Curso de Pesquisa Etnográfica com Foco em Inovação

26 Nov 2014 20:30 - 03 Dez 2014 19h Aldeia Coworking

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Aldeia Coworking

A Aldeia Coworking é uma rede de pessoas incríveis. Não somos apenas um escritório compartilhado. Não somos apenas uma escola com cursos legais. Acreditamos em pessoas com sonhos audaciosos e ajudamos a realizá-los. Temos toda a estrutura de um grande escritório para você trabalhar bem e cercado de gente legal com experiência para trocar. Oferecemos cursos em várias áreas ministrados pelos melhores profissionais para você sair daqui à altura de todas as expectativas do mercado. E organizamos eventos e encontros de aceleração pessoal e profissional para você aprender coisas novas, conhecer gente bacana e tirar suas ideias do papel.

A inspiração para criar e inovar pode ser encontrada no mundo que nos rodeia. Mas como conhecer este mundo? Este curso oferece um novo olhar sobre a pesquisa voltada para o design aliando ferramentas e metodologias do design research e da antropologia.

Data:
26 e 27/Nov., das 19h30 às 22h30
29/Nov, das 9h às 18h
02/Dez. e 03/Dez., das 19h30 às 22h30

Objetivos do curso:

Investir na construção de um “olhar antropológico” que permita a reflexão aprofundada a respeito das emoções, dos comportamentos e das percepções que produzem as pessoas e os cenários que habitamos. Aqui você vai expandir todas as suas possibilidades da pesquisa.

O que vou aprender?

Preparando
-conceitos da pesquisa antropológica e métodos e ferramentas do design research.
-como planejar uma pesquisa colocando em diálogo essas duas áreas?

Investigando
-saída a campo em dois lugares bem diferentes: o que olhar e como olhar.

Concluindo
-compilando e ordenando os dados apreendidos em campo.
-síntese do material coletado e prototipação.

Do que preciso?

Caderno de campo, curiosidade e um sapato confortável.

Quem é o professor?

Tiemi Lobato da Costa: Doutoranda em Antropologia Social pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Especialista em pesquisas de campo e produção de etnografias em contextos urbanos, especialmente do sentido de identificar as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos sociais na vivência da cidade, seus circuitos e trajetórias urbanas. Atualmente é pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da Universidade de São Paulo (USP) e Núcleo de Antropologia da Política e Relações de Mercado (NAPER) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já atuou em projetos de pesquisa voltados para comportamento e consumo para as marcas Vivo, O Boticário e confeitaria Requinte. Também é professora do curso de Antropologia do Consumo e Pesquisa de Campo da Anima Trends, e professora de Design Research no programa de pós-graduação em Design Centrado no Usuário da Universidade Positivo.

Carol Zatorre: Pesquisadora, com trabalhos etnográficos em antropologia urbana (consumo, visual e patrimônio) desde 2009. Já realizou trabalhos para Núcleo de Design da UFPR/FINEP, Fundação Cultural de Curitiba (Revitalização da Rua Riachuelo), Jornal Gazeta do Povo (O Leitor Curitibano) e SEBRAE (Revitalização Comercial do Centro Histórico de Curitiba). É antropóloga na Welab Design e Inovação. Lecionou em cursos na PUC-PR (extensão em Design Emocional) e atualmente leciona na Universidade Positivo (módulo de Design Research, na especialização de Design Centrado no Usuário).

Érico Fileno: Designer pela UFPR e mestre em Cultura Digital pela UFPR. Diretor da Welab Design e Inovação. Possui atuação pioneira no Brasil através da liderança de iniciativas da IxDA (Interaction Design Association) e SDN (Service Design Network). Já realizou centenas de projetos para grandes empresas nacionais e internacionais (ex: Google, Nokia, Itaú, Bradesco, HSBC, Samsung, HP, Volvo, Renault, GM, Whirlpool, Electrolux, Vivo, TIM, Oi, GVT, Claro, Boticário, Mondeléz, Petrobras, etc.) nas áreas de design de serviços, design de interação e design estratégico. Leciona desde 2007 em cursos de design em Curitiba, São Paulo e Rio, e há mais de 10 anos vivencia a abordagem do Service Design Thinking na sua carreira profissional, inclusive com cursos no MIT, DMI e d.School Stanford. Já palestrou em grandes eventos de design e inovação na Europa, EUA e América Latina.

Mais informações: http://aldeiaco.com.br/cursos/?ee=236

LOCAL

Aldeia Coworking

Rua José Loureiro, 347, Centro, Paraná, República Federativa do Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários