Data: 28 e 29/11 (sábado e domingo)

Horário: 9h às 18h

Carga horária: 16 horas

Investimento:

Até 18/11: R$ 600,00

Após 18/11: R$ 650,00

Instrutor: Pedro Monteiro da Silva Eleutério, autor do livro Desvendando a Computação Forense

Material didático: Livro Desvendando a Computação Forense


9788575222607

Sobre o curso


Neste curso, serão abordados os principais tópicos sobre Computação Forense e Perícias na área de Informática, incluindo conceitos e definições gerais, técnicas específicas para a realização de perícias em dispositivos de armazenamento computacional, perícias em dispositivos móveis (celulares e smartphones), perícias em sites da Internet e redes sociais, procedimentos de preservação e integridade de prova, funções hash, entre outros conceitos e técnicas fundamentais de computação forense.

Para a realização dos exames mais comuns na área de computação forense, que são os exames em dispositivos de armazenamento computacional, como discos rígidos, pen drives e cartões de memória, serão ministradas partes práticas específicas com exercícios de simulação de casos reais utilizando sistema operacional forense (Live-Linux) e ferramentas forenses sem custo (livres/gratuitas). Isso objetiva os alunos a montarem um kit pericial se custo para a realização de análises forenses em dispositivos de armazenamento.

Em todo o curso, o instrutor mostrará ferramentas forenses úteis para a realização de perícias em informática, principalmente as ferramentas sem custo, bem como ilustrará o uso das técnicas com exemplos de casos reais solucionados ao longo de sua carreira profissional. Aulas expositivas com a devida teoria e demonstração de ferramentas/programas, além de exemplos de casos reais, incluindo laudos periciais. Aulas práticas com exercícios de simulação de casos reais, utilizando ferramentas sem custo (livres e/ou gratuitas).

Cada aluno receberá um exemplar do livro Desvendando a Computação Forense, que servirá como guia de consulta para a solução dos exercícios propostos.

A quem se destina este curso?


Estudantes e profissionais da área de Computação que desejam iniciar seus estudos na área de Computação Forense e precisam do conhecimento mínimo necessário para trabalhar na área e realizar perícias em dispositivos computacionais.

Pré-requisito

  • Ter conhecimentos mínimos sobre informática/computação e facilidade no uso de computadores e sistemas computacionais, bem como ter capacidade para aprender a utilizar novos softwares.
  • Recomenda-se, ao mínimo, estar cursando graduação em um curso de informática ou estar familiarizado à área de TI/computação.
Importante: O aluno deverá trazer seu próprio notebook e carregador para a realização dos exercícios práticos, bem como ao menos dois pen drive(s).

Conteúdo do curso


Computação Forense – conceitos gerais;
Crimes cometidos com uso de computador;
Tipos de exames periciais em informática;
Características das mídias de armazenamento computacional;
Perícias em dispositivos de armazenamento computacional;
Fases dos exames: preservação, extração, análise, formalização;
Exemplos de ferramentas forenses livres e/ou gratuitas;
Exercícios práticos com a utilização de ferramentas forenses sem custo (livres/gratuitas);
Sistemas operacionais forenses;
Exercícios práticos com Sistemas Operacionais Forenses Live-Linux;
Conceitos de funções hash e sua ampla aplicação na Computação Forense;
Conceitos básicos de telefonia celular e sua aplicação na Computação Forense;
Conceitos básicos para perícias em sites, e-mails e redes sociais;
Desafios das perícias em informática (criptografia, esteganografia, senhas) e o futuro das perícias em informática;
Exemplos de crimes cibernéticos;
Exemplos de laudos periciais;
Exemplos de casos reais e do uso das técnicas demonstradas;
A carreira de perito na área de informática.

Benefícios

  • Coffee breaks
  • Internet wireless
  • Material didático (livro Desvendando a Computação Forense)
  • Certificado impresso (para os alunos que atingirem a nota mínima, bem como a carga horária mínima)

Instrutor

pedro-eleuterioPedro Monteiro da Silva Eleutério É mestre em Ciência da Computação, área de Hipermídia, pela Universidade de São Paulo (USP) e Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Perito Criminal. Também desenvolveu a ferramenta forense NuDetective, utilizada para encontrar rapidamente arquivos de pornografia infanto-juvenil nos Locais de Crime. Mais informações no site eleuterio.com.
LOCAL

Centro de Treinamento da Novatec

Av. Cruzeiro do Sul, 2463 - Santana, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários