Cidades, Pessoas e Espaços Públicos

18 Abr 2016 19:30 - 18 Abr 2016 22:30 Project Hub

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Academia DЯAFT

A Academia DЯAFT é o braço de educação e treinamento do DЯAFT. Somos um ambiente para que quem tem o que dizer possa dizê-lo. E para que quem está em busca de inspiração possa encontrá-la. De modo direto, simples, sem rodeios, sem máscaras e sem intermediários. Todo mundo tem alguma coisa a ensinar. E todo mundo tem alguma coisa a aprender.

A AULA
CIDADES, PESSOAS E ESPAÇOS PÚBLICOS



Por que alguns ambientes urbanos promovem o encontro entre as pessoas e outros não?

A relação das pessoas com a cidade e a retomada do espaço público como exercício de cidadania. A relação de São Paulo com seus espaços ao longo do tempo (Av. Paulista, Minhocão, Praça Roosevelt).

A história do planejamento urbano: por que cidades como São Paulo tiveram uma relação tão errática com seus espaços públicos? O que define um bom espaço público?

Uma viagem pelos espaços simbólicos do mundo – quais são os ambientes icônicos na história das grandes cidades? Um passeio pelo ambiente urbano de Atenas e Roma. As cidades muçulmanas e medievais. A cidade colonial, a cidade renascentista, a cidade barroca, a cidade industrial. As grandes reformas de Paris, as utopias urbanas do século 20, a cidade pós-moderna.

As raízes históricas de questões contemporâneas que envolvem urbanidade: ciclovias e ciclofaixas, ocupação de ruas e praças, parklets, hortas urbanas, alamedas fechadas aos pedestres, comida e comércio de rua.

Uma interpretação histórica das fases de São Paulo no que se refere ao uso de seus espaços:

A cidade burguesa (1867 – 1930)

A cidade dos carros (1930 – 1968)

A cidade dos muros (1968 – 2002)

A cidade contemporânea, seus desafios e como você pode ajudar a resolvê-los a contento.


O PROFESSOR
MAURO CALLIARI



Administrador de empresas, mestre em Urbanismo, com foco em espaços públicos. Doutorando pela FAU-USP.

Foi executivo de grandes empresas nos mercados de consumo, mídia e internet e ocupou a presidência da Abril Educação.

Consultor de organizações e professor visitante da Universidade Mackenzie e da Escola São Paulo.

Membro do Conselho de Política Urbana de São Paulo e da ONG Oficina Municipal.

Autor do blog Caminhadas Urbanas e colunista do Arq. Futuro.


COMO É A AULA PRESENCIAL?

40 lugares, uma aula incrível, num ambiente aconchegante e descontraído, contato direto com o professor e com gente interessante, do tipo que frequenta o Draft. Comidinhas e bebidinhas à disposição e um happy hour na sequência, para encerrarmos bem a noite.

Você compra o tíquete clicando no botão "Comprar" acima. Você receberá o tíquete por e-mail e entrará automaticamente na nossa lista de convidados.



Comentários