O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

CESAR.EDU

O CESAR, premiado centro de inovação, traz para a comunidade a sua unidade educacional, o CESAR.EDU. A partir da necessidade percebida no mercado à procura de profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), o CESAR.EDU capacita profissionais para trazer soluções a empresas e a indústrias de diversos segmentos. Um ensino diferenciado, focado em três pilares: 1. Redesenho de processos educacionais, para melhor compreensão de tecnologias. 2. Desenvolvimento de métodos de ensino em sintonia com o mercado de TIC, que leva à sala de aula problemas concretos. 3. Experiência acadêmica e profissional de seu corpo docente, formado por especialistas e engenheiros do próprio CESAR. Você viverá em um ambiente educacional, online ou presencial, totalmente voltado para a melhor performance nos ensinos de referências em: Mestrado Profissional e Cursos de Extensão.

Apresentação

 

Em resposta à crescente adoção de estratégias voltadas para Cloud Computing, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R através de sua unidade de educação C.E.S.A.R.EDU produziu o curso de Extensão voltado para Cloud Computing para servir como um mecanismos de agregador de conhecimentos e técnicas, tanto tecnológicas quanto operacionais, voltadas para empresas e sua relação com Computação nas Nuvens.

 

Objetivo:

Introduzir aos participantes os conceitos básicos de Cloud Computing aumentando a disseminação dos conhecimentos nessa área;

Capacitar engenheiros e pessoal de negócios a melhor entenderem os efeitos e consequências de utilizar computação nas nuvens.

Apresentar arquiteturas e abordagens voltadas para Cloud Computing.

 

Justificativa

 

O Termo Cloud Computing é utilizado na forma de uma metáfora para a própria internet, o desenho normalmente associado a cloud remete as primeiras representações das redes de telefonia e de como a internet podia ser vista. Já os primeiros conceitos de Computação nas nuvens datam da década de 60 quando se foi levantado que em algum momento computação deveria ser pensada e feita como uma utilidade pública.

 

A alta disponibilidade e grande capacidades das redes atuais, associadas ao baixo custo de armazenamento em diversas mídias e devices, terminaram por concretizar a ideia de uma internet como utensílio público, através da criação de Serviços e estruturas nas chamadas Nuvens.

 

Os conceitos e adoções de cloud, desde sua criação, têm chegado ao ponto onde grande parte das empresas e soluções já não estão mais sendo migradas para a nuvem, mas SIM estão sendo criadas pensando-se nas nuvens.

 

Esse cenário tem despertado a necessidade da criação de uma visão diferente nas empresas, empresas que focam na criação de soluções cada vez mais competitivas começam a entender a necessidade levar suas soluções e oferece-las em nuvens, públicas ou privadas, foi pensando nesse público que o C.E.S.A.R.EDU propõe a criação de um curso para atender a uma clara demanda da comunidade de engenharia de software de maneira geral, proporcional um maior conhecimento de tecnologias relacionadas a computação nas nuvens e como este mecanismo pode afetar e ajudar as empresas.

 

 Público Alvo

 

O curso de Extensão de Cloud Computing: Caminhando nas Nuvens do dia a dia é destinado aos desenvolvedores de software interessados em obter os conhecimentos relacionados a desenvolvimento de software com foco em computação nas nuvens e gerentes de projetos interessados em entender onde Cloud pode fazer diferença para suas empresas.

 

 Pré-requisitos

 

Para melhor aproveitamento do curso, é recomendável que haja um conhecimento preliminar em Conceitos básicos de Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores, bons conhecimentos em conceitos básicos de computação são primordiais e dispor de cerca de uma hora por dia para estudo e participação nas atividades do curso

 

Plano Pedagógico

 

O curso será ministrado no ambiente de aprendizagem virtual Moodle na modalidade à distância com a orientação de tutor e sem previsão de encontros presenciais entre alunos e equipe pedagógica. O conteúdo, dividido em 3 Unidades, é constituído por informações básicas relacionadas aos conceitos vinculados a segurança da informação, noções de ataques e criptografia. Os módulos foram divididos em  semanas e será precedido por um Módulo de Ambientação. Nesse módulo, o aluno receberá orientações de navegação no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, sobre o curso e sobre estudar a distância.

 

A metodologia de ensino a ser adotada para o curso deverá ser a sócio-interacionista que tem como seu principal autor Vygotsky. Segundo este autor a aquisição do conhecimento é promovida mais efetivamente através das mediações e interações quer sejam entre participantes, entre participantes e o material do curso, ou entre participantes e o meio.

 

O curso tem como eixo central a realização de atividades baseadas na leitura de textos e pela participação em fóruns, que é considerada imprescindível. Os alunos serão estimulados e solicitados a compartilhar experiências e refletir coletivamente sobre os temas tratados no curso, favorecendo a construção do conhecimento.

 

As atividades propostas durante o curso foram previstas com o objetivo de auxiliar os alunos em seus estudos e propiciar-lhes questionamentos e reflexões.

 

 Requisitos para Conclusão

 

A aprovação supõe nota igual ou superior a 7 (sete), que será calculada considerando a média aritmética simples:  Soma-se as notas obtidas em cada unidade e divide-se pela quantidade de unidades.

 

 Durante o desenvolvimento do módulo, caso o aluno não esteja atingindo os resultados esperados, o Tutor fornecerá orientações sobre como ele deve retomar os estudos e refazer as atividades ou proporá a realização de outras atividades equivalentes, de modo a propiciar o desenvolvimento das competências previstas.

 

 Plano de Ensino

 

O curso está organizado em 5 unidades com atividades que alinharam teoria e prática, constituídas por informações básicas relacionadas aos conceitos vinculados à Segurança da Informação.

 

Cada Unidade é composta de Subunidades Temáticas que trazem informações, dados, conceitos e análises que permitem a compreensão do conteúdo proposto e especificam sua natureza. Veja a seguir como estão estruturados os Módulos.

 

 Unidade 1 – Entendendo Cloud Computing – 15h

 

1.1 – Indo muito alem do Desktop – Uma introdução a nuvens

 

1.2 – O que é a Nuvem e o que ela não é!

 

1.3 – Uma breve historia sobre Cloud Computing.

 

1.4 – Como funciona uma Cloud e Como ela é hoje.

 

1.5 – Por que essa conversa toda sobre Cloud e o que vem por ai?

 

Unidade 2 – Computação nas Nuvens e as empresas: Arquitetura e Conceitos – 15h

 

2.1 –SaaS, PaaS, SaaS, as Nuvens e as Empresas

 

2.2 – Fundamentos de Arquiteturas Empresariais.

 

2.3 – Modelos de Negócio e as Nuvens.

 

2.4 –Desenvolvimento Baseado em componentes pensando em Arquiteturas de Cloud Computing.

 

2.5 – Computação nas Nuvens e a Segurança

 

Unidade 3 – Caminhando nas Nuvens: Configurando e Usando Nuvens. 20 h

 

3.1 – Quais as Nuvens Existentes no mercado?

 

3.2 – Amazon AWS: Uma boa escolha!

 

3.3 – Configurando uma Conta na AWS

 

3.4 – Configurando a Instancia na AMAZON

 

3.5 – Criando uma primeira aplicação!

 

3.6 – Fazendo o deploy na AWS e brincando com sua nuvem.

 

3.7 – Configurações adicionais... Muita coisa legal.

 

 Local das Aulas:

 

Ambiente virtual Moodle

 

 

 

Carga Horária Total: 50h

Data: Início: 14/01/2013

 

 

 

 

 

Comentários