Curso de Introdução ao Dragon Dreaming

05 Jun 2015 19:30 - 07 Jun 2015 19h Vilaj Coworking

O Dragon Dreaming é uma metodologia de criação e gerenciamento de projetos bem sucedidos, desenhada a partir dos insights e inspirações dos aborígenes australianos. O método foi testado em centenas de projetos em todo o mundo, atingindo taxas muito boas de sucesso em orçamento, cronograma e requisitos de qualidade.
O “pulo do gato” do Dragon Dreaming é o seu foco nas relações entre as pessoas e a sua orientação para um processo de trabalho que nos leve, com segurança, para fora de nosso controle racional. A base desta noção ousada é a de que somos mais inventivos e mais inovadores quando estamos vivendo na fronteira entre o Caos e a Ordem. E que a melhor maneira de conseguirmos gerar projetos e organizações que se adaptem a um mundo de mudanças velozes, e ajudem a criar um mundo mais cooperativo, é justamente permitir que nossos projetos e ações sejam ao máximo este mundo.


CONTEÚDO
Neste curso introdutório de 23 horas/aula, passaremos pela fundamentação do Dragon Dreaming, suas bases e inspirações, através da prática com a ferramenta, abordando todos os passos da metodologia, com qualificação para seu imediato uso:
  • Inspirações históricas do Dragon Dreaming
  • A Cultura do Ganha-perde – caminhos para o Ganha-ganha
  • O Pinakarri – escuta profunda
  • A Mandala Dragon Dreaming – base teórica
  • A Comunicação Ganha-ganha
  • O Círculo dos Sonhos
  • Objetivos Específicos e Geral
  • A Celebração e os fluxos de feedback
  • O Karrabirdt, teia de aranha – fluxograma de tarefas
  • Apresentação da contabilidade do curso


PARA QUEM É
Recomendado a todos aqueles que querem desenvolver projetos inovadores em ONGs, coletivos artísticos, órgãos públicos, cooperativas, empresas, e equipes de iniciativas como Cidades em Transições, Ecobairros, Ecovilas, comunidades intencionais, assim como consultores, facilitadores e empreendedores


FACILITAÇÃO
Pedro Lunaris 
Educador popular, estudante de teatro, morador de Porto Alegre e acredita que as bicicletas podem mudar as cidades. É um grande interessado por explorar e manifestar a inteligência e a criatividade coletivas de grupos e coletivos. É pirata do Estaleiro Liberdade, formado em psicologia, tem mestrado em psicologia social, fez algumas formações de terapia corporal, trabalhou como Acompanhante Terapêutico, é mediador voluntário da Casa de Mediação da OAB/RS, trabalha com fotografia de espetáculos, professor de Fotografia Digital no Núcleo de Fotografia da UFRGS, estuda um campo convencionado com o nome de Comunicação Não-Violenta, é aprendiz e treinador de Dragon Dreaming e acredita que qualquer definição é sempre insuficiente e o que mais interessa é aquilo que nos escapa.


CO-FACILITAÇÃO
Camila Stähelin
Consultora em comunicação e processos participativos, com experiência em trabalhos com comunidades impactadas por grandes empreendimentos. Reikiana. Faz Treinamento Básico em Constelações Familiares pelo Instituto Bert Hellinger Brasil Central. Graduada em Jornalismo e História. Participou do curso de Aprofundamento em Dragon Dreaming e da Vivência em Ecologia Profunda com John Croft. Integra o Chama Coletivo Multimídia aplicando a metodologia no projeto Originals sobre os aborígenes da Austrália Ocidental, desde 2013.

Ana Paula Sousa
Coordena projetos de comunicação, diagnósticos sociais e processos participativos. Especialista em Gestão Ambiental, Pós-graduanda em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, graduada em Jornalismo, com formação em Mediação de Conflitos. Participou do curso de Aprofundamento em Dragon Dreaming e da Vivência em Ecologia Profunda com John Croft. Integra o Chama Coletivo Multimídia onde aplica a metodologia no projeto Originals sobre os aborígenes da Austrália Ocidental, desde junho de 2013. 
LOCAL

Vilaj Coworking

Rua Joe Collaço, n 431, Córrego Grande
Florianópolis, Santa Catarina

Comentários