Curso de Verão Singularidades - Trilhas de inovação

18 Jan 2017 09h - 20 Jan 2017 00h Instituto Singularidades

Este evento não tem tickets disponíveis no momento.
Ticket Valor

{{ticket.name}}

(desconto de )

{{ticket.description}}

(desconto de )

{{ticket.date}}

Esgotado

{{ticket.quantity}}
Trilhas de inovação: interdisciplinaridade e aprendizagem significativa em experiências com a cidade

Docente: Julia Pinheiro Andrade


O curso visa oferecer um espaço de reflexão e co-criação de práticas educativas no território da cidade, desenvolvendo percursos, trilhas e experiências de aprendizagem significativa na perspectiva da educação integral. Para isso, propõe uma forma prática de discutir o que é conhecer e desenvolver competências no século XXI de modo a integrar experiências com o corpo, a cognição e a emoção.

Os estudos sobre as práticas e políticas públicas em educação integral nacionais e internacionais (CREI, 2016) evidenciam que para uma efetiva integração entre práticas escolares, saberes e vida cotidiana: 1) o uso do território faz toda diferença para ancorar socialmente o sentido do estudo e envolver outros sujeitos na educação escolar; 2) a interdisciplinaridade é uma prática complexa, mas efetiva na criação de contexto para aprendizagem significativa no território.

Conhecer não é obter informações. Ensinar não é transmitir informações. Até o século 20, a escola e, sobretudo os professores, eram as fontes privilegiadas para acesso a informações e para a construção de uma visão de mundo. Porém, no século XXI, as informações estão em toda parte, mais atualizadas no Google do que em qualquer livro didático. Nesse sentido, mais do que nunca, a escola deve se tornar o lugar da construção de uma visão crítica de mundo, um espaço-tempo para experimentação criativa do corpo, da mente e das emoções. Uma oportunidade para a constituição de uma juventude autonoma, diversa, empreendedora, inventiva e solidamente ancorada em uma experiência de valores democráticos.

Neste curso, pretendemos discutir o atual contexto educacional e a perspectiva da educação integral por meio de práticas de aprendizagem significativa no território. Utilizaremos a cidade de São Paulo como laboratório para práticas de pesquisa e leitura, articulando experiências de co-criação de temas de estudo com as ferramentas das tecnologias digitais (aplicativos de fácil utilização acessíveis em smartfones).

Julia Pi
nheiro Andrade: Diretora Pedagógica na Atina Educação. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e especialização em Educação Inovadora, Design e Tecnologias e Currículo pelo Instituto Singularidades (2014-2015, incompleta). Atua com formação continuada de professores desde 2001, junto a projetos de formação continuada de professores em redes e escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo e da Bahia. Participou da pesquisa, do curso e do livro “Direitos Humanos, Cidadania e Educação” (Ed. Vozes, 2004), coordenado pelo Prof. Dr. José Sérgio Carvalho (FEUSP). Desenvolveu pela FEUSP/FAPESP sua pesquisa de mestrado “Cidade cantada: experiência estática e educação (Ed. UNESP, 2010), abordando a relação entre música, cultura juvenil e território. Trabalha com ênfase na área de Metodologias de Ensino, Teorias de Ensino-Aprendizagem, Alfabetização Científica, Currículo e Cultura. É autora de diversos livros sobre esses temas, sendo o mais recente a organização do livro “Práticas para Compartilhar: Programa Ciência na Escola”, publicado pela Atina Educação (201
5).



Período:
18, 19 e 20 de janeiro das 9h às 12h e 13h às 16h (18h)
LOCAL

Instituto Singularidades

Rua Deputado Lacerda Franco, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários