Design Thinking para Educadores

25 Jun 2015 19h - 25 Jun 2015 23h Impact Hub Paulista

O Chamado
Como utilizar a abordagem do Design Thinking a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam?
Pode ser um desafio de sala de aula, ou do grupo de professores ou da escola com a comunidade do entorno. O importante é ter sempre foco nas pessoas envolvidas no processo, e refletir sobre o que pode agregar valor à vida delas. Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – o Design Thinking traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum.
O Propósito
Conheça os elementos básicos do Design Thinking e como ele é aplicado no mundo de hoje através de desafios reais do contexto escolar. Experiencie, a partir da definição de um desafio, as etapas do processo do Design Thinking. Conheça profissionais de outras instituições e aproveite a oportunidade para pensar colaborativamente em soluções para os desafios reais enfrentados no dia a dia das instituições de ensino, seja no âmbito do espaço físico, curricular, relacional ou pedagógico dos processos, ferramentas ou sistemas.
Para quem é:
Profissionais envolvidos com educação e ensino de qualquer nível, segmento ou faixa etária: mantenedores, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pedagogos, editores, autores, bem como pessoas que tenham interesse em aprender mais sobre o Design Thinking aplicado no contexto da Educação.
Atividades:
Apresentaremos os conceitos básicos do Design Thinking bem como suas etapas. Mencionaremos alguns cases nacionais e internacionais em apresentação teórica. Depois envolveremos os participantes em atividades práticas guiadas para que eles experimentem a abordagem e aprendam como usar a ferramenta nos contextos educacionais. Cada etapa terá um tempo determinado para que eles evoluam em grupos e, ao final do período, apresentem o resultado dos seus trabalhos para todos. Ao final, faremos uma reflexão sobre os aprendizados, questões e pontos para melhoria.
Facilitadores
Reinaldo Campos - Formado em publicidade e propaganda pela ECA (USP) com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM, especialização em Branding (FGV), Design de Serviços (Design Thinking Academy) e Design Thinking (Escola de Design Thinking). 
 Atua como consultor e palestrante de inovação em serviços e educação através de abordagens colaborativas.
Ligia Pimenta - Facilitadora de processos de aprendizagem de forma Colaborativa e Dialógica com Gestão Integrada e Visão Sistêmica para o fortalecimento das capacidades e dos saberes individuais, relacionais, das equipes e das instituições nos processos de mudança e de transformação.
Claudia Oliveira - consultora especializada em Treinamento e Desenvolvimento de pessoas com forte experiência em programas de melhoria do atendimento, conquista e fidelização de alunos no segmento privado, ensino regular e escolas livres. 
Cuca Righini – Arquiteta, Educadora e Course Designer, fomada pela FAU (USP) com Diploma de Ensino de Inglês para Adultos (Cambridge University) especialização em Aprendizagem Mediada (Feuerstein Institute), Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital) e Comunicação Não Violenta (Uniluz). Cursando pós-graduação em Pedagogia da Cooperação (Projeto Cooperação).
LOCAL

Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409, Consolação, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários