Curso Trauma

23 Abr 2015 08h - 25 Abr 2015 20h IPS - Instituto de Psicologia Somática

- CURSO –

TRAUMA: aspectos biopsicossociais, reparação e intervenção psicoterápica  


FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO E GARANTA SUA VAGA!

GANHE EXEMPLAR DO LIVRO: O CORPO VIOLADO! 

(Promoção válida para os 10 primeiros inscritos!)


SOBRE O CURSO:

Atualmente, compreende-se que traumas são eventos psicobiologicos que atinge o organismo como um todo e na maioria das vezes provoca um grande impacto à qualidade de vida, podendo emergir de diferentes formas e sintomas, restringindo o desenvolvimento e/ou funções biopsicossociais do indivíduo.Abuso sexual, distúrbios alimentares, síndrome do estresse pós-traumático (PTDS), agressões físicas são as configurações onde o corpo é diretamente atacado, transformado ou até mesmo anulado. As recentes pesquisas neurofisiológicas demostram como é insuficiente permanecer apenas no âmbito do verbal, seja para o clinico compreender os fenômenos que se apresentam a sua frente, ou para construir uma hipótese terapêutica eficaz.

O Dr. Maurizio Stupiggia, autor do livro “O Corpo Violado” trará as novas perspectivas e estudos neurofisiológicos no campo biossistêmico, demonstrando de forma prática a sua metodologia de trabalho no tratamento do trauma, nos fazendo mergulhar na química das emoções que se encontram encarceradas nas profundezas da experiência traumática. A Biossistêmica é um modelo de terapia psicocorporea que permite que se conecte o cenário global de elementos verbais ao cenário de gestos, posturas e experiências corporais.

O Dr. Grassmann irá introduzir os elementos centrais da SomaticMemory, no qual se baseia seu trabalho clínico, de forma prática e teórica. Uma característica essencial desse método terapêutico é que trabalha-se com sensações e movimentos somáticos para tratar vestígios somáticos da experiência traumática.

REALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO: IPS – Instituto de Psicologia Somática e Scuola di Specializzazione in Psicoterapia Biosistemica S.I.B.

PUBLICO: psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, estudantes de graduação e pos-graduação em saúde e afins; e profissionais que trabalham com vítimas de violência e abuso.

CARGA HORÁRIA: 130h

DATAS:

1º Módulo: 23 a 25/04 (Maurizio Stupiggia);

2º Módulo: 22 a 25/10/15 (Hebert Grassmann);

3º Módulo: 28/04 a 01/05/16 (Hebert Grassmann);

4º Módulo: 23 a 26/09/16 (Maurizio Stupiggia).

METODOLOGIA:

Aulas teóricas-experienciais

Elaboração de artigo ao final do curso

Grupos de estudo entre módulos 

DR. MAURIZIO STUPIGGIA

www.biosistemica.net

Cofundador da SIB (Sociedade Italiana de Biossistêmica); Diretor da escola italiana de Terapia Biossistêmica, Bolonha/It; Doutor filosofia; Professor de psicologia geral da Universidade de Genova-Italia; Trainer na Europa e América latina; coordenador internacional da formação em Biossistêmica pelo IPS/RN; Membro do comitê cientifico da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica; palestrante internacional; autor dos livrosO Corpo Violado - EDUFRN, e Terapia Biossistêmica –SUMMUS, em parceria com o Drº. Jerome Liss.Autor de vários artigos. Estudioso e pesquisador do trauma do abuso.


DR. HERBERT GRASSMANN

www.somatic-memory.com

Psicoterapeuta corporal em sua propria praxis. Diretor da European Association of Somatic Traumatherapy (EAST); Director Executivo do Institut for Structural Core Therapy (SKT) e fundador do SKT® Strukturelle Körpertherapie and SomaticMemory. Conduz treinamento em empresas; palestrante e trainer internacional. No final dos anos 80 e começa dos anos 90 fez treinamento em Integração Estrtural (Structural Integration). Ele é Certified Hakomi Practitioner e fez treinamento com Pat Ogden e Peter Levin em Trauma Therapy. Autor de vários artigos e do livro: Zwei im Einklang, Kreutz-Verlag, 2004. Como o atual presidente do Comitê de Ciência e Investigação da EABP, o foco da pesquisa do Dr. Herbert Grassmann está em: desenvolvimento e avaliação de modelos da neurobiologia interpessoal e de fazer a ponte entre as teorias de apego e dissociação no campo somático focado no modelo da terapia do trauma.

LOCAL

IPS - Instituto de Psicologia Somática

R. Francisco Maiorana, 08
Natal, Rio Grande do Norte

Comentários