 2 (das 14h às 19h)

Desenhando a Campanha

  •  Objetivo: Causa ou Produto
  •  Estudando projetos similares (benchmarking)
  •  Como dar visibilidade ao seu projeto
  •  Mapeando a rede
  •  Ferramentas e Recursos de Comunicação
  •  Como recompensar os apoiadores
  •  Escolhendo a plataforma certa
  •  Custos e Recursos
  •  Desenhando Cotas
  •  Organizando a agenda
  •  Check List

2º Dia

Aula 3 (das 10h às 13h)

Vídeo de Campanha

  •  Conceito de pitching
  •  Referências
  •  Traçando objetivos
  •  Roteiro e linguagem audiovisual
  •  Pecados mortais (o que não fazer!)
  •  Plataforma: Vimeo x Youtube
  •  Teasers

Aula 4 (das 14h às 19h)

Inserindo o projeto na plataforma

  •  Identidade Visual
  •  Texto
  •  Recompensas
  •  Transparência
  •  Cronograma

Gerenciamento de Campanha

  •  Pré-campanha
  •  Impulso inicial
  •  Estratégias de divulgação offline
  •  Mudanças ao longo da campanha

3º Dia

Aula 4 continuação (das 10h às 11h30)

Gerenciamento de Campanha

  •  Finalização da Campanha - não para por aí
  •  Procedimentos Financeiros
  •  Organização de contatos
  •  Prazos e Recompensas
  •  Divulgando o sucesso

Aula 5 (das 11h30 às 13h)

Midias e RP

  •  Assessoria de Imprensa
  •  Release
  •  Contatos
  •  Following

Aula 6 (das 14h às 19h)

Midias Sociais

  •  Marketing de Conteúdo
  •  Facebook
  •  Facebook Ads
  •  Google
  •  Google Adwords
  •  Twitter
  •  Instagram
  •  Email Marketing
  •  Hootsuit Hotlet
  •  Blog e Sites especializados

Mensuração

  •  Google e Youtube - Analytics
  •  Estatisticas do Vimeo
  •  Estatísticas em Redes Sociais

4º Dia

Aula 7 (das 10h às 11h)

A voz da experiência

  •  Depoimento de quem não obteve sucesso 
  •  Depoimento de quem foi bem sucedido

Apresentação e análise de projetos dos participantes (das 11h às 19h) 


Dúvidas e outras informações: incrowd.contato@gmail.com 

http://www.facebook.com/incrowdconsultoria

LOCAL

oGangorra

Rua Mourato Coelho, 1344, Pinheiros, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

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