Curso Básico de Dança Sênior

27 Fev 2015 19h - 01 Mar 2015 13h Faculdade de Enfermagem da UFG

5 FATOS SOBRE DANÇA SÊNIOR® QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER (O #4 É ESSENCIAL, MAS VOCÊ NÃO PODE IGNORAR O #5)


Fato #1 - Origem

Dança Sênior® surgiu na Alemanha, na década de 1970, como estratégia para retardar as alterações que ocorrem pelo processo de envelhecimento, conhecida como senilidade, e promover qualidade de vida entre os idosos. Foi desenvolvida pela alemã Ilse Tutt que dedicou sua vida para levar os benefícios da Dança Sênior® ao mundo, formando diversos instrutores que continuaram a espalhar as vantagens dessa prática.


Fato #2 - Chegada ao Brasil

No Brasil, a Dança Sênior® foi introduzida pelo trabalho de Christel Weber, que ministrou os primeiros cursos preparatórios de multiplicadores (profissionais aptos a ministrar aulas). Posteriormente levado para as regiões sul e sudeste, sob forte influência de colonizadores do norte da Europa, o movimento cresceu com vigor e, em 1993, foi criada a Associação de Dança Sênior®, sob presidência da Diácona Regina Krauser, da Instituição Bethesda, de Pirabeiraba, Santa Catarina, que, inclusive, patentou a marca Dança Sênior e credencia os profissionais habilitados para ministrar sua metodologia de ensino.


Fato #3 - Mas, afinal, o que é Dança Sênior®?

A Dança Sênior® é uma forma de exercitar o corpo e a mente de maneira ludica. Isto é, por meio de movimentos naturais que contribuem para a melhoria na qualidade de vida. É voltada para pessoas com mais de 50 anos, porém não existe impeditivo para pessoas de qualquer idade praticarem.


Fato #4 - "Falar é fácil, me mostre os dados!"

Segundo o IBGE, em 1940, a expectativa de vida do brasileiro era de aproximadamente 42 anos. A expectativa de vida do brasileiro em 2014 foi de mais de 75 anos. Este quadro de aumento na expectativa de vida apresenta como consequência o rápido crescimento da população idosa. Porém, mesmo vivendo mais, os idosos não necessariamente vivem com qualidade de vida nos anos adicionados (devido, por exemplo, a elevada prevalência de doenças crônicas), tornando-se de vital importância a implementação de estratégias que visem a melhoria de qualidade de vida desta população. 

Estudos realizados para avaliar o impacto da Dança Sênior® sobre a qualidade de vida e capacidade funcional de adultos e idosos descobriram que esta atividade tem o potencial de amenizar os problemas decorrentes do processo de envelhecimento tanto em seus aspectos psicossociais quanto fisiológicos. Para saber mais leia estes artigos científicos:

1 Oliveira, Luciane Criado; Pivoto, Ercília Aparecida; Vianna, Patrícia Canteruccio Pontes. Análise dos resultados de qualidade de vida em idosos praticantes de dança sênior através do SF-36.

2 Carvalho, Patrícia Cristina; Dias Dos Santos, Lucas Andreo; Silva, Soraia Micaela; Sper Cavalli, Silvia; Ferrari Corrêa, João Carlos; Corrêa, Fernanda Ishida. Avaliação da qualidade de vida antes e após terapia com dança sênior em pacientes hemiparéticos pós-AVE. 

3 Oliveira, Flavia Fernandes; Teixeira, Sávia Caroline de Oliveira. Dança Sênior: Atividiade física e qualidade de vida na UNISUAM. 

4  Cassiano, Janine Gomes; Serelli, Larissa da Silva; Cândido,Simone Abrantes; Torquetti, Aline Torquetti; Fonseca, Karina. Dança sênior: um recurso na intervenção terapêutico-ocupacional junto a idosos hígidos. 

Holmerová, Iva; Machácová, Katerina; Vanková, Hana; Veleta, Petr; Jurasková, Bozena; Hrnciariková, Dana; Volicer, Ladislav; Andel, Ross. Effect of the Exercise Dance for Seniors (EXDASE) Program on Lower-Body Functioning Among Institutionalized Older Adults. 


Fato#5 - "Ok, me interessou! Como posso aprender mais?"

Dança Sênior® é uma atividade de muita prática. Portanto, para aprender mais é necessário colocar as mãos (e os pés) na massa. Este curso é a a sua oportunidade para agregar valor não só em sua vida profissional como também em sua vida pessoal. Após este curso básico de Dança Sênior®, você estará capacitado à iniciar seu próprio grupo de intervenção com idosos. Além disso, este é o primeiro passo para você ser um ministrante de curso, os próximos passos são: fazer o progressivo A (você vai conhecer mais danças em pé) e o progressivo B (vai te deixar craque em danças sentadas).

O curso é voltado para profissionais de qualquer área de atuação. Portanto, mesmo que você não seja da área de saúde, pode também participar.



Faça seu cadastro já, porque as vagas são limitadas.



"Todo profissional que trabalha com idosos deve se dar a chance de conhecer essa maravilhosa ferramenta."



Obs: Caso todas as vagas tenham sido preenchidas, mas você tenha interesse em participar, entre em contato pelo e-mail dancaseniorgo@gmail.com que vamos manter você informado sobre as novas turmas de Dança Sênior® que serão abertas no futuro.


Para maiores informações sobre Dança Sênior, acesse: http://www.portalbethesda.org.br/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedd...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedd...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedd...


LOCAL

Faculdade de Enfermagem da UFG

Rua 227, Setor Leste Universitário, Goiás, Brasil
Goiânia, Goiás

Comentários