Desvendando CLIL: Content language integrated learning

18 Jan 2017 09h - 20 Jan 2017 00h Instituto Singularidades

Desvendando CLIL: Content based integrated learning

Neste curso, discutiremos os pressupostos teóricos e encaminhamentos práticos do trabalho com a abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning. Analisaremos projetos pedagógicos e sequências didáticas desenvolvidas a partir dessa abordagem para currículos de escolas bilíngues e para programas de ensino de línguas na Educação Básica que também visam à formação de bilíngues. Analisaremos a diferença entre ambos e como a abordagem CLIL pode orientar currículos, práticas pedagógicas e escolha de materiais de apoio didático.

Período: 18, 19 e 20 de janeiro das 9h às 12h e 13h às 16h (18h)

Docentes:

Rita Ladeia:
Graduada em Letras – Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, finalizando doutorado em Linguística Aplicada, na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue, na UNICAMP. Tem experiência na área de ensino de inglês como língua estrangeira, formação de professores, planejamento e desenvolvimento de currículos e práticas pedagógicas para Educação Bilíngue.


Profa. Dra. Renata Condi de Souza: Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, é especialista em Tecnologias Educacionais e graduada em Letras-inglês e Letras-tradução, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Pedagogia, pela Universidade Federal de São Carlos. Desde 1993, atua como professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais, tradutora autônoma e palestrante em workshops de desenvolvimento docente. Também é examinadora oral da University of Cambridge (Cambridge English Assessment) para todos os exames main suite e pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguística de Corpus (GELC), da PUC-SP, desenvolvendo pesquisas em Análise Multidimensional, produção de material didático com corpora e análise de linguagem jornalística.


Maria Teresa Aranda: Mestre em TESL (Ensino de inglês como segunda língua) pela School for International Training, Vermont, USA, e bacharel em LetrasVernáculas e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília, antigo instituto isolado da USP, atual UNESP. Tem extensa experiência em ensino de inglês e educação bilíngue em diversos segmentos; atua como coordenadora pedagógica na Global Me Bilingual School e como docente no curso de pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades. É formadora licenciada de professores de inglês pela School for International Training desde 2004, com atuação no Brasil e na Coréia.


Antonieta Heyden Megale: Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Cursa o doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP. Atualmente é coordenadora geral da pós-graduação e extensão do Instituto Singularidades, professora do curso Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados da PUC/ COGEAE e professora dos cursos de pós-graduação Didática para Educação Bilíngue e Educação para o Novo Milênio do Instituto Singularidades. Atua também como coordenadora da área de língua inglesa da Escola Antonietta e Leon Feffer (ALEF). Tem ampla experiência na assessoria de escolas bilíngues e regulares. Tem experiência na área de elaboração e revisão de materiais didáticos de língua inglesa para educação infantil, fundamental 1 e 2 e ensino médio. Tem atuado principalmente nos seguintes seguimentos: educação bilíngue, ensino aprendizagem de língua estrangeira, identidades, multiculturalismo, biletramento e metodologia da pesquisa científica.


Karina Fernandes: Educadora com especialização em letramentos digitais e novas tecnologias voltadas para a aprendizagem. Possui vasta experiência no ensino da língua inglesa e suas literaturas por meio da intertextualidade e da escrita acadêmica, acumulando as funções de designer de materiais e examinadora dos exames de Cambridge. Atualmente, dirige a OnEnglish, uma escola online voltada para a personalização do ensino; e coordena o departamento de Inglês da Móbile Integral, o mais novo braço bilíngue da Escola Móbile. Nesta instituição, é responsável pelo desenvolvimento e implementação de um currículo bilíngue desenvolvido a partir do contexto escolar e inteiramente pautado pela abordagem CLIL.

Airton Pretini Júnior: Professor de inglês desde 1988, é doutorando em Linguística Aplicada pela UNICAMP e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, bacharel e licenciado em Letras - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como coordenador do currículo internacional IB Diploma Programme na Escola Castanheiras, como docente no curso de pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades e também em cursos de especialização na área de formação de professores na COGEAE.


LOCAL

Instituto Singularidades

Rua Deputado Lacerda Franco, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários