Curso de Jornalismo Empreendedor

20 Jul 2015 19h Impact Hub Recife

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Impact Hub Recife

Espaços de Trabalho, Comunidade e Conteúdos que Inspiram, Conectam e Empoderam pessoas a empreenderem suas vidas.

Sobre o curso
A comunicação mudou. A lógica produtiva na qual operam as empresas de comunicação não dá mais conta da maneira como as pessoas se mantêm informadas e a crise instalada nos meios tradicionais tem provocado incertezas sobre o futuro da chamada mídia hegemônica e, consequentemente, dos jornalistas e estudantes que saem das faculdades de comunicação à espera apenas de uma vaga no “mercado de trabalho”. A crise, no entanto, é do conservadorismo, da imprensa que insiste em não atualizar suas práticas no cenário do que se convencionou chamar de “jornalismo pós-industrial”. Do lado de fora das redações há um mundo de oportunidades para quem se arrisca em iniciativas empreendedoras e aposta na criatividade e na inovação como forma de criar novos negócios em sintonia com a comunicação em rede, com as mídias digitais e, principalmente, com as novas forma de fazer e pensar o jornalismo. Este curso tem como objetivo discutir o momento atual da comunicação, mostrar soluções inovadoras realizadas nos âmbitos nacionais e internacionais e promover a criatividade através das técnicas do Design Thinking, como se chama o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções inovadoras.

Programa

Módulo 1// Conceitos

Discutir o novo cenário da comunicação mundial, seu contexto e suas características. Neste módulo, vamos apresentar dados sobre o momento atual do jornalismo, aprofundar o debate sobre o que mudou e esclarecer conceitos sobre a cultura digital e as novas exigências dos leitores no mundo digital.

Módulo 2// Caminhos

Neste módulo, vamos mostrar as possibilidades de atuação do jornalista empreendedor, os mercados da chamada economia criativa e as possibilidades de financiamento através de organismos internacionais, crowdfunding e outros mecanismos de sustentação de novos modelos de negócios.

Módulo 3// Design Thinking e Jornalismo

Aqui, vamos apresentar o conceito de Design Thinking, como se chamam os métodos e processos que os designers usam para criar soluções. Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, este novo mindset extrapolou os escritórios de design e vem sendo utilizado em outros campos como forma inovadora de abordar e solucionar problemas com alto grau de inovação.

Módulo 4// Mão na massa

Aplicando métodos e técnicas do Design Thinking, os participantes do curso terão a oportunidade de pensar em soluções inovadoras de negócios que possam tirar partido das suas competências, interesses e áreas de atuação. A proposta aqui é criar um braistorming coletivo para despertar a criatividade e dar um ponto de partida tanto para quem já tem uma ideia de novos negócios quanto para quem tem apenas a vontade de empreender mas não sabe por onde começar.

Facilitadora - Carolina Monteiro

Carolina Monteiro é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, com especializações em Design da Informação (UFPE) e Jornalismo Digital (ICCS e Universidade de Navarra) e Mestrado em Design, também pela UFPE. Atualmente, é doutoranda do programa de Design da mesma instituição e professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou durante 17 anos na redação do Diario de Pernambuco, onde foi repórter, editora-assistente e Editora de Internet até o início de 2015. Hoje é uma das integrantes da Marco Zero Conteúdo, uma agência de jornalismo independente, sem fins lucrativos, interessada em promover a qualidade e a inovação do jornalismo.

LOCAL

Impact Hub Recife

Rua do Bom Jesus, 180 - Recife, PE, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários