III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR GCCOP
DIMENSÕES DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

As Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente na última década, configuraram-se como sistema com ampliado poder de conformação da sociedade. O fenômeno da Internet possibilitou interligar diferentes lugares e espaços, constituindo, com isso, uma “realidade sociocultural, em que os cidadãos interconectados interagem de maneira colaborativa, formando laços afetivos, comerciais e políticos” (PAIVA, 2012, p.149), com potencial (o que não significa dizer que isso se efetivará de fato) para propiciar um ambiente discursivo no qual os públicos possam interagir, dialogar, gerar controvérsia e resposta social, podendo tornar a comunicação mais inclusiva e abrangente (BRAGA, 2012; CASTELLS, 2009).

Nessa configuração, os diferentes entes sociais, dentre outras coisas, ao mesmo tempo em que experimentam níveis ampliados de visibilidade, também enfrentam a elevação de sua vulnerabilidade. Assim, importa problematizarmos: as noções de privacidade e de liberdade de expressão conformadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação; o direito à informação, à liberdade de expressão, à privacidade, e os aspectos éticos; a captura, o uso e a gestão de informações e suas implicações; as ofertas discursivas de si, a produção de subjetividades e a conformação de identidades; bem como a exposição de emoções e as formas de sociabilidade.

Discutir essas questões é o principal objetivo do III Seminário GCCOP – Dimensões das Tecnologias de Informação e Comunicação, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - GCCOP. Nesse sentido, a proposta é a de articular contribuições de diferentes campos de conhecimento para que possamos aprofundar a compreensão sobre a relação entre comunicação e tecnologias, qualificando e complexificando as reflexões.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ E TARDE: Auditório II da Fabico/UFRGS
Público: professores, estudantes e pesquisadores de pós-graduação de comunicação e de áreas relacionadas aos temas debatidos.


9h30 – Mesa I – Tecnologias, liberdade de expressão e privacidade
Ementa: As noções de privacidade e de liberdade de expressão conformadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Direito à informação, à liberdade de expressão e à privacidade.
Palestrante: Prof. Dr. Fabiano Menke – UFRGS/ Faculdade de Direito
Currículo resumido: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Direitos Especiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), sob a orientação da Profa. Dra. Claudia Lima Marques. É doutor em Direito pela Universidade de Kassel, Alemanha, sob a orientação do Prof. Dr. Alexander Rossnagel, tendo estudado naquele país de 2005 a 2008 com bolsa de estudos de doutorado integral concedida pela CAPES/DAAD. É professor adjunto do Departamento de Direito Privado e Processo Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9991581768046029
Debatedor: Prof. Dr. Basilio Sartor – UFRGS/ FABICO
Currículo resumido: Doutor e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com realização de doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), e graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor e pesquisador nas áreas de Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Comunicação Organizacional e Comunicação Pública.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9046258735905236

11h – Mesa II – Tecnologias, mentes e máquinas
Ementa: As Tecnologias de Informação e Comunicação na perspectiva do diálogo entre mentes e máquinas. Captura, uso e gestão inteligente de informações e suas implicações na sociedade contemporânea.
Palestrante: Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone - UFRGS/ Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Currículo resumido: Cientista da Computação, Professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado no Centre National dÉtudes des Télécommunicatíons (CNET), doutorado no Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), ambos na França, mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFRGS.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8385283959153698
Debatedor: Prof. Dr. Alex Primo – UFRGS/ FABICO
Currículo resumido: Possui doutorado em Informática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Jornalismo (Ball State University) e graduação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UCPEL). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador do CNPq. Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, faz hoje parte da primeira diretoria da ABCiber. Foi secretário da Compós (2005-2007), vice-coordenador do PPGCOM/UFRGS e editor dos periódicos e-compós e Intexto. É autor do livro "Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição". Atualmente pesquisa gêneros e interações em blogs e conversações online. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e o grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1458985996275598


14h30min - Painel I – Tecnologias, transformações comportamentais e sociabilidades.

Ementa: A tecnologia e a conformação de identidades. Discursos, ofertas de si e produção de subjetividade. Emoções, comportamentos, ética e formas de sociabilidade.
Palestrante: Prof. Dr. Airton Luiz Jungblut – PUCRS/Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Currículo resumido: Graduou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1988. Em 1994 concluiu seu mestrado e em 2000 seu doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado na Newcastle University (UK).
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualiza...
Debatedor: Prof. Dra. Nísia Martins do Rosário – UFRGS/ FABICO
Currículo resumido: É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUC/RS, mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do curso de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS, membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática “Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina”). A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2853896182203821

NOITE: Auditório I da Fabico/UFRGS
Público: estudantes de graduação
18h45min às 21h30min - Painel II - Comunicação Digital: planejamento, estratégias de visibilidade e incertezas
Os desafios das práticas de comunicação na internet; os planejamentos e suas fragilidades; o desafio da relevância e do engajamento; as (in)certezas e (im)previsibilidades; os desencadeamentos não-esperados; os atravessamentos ao programado; a leitura dos dados e informações e a complexidade das relações.
Painelistas:

Pedro Balsemão – Arquiteto de Soluções na Pmweb
Currículo resumido: Especialista em tecnologias para marketing orientado a dados. Mestre em Marketing pela University of Bath, Inglaterra, e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atuou junto aos clientes Azul Linhas Aéreas, B2W, LATAM Airlines, Lojas Renner, Mercado Livre, Smiles, Wine e Walmart, com passagens pelo Grupo RBS e WPP.
Daniela Cidade – Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa
Currículo resumido: Responsável pelos processos de Relações Institucionais e com a Comunidade, Comunicação com Cliente, Imprensa, Comunicação Interna e Ouvidoria. É jornalista formada pela UFRGS, pós-graduada em Marketing e em Comunicação com o Mercado. Em 2014, concluiu o Curso Internacional de Comunicação Empresarial Aberje Syracuse University. Já atuou como Diretora de Marketing da Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura) e Executiva de Comunicação da Gerdau.
Debatedor: Prof. Dra. Mônica Pieniz – UFRGS/FABICO
Currículo resumido: Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado sanduíche na Roskilde University, Dinamarca; Relações Públicas e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da FABICO/UFRGS. Tem experiência em assessoria de comunicação organizacional, organização de eventos, relações públicas e pesquisa em mídias sociais. Tem interesse na área de convergência midiática, apropriações tecnológicas, estudos de recepção e práticas culturais, identidades culturais, cultura local/global, relações públicas, comunicação e cultura organizacional.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8523150378722263


LOCAL

Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - UFRGS

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Bom Fim, Porto Alegre - RS, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários