I Curso de Criação Colaborativa de Projetos - Dragon Dreaming - Recife

30 Jun 2016 18h - 03 Jul 2016 18h Casa Astral


I Curso de Introdução a Criação Colaborativa de Projetos - Dragon Dreaming - Recife - PE

O Dragon Dreaming é uma tecnologia social holística de alta eficiência e engajamento, que cria caminhos para transformar os sonhos das pessoas em realidade. Combina o pragmatismo das ciências da administração/economia, com a subjetividade intuitiva da Ecologia Profunda e de saberes ancestrais que reconhecem a íntima conexão do homem com a natureza. Desde 1988 vem gerando resultados surpreendentes e inspiradores em empresas, ecovilas, bancos, universidades, movimentos populares, órgãos governamentais, empreendimentos criativos, comunidades indígenas, escolas, organizações sem fins lucrativos, startups, centros de sustentabilidade e outras instituições.

Criado pelo geógrafo John Croft e desenvolvido na Fundação Gaia da Austrália Ocidental, possuem nos seus valores centrais o crescimento pessoal de todos os envolvidos, o fortalecimento do sentido de comunidade e a responsabilidade ativa para com a Terra, apoiando projetos e organizações sustentáveis para a "Grande Virada" da atual civilização de crescimento industrial para uma que realmente sustente a vida em todas as suas formas.




Datas: De 30 de junho a 03 de julho de 2016

Dias 30/06 e 01/07, das 19h às 22h

Dias 02 e 03/07, das 9h às 18h

Observação: É indispensável a participação mínima de 80% do curso.

Facilitação:
- Pedro Araujo Mendes - Designer em sustentabilidade e artivista, trabalha com grupos e projetos que visem uma sociedade focada no sustento a vida. Dentre estes, destacam-se a facilitação e participação no Gaia Education/AmaGaia - Educação para o Design de Ecovilas na Amazônia (AM), a co-criação e produção dos Encontros Musicais da ong e ecovila Terra Una (MG), co-criacao do IV Confestival Dragon Dreaming Internacional 2015, facilitação do planejamento estratégico 2015 da ITES - Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial da UFBA, coordenação com a Cia. Carroça de Mamulengos da “União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus” (CE), facilitação do II Encontro dos Pontos de Cultura Indígena na ong Thidewa (BA), Gaia Home na Cúpula dos Povos – Rio+20, entre outros. Possui formação de treinador em Dragon Dreaming com John Croft (co-criador do Dragon Dreaming na Fundação Gaia da Australia Ocidental), design em sustentabilidade pelo Gaia Education, design em Permacultura (PDC), Criação de Organizações de Centro Vazio (OCVs), Cenários Transformadores (REOS Partners), entre outros.

Co-Facilitadora:
Flora Noberto - Aprendiz em Dragon Dreaming, formada em Facilitação, Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e Empreendimentos Criativos pelo Ministério da Cultura e Senac Distrito Federal, jornalista, atua nos segmentos de comunicação, cultura e projetos há dez anos, assessorando artistas, projetos sociais e culturais, festivais, microempreendedores, órgãos governamentais e ONGs . Atualmente é consultora e assessora de comunicação, marketing e gestão de projetos; integrante do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo transdisciplinar da Universidade Federal de Pernambuco; e colaboradora da Revista Continente. Participou do IV Confestival Dragon Dreaming Internacional 2015 e dos workshops O Processo Criativo (2014) com Charles Watson, escocês radicado no Brasil, educador e mentor, especializado no Processo Criativo / Problem Solving; Avaliação Criativa de Atividades Artísticas e Culturais (2015), com Peter Thornton, especialista britânico em mensuração e avaliação de resultados de projetos; e Design Aplicado a Cenários - Espaços Urbanos Sustentáveis (2015), com André Arruda.

Após o total de 20 horas de curso os participantes terão:

1. Aprendido os passos e etapas de um projeto de sucesso, podendo aplicar isto a seu próprio projeto;
2. Experimentado um círculo dos sonhos para um projeto;
3. Visto como construir uma ponte entre o Círculo dos sonhos e o planejamento (tabuleiro do jogo do projeto)
4. Experimentado o processo de criação de um tabuleiro do projeto (Karabirrdt), e ter alguma idéia sobre como utilizá-lo para criar participativamente a estratégia do seu próprio projeto.


Investimento:
Inclui participação no curso + 2 almoços + material didático.

Realização:
Organização de Centro Vazio Dragon Dreaming Brasil

Informações:
contatoddrec@gmail.com
(81) 9.9520-7462 TIM (Arthur)
(81) 9.9282-5443 Claro (Flora)

(81) 9.9674-8679 (Juanna)


Grupo organizador: Arthur Braga, André Lira, Flora Noberto e Juanna Silvestre

Apoio:
Casa Astral - https://www.facebook.com/casaastralrecife
Restaurante Flô de Jambo Vegetariano - https://www.facebook.com/FlodeJamboVegetariano





Saiba mais sobre Dragon Dreaming
www.dragondreamingbr.org
www.dragondreaming.org

LOCAL

Casa Astral

Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 - Poço da Panela, Recife - PE, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários