Economia Colaborativa: Tendência ou Mudança?

24 Out 2015 09h - 24 Out 2015 18h Impact Hub Paulista

O Chamado

Nunca, como humanidade, tivemos tanta riqueza. Mas todas as nossas conquistas vieram às custas da degradação de recursos que são a base da nossa existência. E, para piorar, nem estamos felizes. Nunca houve tanto estresse, depressão, ausência de sentido.
Os modelos que seguimos hoje se esgotaram: nossa relação com o ambiente natural e o território, a forma como aprendemos, trabalhamos, gerimos nossos negócios, produzimos, transportamos e consumimos produtos.
Redes, web 3.0, mídias sociais, wikis, holocracia, impressão 3D, cultura open source, crowdfunding, coworking, bike sharing. Já vivemos e falamos sobre colaboração mas temos pouca clareza das transformações fundamentais que ela pode provocar.

Propósito

Explorar teorias e conceitos dentro das ciências sociais e econômicas que nos ajudam a compreender a colaboração como fenômeno emergente. Conhecer exemplos práticos de negócios, organizações e projetos colaborativos que estão surgindo pelo mundo.

Para quem é

Pessoas de qualquer formação interessadas pelo tema da Economia Colaborativa.

Abordagem

A atividade vai misturar momentos expositivos, espaços de debate e atividades práticas.

Estrutura:

1) O que é economia e para que ela serve?
  • Escassez e abundância
  • Padrões de organização: o que é viver em rede?
  • Padrões de comportamento
*Atividade prática *

2) Economia Colaborativa: ela já existe?
  • Colaboração da porta para dentro: novas estruturas organizacionais
  • Colaboração da porta para fora: novos modelos de negócio
3) Hora da prosa: espaço aberto para debate e troca de experiências

Facilitador

Camila Haddad é formada em administração pela FGV e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela University College London. Trabalhou por quatro anos com pesquisa aplicada nos temas consumo sustentável, no Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGV), e economia verde, na Green Economy Coalition (IIED). Dedicou sua pesquisa de mestrado ao movimento colaborativo, especialmente à confiança como seu elemento central. Desde então, tem investigado e experimentado a colaboração, com cada vez mais certeza de que ela é parte de uma transformação fundamental na sociedade. Em 2012, ela e a Anna juntaram duas grandes paixões - colaboração e educação - e fundaram o Cinese.



LOCAL

Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409 - Consolação, SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários