Curso de Robótica Livre Educacional EVA (Educação Via Arduino)

10 Mar 2015 09h VF Grupo de Estudos & EVA Robótica Educacional

CONTATOS: (81)9857-6329

                       evarobotica@gmail.com

Investimeto:   R$: 125,00 Mensais 

Kit básico Arduino (Opcional) 


Micro-contolador compatível com Arduino
Protoboard
Cabo de comunicação USB
Resistores 120, 330, 1k, 2k ohms
Jumpers (Fios)
Leds (vermelho, verde, branco, amarelo)

O EVA (Educação Via Arduino) dispõe aos seus alunos uma proposta objetiva e significativa de um curso de robótica e programação utilizando as ferramentas adequadas para um processo acessível e colaborativo de ensino-aprendizagem.

O Projeto EVA surgiu do programa de iniciação a docência do departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2012 idealizado por alunos de Lic. Plena em Física da instituição, objetivando a formação de alunos e professores nas áreas da tecnologia da educação , com aplicações de micro-controladores em experimentos físicos. Por este motivo a visão didático-pedagógica do projeto, que já é aplicado em algumas escolas da rede particular de ensino de Pernambuco.


Robótica Acessível e colaborativa?

A principal ferramenta utilizada no curso de robótica, o Arduino, é considerada um sistema embarcado desenvolvido inicialmente para fins educacionais, para estudantes de engenharia, porém por sua acessibilidade e afinidade com diversas áreas do conhecimento, hoje o EVA trabalha com crianças a partir dos 6 anos de idade, no desenvolvimento de artefatos robóticos, iniciando com projetos lúdicos que envolvem música e arte.

Contamos com alguns parceiros que trabalham com a divulgação e disseminação deste trabalho a partir de um ambiente virtual, o robolivre.org, uma rede social voltada ao mundo da robótica. Lá o feito colaborativo se faz presente, podemos encontrar diversos colaboradores e de diversos níveis de conhecimento, interagindo e divulgando seus projetos, para mostrar a você que É Fácil Fazer!

O Curso básico de robótica EVA se trata de um curso livre, justificado por sua curta duração e tema específico, desta forma não disponibiliza certificado ou diploma de nenhum nível. Este curso é voltado para apaixonados por tecnologia e que tem grande curiosidade por inovação. O curso EVA não exige nenhum pré-requisito, ele é para você independente do seu nível de formação técnica ou acadêmica, a robótica livre é para todos, seja você jovem ou adulto.

Hoje o EVA trabalha para disseminar essa nova onda tecnológica e educacional através de palestras, oficinas e cursos para diversos públicos e eventos, como exemplo, Campus Party, universidades privadas e públicas para turmas de graduação de tecnologia à pedagogia. Atuamos também com a implantação do curso de robótica nas escolas da rede particular e cursos livres.

Todos com acompanhamento pedagógico profissional, virtual e presencial.


Carga horária

O curso tem duração de 6 meses com novos projetos a cada semestre

Dia Horas/encontro
Sábado(tarde) / Domingo(manhã) 4horas


Valores

Investimeto: R$: 125,00 Mensais 

Kit básico Arduino (Opcional) 


Kit básico Arduino

 Micro-contolador compatível com Arduino
 Protoboard
 Cabo de comunicação USB
 Resistores 120, 330, 1k, 2k ohms
 Jumpers (Fios)
 Leds (vermelho, verde, branco, amarelo)


Conteúdo programático ()

{

Durante os encontros iremos aprender:

Sensores //estes fazem a leitura do mundo físico e transferem a informação digital ao computador e ao controlador

Atuadores //Atuam com base nos dados recolhidos do mundo físico e nas informações recebidas da programação

Lógica de programação //estrutura e rotinas de programação

Programação Arduino/C//utilizaremos A IDE Arduino para programar nossos robôs }



Equipe/Colaboradores:


André Luiz Sanguinette

Graduando em Lic. Plena em física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Idealizador do projeto EVA, com projetos de formação de professores e ensino de programação para jovens e adultos, astronomia e astrofísica enquanto monitor do Programa PIBID, consultor na área de robótica de Humanoides da prefeitura de Recife e professor de robótica do Colégio da Sagrada Família de Casa Forte.

Rhimon Souza

Graduando em Lic. Plena em física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Idealizador do projeto EVA, com projetos de formação de professores e ensino de programação para jovens e adultos enquanto monitor do Programa PIBID, consultor na área de robótica de Humanoides da prefeitura de Recife, atuou como monitor da área de robótica do Espaço Ciência e atualmente é professor de robótica do Colégio da Sagrada Família de Casa Forte.

Franclin Cabral

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e graduado em Sistema de informação pela Faculdade Santa Maria. Experiência em projetos em inteligência artificial e uso de microcontroladores Arduino e compatíveis, palestrante em diversos eventos e oficinas de iniciação a robótica com a plataforma Robô Livre e atualmente é programador do EVA e professor de robótica do Colégio da Sagrada Família de Casa Forte.

LOCAL

VF Grupo de Estudos & EVA Robótica Educacional

Av. Dezessete de Agosto, 1161, Parnamirim, Pernambuco, Brasil Sala 101
Recife, Pernambuco

Comentários