A Arte de Contar Bem uma História

11 Abr 2016 19:30 - 11 Abr 2016 22:30 Project Hub

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Academia DЯAFT

A Academia DЯAFT é o braço de educação e treinamento do DЯAFT. Somos um ambiente para que quem tem o que dizer possa dizê-lo. E para que quem está em busca de inspiração possa encontrá-la. De modo direto, simples, sem rodeios, sem máscaras e sem intermediários. Todo mundo tem alguma coisa a ensinar. E todo mundo tem alguma coisa a aprender.

A AULA
A ARTE DE CONTAR BEM UMA HISTÓRIA



A narrativa é uma necessidade vital, uma atividade básica do ser humano.

Contar histórias é uma arte tão antiga quanto a própria humanidade. E que, no entanto, consegue sempre se adaptar ao novos tempos e às inovações tecnologias – sem nunca abrir mão de algumas regras imutáveis.

Contar histórias é uma atividade artística e profissional. O especialista em storytelling se tornou um talento valorizado no mercado, não só na crescente indústria da ficção em vídeo (especialmente na internet) como também no marketing e na publicidade.

Grandes contadores de histórias são necessários para escrever uma biografia, uma série, uma peça de teatro, um romance, um game, uma telenovela, um longa-metragem

Nesta aula, Dagomir Marquezi vai versar sobre as principais ferramentas que compõe a arte e a técnica de contar bem uma boa história:

Os princípios da arquitetura narrativa
A teoria dos 3 atos
As 20 tramas mais usadas na ficção
Como construir uma narrativa, da primeira ideia ao formato final
Os passos para a criação de uma storyline e de um argumento
As diferentes plataformas e suas diferentes linguagens: literatura, séries, novela, quadrinhos, vídeo, game, cinema, teatro, áudio
Os softwares, sites e aplicativos mais apropriados para cada projeto
Caminhos (mainstream e alternativos) para a concretização de um projeto de ficção

Separe sua caneta ou seu lápis predileto, seu bloco ou caderno de estimação (vale até notebook e smartphone!) e reserve já o seu lugar nessa masterclass.


O PROFESSOR
DAGOMIR MARQUEZI



Dagomir Marquezi nasceu em São Paulo em 1953.

Formado em Jornalismo pela FAAP. Como jornalista, passou por alguns dos principais órgãos da imprensa brasileira: o Estado de São Paulo, Veja, Playboy, VIP, Info, SuperInteressante, Época, Galileu, Tribuna da Imprensa, IstoÉ, Jornal da Tarde etc.

Como ficcionista, foi co-autor de duas novelas (Helena e Um Sonho a Mais). Ganhou o mais importante prêmio de dramaturgia do Brasil (Funarte, com a peça Intervalo).

Na TV foi roteirista de musicais (Milk-Shake, Especial Gazeta), programas infantis (Clube da Criança, TV Colosso, Casa da Angélica), documentários (Memória Band). Trabalhou para as redes SBT, Globo, Record, Gazeta e Bandeirantes.

Co-roteirista dos filmes Tzubra-Tzuma (melhor animação no Festival de Gramado-1982), Carro de Paulista (TV Cultura 2011), Dores & Amores (finalista Festival Paulínia 2010).

Autor de livros como Auika!, Alma Digital, O Caso da Mulher Dragão, Open Channel D: The Man From UNCLE Affair etc.

Atualmente desenvolve uma série de projetos na área de vídeos com presença na internet e prossegue lançando livros em auto-publicação pela Kindle/Amazon para o mercado internacional.


COMO É A AULA PRESENCIAL?

40 lugares, uma aula incrível, num ambiente aconchegante e descontraído, contato direto com o professor e com gente interessante, do tipo que frequenta o Draft. Comidinhas e bebidinhas à disposição e um happy hour na sequência, para encerrarmos bem a noite.

Você compra o tíquete clicando no botão "Comprar" acima. Você receberá o tíquete por e-mail e entrará automaticamente na nossa lista de convidados.


Comentários